domingo, janeiro 30, 2011

Programa de Estágio USIMINAS e USIMINAS MECÂNICA

Programa de Estágio Usiminas 2011


    A Usiminas e a Usiminas Mecânica estão com inscrições abertas para o processo seletivo de estágio. Essa é uma oportunidade que a empresa oferece para que o estudante desenvolva seus talentos e tenha contato com a área e carreira que deseja seguir. Se esse é seu objetivo, faça a sua inscrição.
    Na Usiminas Mecânica estão disponíveis vagas para Belo Horizonte e Ipatinga. Já na Usiminas, as oportunidades são para a cidade de Ipatinga. 
Ao todo serão disponibilizadas mais de 120 vagas, distribuídas pelos os seguintes cursos:

- Administração
- Engenharia de Produção
- Comunicação Social
- Serviço Social
- Publicidade e Propaganda
- Direito
- Engenharia Mecânica
- Engenharia Elétrica
- Engenharia Civil
- Sistema de Informação
- Técnico em Administração
- Técnico em Elétrica
- Técnico Mecânica
- Técnico Química
- Técnico Segurança do Trabalho
- Técnico em Eletro-eletrônica
- Técnico em Mecatrônica
- Técnico de Informática
- Técnico em Solda

Confira abaixo os pré-requisitos para participar e os benefícios que a empresa oferece:
- Pré-requisitos
Nível técnico:
Ter vínculo com a instituição em 2011
Nível Superior:Estar cursando o penúltimo ou o último ano do curso em 2011
- Benefícios:
Bolsa-auxílio, transporte, alimentação, uniforme* e seguro contra acidentes pessoais.
*Exceto Sede.
As etapas do processo serão as seguintes:
  • 24/01 a 13/02: Inscrições para o processo seletivo
  • 14/01 a 18/02: Análise de currículo
  • 21/02 a 16/03: Avaliação e dinâmica
  • 17/03 a 17/04: Entrevistas
Fique atento. As inscrições se encerram no dia 13 de fevereiro.
 


USIMINAS

USIMINAS MECÂNICA

Programa de Estagio 2011

"Lutar vale a pena, a nossa luta está prestes a se realizar"...

Escolas do Vale do Aço são reformadas para volta às aulas

   
     De cara nova, mas só a partir de março. A escola estadual Manoel Izídio, no Centro de Ipatinga, está em reforma geral desde maio do ano passado. É a primeira vez que isso acontece em 44 anos.
    A quadra coberta já ficou pronta, as salas de aula também. Os banheiros estão quase, devem ser entregues até o dia dois de fevereiro, quando os estudantes retornam das férias. A cantina e o refeitório vão ser entregues em dois meses. Das 76 escolas estaduais instaladas nos 11 municípios da jurisdição da Superintendência Regional de Ensino do Vale do Aço, 12 tiveram reformas executadas ou estão em andamento nos últimos 12 meses.
    Em Timóteo, são construídas as novas instalações da Escola Estadual Haydee de Souza Abreu. A instituição funciona em um prédio adaptado faz quase cinco anos. Em três meses, os alunos da escola vão ter um lugar mais digno pra estudar.

    Ainda em Timóteo, outras quatro escolas estão em reforma. Todas do município, que tem 7.600 estudantes. Na do bairro Limoeiro, mais três salas de aula estão sendo construídas. Novos vestiários e banheiros masculinos e femininos. A volta às aulas na cidade vai ser no dia nove do mês que vem. O chefe de obras da cidade, Paulo Sérgio Gomes, diz que tudo está sendo adiantado ao máximo para colocar os estudantes dentro da sala de aula o mais rápido possível.

Veja o vídeo:

Privatização da UPA

Saiu na Imprensa: Protesto contra privatização da UPA
Sindicato dos Servidores Públicos pede intervenção do Ministério Público
Diário do Aço - 29/01/2011 - 00h05

TIMÓTEO - O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais encaminhou um documento ao Ministério Público, na tarde desta sexta-feira, solicitando a intervenção do processo de privatização da Unidade de Pronto Atendimento do Olaria II.
A diretoria da entidade alega que possui documentos que comprovam a ilegalidade da terceirização dos serviços.
    O processo de implantação de gestão compartilhada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foi iniciado em setembro do ano passado, durante a administração do ex-prefeito Geraldo Hilário (PDT).
O projeto de lei foi aprovado pela Câmara dos Vereadores no mesmo período. A atual administração também defende a implantação da lei municipal permitindo a realização de contratos de gestão compartilhada para gestão de serviços de saúde.
    A princípio, a administração da UPA seria repassada à Sociedade Beneficente São Camilo, atual mantenedora do Hospital e Maternidade Vital Brazil. No início deste ano, a diretoria da mantenedora desistiu do projeto.
    Segundo o presidente do sindicato, Israel dos Passos Arcanjo, se já existe uma verba do governo federal destinada à manutenção da unidade a administração municipal não pode alegar problemas financeiros para manter a UPA.
“Além de sucatear a saúde do município, a privatização resultará no remanejamento de servidores para contratação de outros funcionários para a UPA, que economia isso vai
trazer”, protestou.
Resposta   
O sindicato pretende aguardar a decisão do Ministério Público antes de organizar outras manifestações. “Vamos aguardar a decisão da promotoria pública, mas se não houver qualquer intervenção vamos organizar outro tipo de protesto”, afirmou o sindicalista.
A assessoria de Comunicação da Prefeitura de Timóteo informou que a administração não vai se pronunciar sobre o assunto.


Saiba mais: http://www.diariodoaco.com.br/noticias.aspx?cd=52020
Protesto contra privatização da UPA

quinta-feira, janeiro 27, 2011

Boletim SINSEP

SiSU - Lista candidato-vaga

 Comunicado aos estudantes
 Sisu: liberada a lista candidato-vaga

    A lista de aprovados no SiSU está disponível para consulta. O boletim individual do aluno pode ser acessado pelo Sistema.
    Matrículas: os candidatos aprovados têm os dias 27, 28 e 31 de janeiro para efetuarem a matrícula na instituição de ensino para a qual foram selecionados.
    A documentação necessária pode ser consultada pelo boletim individual e na própria instituição.

Consulte a lista de aprovados: http://sisu.mec.gov.br/resultado.html
Saiba mais: http://sisu.mec.gov.br/

quarta-feira, janeiro 26, 2011

Restrição do uso de Celular em Agências Bancárias

LEI RESTRINGE USO DE TELEFONE MÓVEL NAS AGÊNCIA BANCÁRIAS

Lei nº 3.111 de 13/10/10 que “Dispõe sobre a restrição do uso de telefone móvel no interior das agências bancárias e instituições similares no Município de Timóteo”

     De acordo dados da Polícia Militar, quadrilhas agem da seguinte forma: um dos integrantes fica dentro da agência, próximo aos caixas, e por telefone avisa os comparsas que estão do lado de fora sobre clientes que sacaram grandes quantias de dinheiro. Nas ruas, essas pessoas são seguidas e assaltadas. Com objetivo de aumentar segurança e dificultar a ação na prática de assaltos popularmente conhecido como "saidinha de banco", o vereador Vespa, propôs a Lei nº 3.111 de 13/10/10 e o prefeito sancionou garantindo maior segurança a população em geral. Agora foi a vez do Governador do Estado sancionar a lei nº 19.432/2011, que garante sua validade por todo o estado de Minas Gerais, decisão publicada no Diário Oficial do Estado, a Lei 19.432/2011, em vigor, prevê a aplicação de multa de cinco mil e dez mil Ufemgs (unidades fiscais do Estado de Minas Gerais) aos estabelecimentos que permitirem a utilização do aparelho móvel em suas instalações, salvo em situações de emergência. 

terça-feira, janeiro 25, 2011

Eleição METASITA

 Apoiamos a chapa Sem Censura

Manifestamos apoio à chapa Sem Censura para a diretoria do Metasita, gestão 2011-2015.

  O Metasita é a nossa principal referência sindiacal na defesa dos interesses dos trabalhadores metalúrgicos em busca de melhores condições de vida, nestas eleições, vote SIM – CHAPA SEM CENSURA para dar continuidade à história de luta dos metalúrgicos da nossa região.

TODO APOIO À CHAPA SEM CENSURA, CHAPA DOS TRABALHADORES!

Gabaritos oficiais Processo Seletivo 1 - PMT

Gabaritos oficiais, clique aqui:

http://www.fgpa.org.br/userfiles/file/GABARITO%20oficial.pdf

Saiba mais:
http://www.diariodoaco.com.br/noticias.aspx?cd=51916
Processo seletivo em Timóteo registra 6,42% de abstenção
http://www.jvaonline.com.br/novo_site/ler_noticia.php?id=88866
Seleção de Timóteo: abstenção foi de apenas 6,42%
http://www.diariopopularmg.com.br/mat_vis.aspx?cd=14172
Provas têm apenas 6,42% de abstenção em Timóteo

sábado, janeiro 22, 2011

Inscrição para cursos profissionalizantes gratuito no Instituto Inox

Saiu na Imprensa: Instituto Inox inscreve para cursos profissionalizantes
Diário Popular  - 22/01/2011 00:00

TIMÓTEO - Terminam no dia 25 de janeiro as inscrições para o processo seletivo dos cursos de Trabalhabilidade do Aço Inox, Soldagem Tig e Caldeiraria, no Instituto do Inox. Serão oferecidas, gratuitamente, 56 vagas para jovens entre 18 e 29 anos. Os interessados deverão comparecer na sede do Instituto do Inox, localizado na Rua 38, nº 18ª, bairro Vila dos Técnicos, de segunda a sexta-feira, de 8h30 às 11h e 14h às 17h, para realizar seu cadastro. O valor da inscrição é de R$ 20,00.
Os candidatos devem levar cópia da carteira de identidade, CPF, do comprovante de endereço, de escolaridade e comprovante de renda; além de 2 fotos 3x4. Os treinamentos, que iniciam em fevereiro, serão realizados no período da manhã, tarde e à noite. Para participar do processo seletivo, os candidatos devem ter o Ensino Médio completo ou estar cursando. Mais informações no Instituto do Inox, telefone 3848-3967.


CURSOS OFERECIDOS
    Um dos treinamentos mais requisitados pela comunidade e empresas, o Trabalhabilidade do Aço Inox proporciona aos alunos conhecimentos básicos sobre o inox, além do estudo sobre suas propriedades, processo de conformação, soldagem, acabamento, cuidados no manuseio e estocagem.
    O curso Soldagem Tig disponibiliza aos alunos conhecimentos práticos e teóricos para execução de soldagens. O treinamento proporciona o conhecimento da metalurgia do processo de soldagem tig, além de noções de segurança e simulação do fluxo de produção de um processo. Na parte prática, o curso capacita os participantes no desenvolvimento de atividades voltadas à soldagem de chapas e tubos de aço inoxidável e aço carbono, de diferentes espessuras.
    Já a capacitação em Caldeiraria permite ao participante ler e interpretar desenho técnico, conhecer dimensionamento, além de realizar operações fundamentais para um caldeireiro, como traçagem, montagem e soldagem. Uma das profissões mais requisitadas pelo mercado, o curso de caldeiraria possui uma demanda crescente no Vale do Aço.

quinta-feira, janeiro 20, 2011

CEFET-MG


Inscrições para professores substitutos em Belo Horizonte, Leopoldina, Timóteo e Araxá :



     O CEFET-MG disponibilizou seis editais para seleção de professores substitutos nos campi de Belo Horizonte, Leopoldina, Timóteo e Araxá. São 17 vagas nas áreas de Informática, Computação, Engenharia Mecânica, Matemática, Engenharia de Controle e Automação, Física e Desenho Técnico.
    Os quadros com as vagas, as habilitações exigidas, normas, prazos e demais informações podem ser vistos nos editais. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pelo sítio do CEFET-MG, na página Professor Substituto.
    O interessado deve preencher o formulário de inscrição e ser portador do currículo em formato lattes ( http://lattes.cnpq.br). O candidato deve ainda estar munido da cópia da carteira de identidade e dos documentos curriculares no dia da entrevista. O processo de seleção envolve análise de currículo e entrevista e/ou prova escrita e prova didática.


Veja a tabela salarial para professores substitutos.
 
Assessoria de Comunicação Social/CEFET-MG


quarta-feira, janeiro 19, 2011

Seleção Pública - 385 vagas

 Novo processo de Seleção Pública

Seleção Pública para preenchimento de vagas nas áreas de Saúde e Obras, serão 385 vagas, sendo 56 para a Secretaria de Obras e 329 para a área de saúde e 110 vagas para Agente Comunitário de Saúde. As inscrições começam nesta quinta-feira (20) e terminam no domingo (30). A prova será aplicada no dia 6 de fevereiro, em Timóteo.

As inscrições podem ser realizadas pelo site:  http://www.fgpa.org.br/.
 

AS VAGAS OFERECIDAS

•    ASSISTENTE SOCIAL    3
•    AUXILIAR ADMINISTRATIVO    6
•    AUXILIAR DE OBRAS E SERVIÇOS    25
•    ENGENHEIRO CIVIL    1
•    ENGENHEIRO DE TRANSITO    1
•    ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO    1
•    MÉDICO DO TRABALHO    1
•    OFICIAL DE OBRAS E SERVIÇOS (Bombeiro)    1
•    OFICIAL DE OBRAS E SERVIÇOS (Pedreiro)    10
•    OFICIAL DE OBRAS E SERVIÇOS (Calceteiro)    4
•    OFICIAL DE OBRAS E SERVIÇOS (Soldador)    1
•    OFICIAL DE OBRAS E SERVIÇOS (Carpinteiro)    2
•    AUXILIAR ADMINISTRATIVO    30
•    AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE    110
•    AGENTE DE COMBATE A ENDEMIAS    40
•    AUXILIAR DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO - ACD    15
•    BIOQUÍMICO     2
•    EDUCADOR FÍSICO    1
•    ENFERMEIRO DA FAMÍLIA    13
•    FARMACÊUTICO    4
•    FISIOTERAPEUTA    1
•    FONOAUDIOLOGO    1
•    MÉDICO - CARDIOLOGISTA    1
•    MÉDICO - CLÍNICO GERAL    6
•    MÉDICO DA FAMÍLIA    15
•    MÉDICO - ENDOCRINOLOGISTA    1
•    MÉDICO - GINECOLOGISTA    3
•    MÉDICO - INFECTOLOGISTA    1
•    MÉDICO - MASTOLOGISTA    2
•    MÉDICO - NEUROLOGISTA    1
•    MÉDICO - OFTALMOLOGISTA    1
•    MÉDICO - PEDIATRA    1
•    MÉDICO - PSIQUIATRA    1
•    MÉDICO - REGULADOR    2
•    NUTRICIONISTA    1
•    PSICOLOGO    1
•    SUPERVISOR DE CAMPO DE ENDEMIAS    3
•    SUPERVISOR GERAL DE ENDEMIAS    1
•    TÉCNICO EM SERVIÇO DE SAÚDE - ENFERMAGEM     30
•    TÉCNICO DE ENFERMAGEM DA FAMILIA    16
•    TÉCNICO DE FARMÁCIA    16
•    TÉCNICO EM PATOLOGIA CLÍNICA    8
•    TERAPEUTA OCUPACIONAL    1


Saiba mais:  
http://www.jornalvaledoaco.com.br/novo_site/ler_noticia.php?id=88751
Timóteo oferta mais 385 vagas em Seleção Pública

ArcelorMittal vendida

Saiu na imprensa: ArcelorMittal já pode pertencer a novo dono
A antiga Acesita, cujas ações foram colocadas recentemente à venda, deve ter seu novo proprietário divulgado nos próximos dias. Usiminas volta a desmentir rumores sobre compra da empresa
Vale do Aço - 19/01/2011 11:00
DA REDAÇÃO - Os representantes do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Timóteo e Coronel Fabriciano (Metasita) foram pegos de surpresa na 2ª vara da Justiça do Trabalho, em Coronel Fabriciano, nesta terça-feira (18). Presentes no estabelecimento para uma reunião com representantes da ArcelorMittal Inox Brasil e o Juiz Edson Ferreira de Souza Jr., eles foram informados de um pedido de adiamento de 30 dias por parte da empresa, para que o acordo fosse firmado após a definição do novo dono da antiga Acesita. A reunião foi remarcada para o dia 16 de fevereiro, quando provavelmente os novos acionistas já terão sido divulgados e tomarão a frente do processo.

     Desde o início de 2009 cogita-se a venda da empresa, juntamente com outras unidades do grupo em Minas e no País. No final do ano passado, pouco antes da troca de Paulo Magalhães por Clênio Guimarães na presidência, as ações da ArcelorMittal Inox foram colocadas à venda. Há pelo menos dois anos boatos alimentam o interesse da Usiminas no negócio, e nesta terça-feira os rumores eram ainda maiores. Mas a siderúrgica ipatinguense voltou a negar, por meio de sua assessoria de Comunicação, qualquer possibilidade nesse sentido. Outros potenciais compradores seriam a italiana Techint e a chinesa Baosteel.

PROCESSO
Segundo o secretário-geral do Metasita, Gildásio José Ribeiro, o processo cuja execução a entidade pleiteia na 2ª Vara do Ministério do Trabalho em Fabriciano gira em torno de R$ 80 milhões e representa uma ‘bolada’ significativa para cada metalúrgico, sendo proveniente de uma ação contra a empresa devido ao não pagamento de horas-extras no horário de refeições, de dezembro de 2000 a fevereiro 2007. A reunião de conciliação foi remarcada para o dia 16 de fevereiro.

O sindicato também está mobilizado para combater o fim do turno fixo na empresa e chegou a falar na possibilidade de greve no caso da categoria não ser atendida.

POSSÍVEL COMPRADORA
Desde 2009, quando começaram os boatos sobre a venda das unidades da ArcelorMittal no Brasil, especialistas sempre apontaram a Usiminas como principal compradora do pólo de inox em Timóteo. Procurada pela reportagem do jornal, a empresa novamente afirmou que não está comprando a ArcelorMittal, que não há possibilidades do negócio ser realizado. Um assessor lembrou que há tempos este boato circula no setor, mas afirmou que não há negociações entre as empresas relacionadas à compra dos ativos.
    Caso a Usiminas adquirisse o controle acionário das empresas da  ArcelorMittal no Brasil - que compreendem a ArcelorMittal Tubarão (antiga CST), ArcelorMittal Aços Longos (Belgo), ArcelorMittal Vega (Vega do Sul) e ArcelorMittal Inox Brasil (antiga Acesita) -, a empresa que é o carro-chefe da economia do Vale do Aço se agigantaria ainda mais na siderurgia nacional, sendo responsável pela produção de 50% dos aços longos e de 60% a 70% dos aços planos fabricados no País. Por este motivo, fontes do mercado sempre afirmaram que, no caso de acontecer, a negociação pode não ser aceita pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

ArcelorMittal já pode pertencer a novo dono

terça-feira, janeiro 18, 2011

Timóteo Sem Bombeiros

Saiu na Imprensa: Timóteo sem Bombeiros Militares
Falta cordo com o Estado e município permanece sem previsão para receber Unidade do Corpo de Bombeiros Militares de MG 
Diário do Aço - 18/01/2011 - 00h00

TIMÓTEO – Continua o impasse para a instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros no município. Com a aproximação do vencimento para o pagamento da taxa de incêndio, os comerciantes estão, mais uma vez, condicionados a pagar uma cobrança sem saber quando terão o serviço disponível de fato para a população.
Segundo o vice-presidente da Associação Comercial de Timóteo, Hiler Félix da Silva, há dois anos a associação se reuniu com a antiga administração municipal para solicitar iniciativas para a implantação da unidade, mas a entidade ainda não recebeu qualquer resposta.  “Entendemos que a solução precisa de uma parceria dos governos do Estado e do município. Atualmente, contamos apenas com o apoio de uma brigada administrada pela empresa ArcelorMittal”, contou.
De acordo com assessoria de Imprensa da prefeitura, é de grande interesse da administração municipal na instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros. Porém, ainda não existe qualquer definição acertada para isso. A assessoria também não confirmou se será de responsabilidade do município a doação de um local para abrigar as instalações dos bombeiros, já que o governo do Estado é dono de muitos imóveis no município.
O comandante da Segunda Companhia do Corpo de Bombeiros em Ipatinga, major Neri de Matos, confirmou que as negociações entre Estado e município não avançaram e, por enquanto, não há nada acertado para Timóteo contar com a unidade. “Não houve um acerto entre Estado e município. Também teremos grande dificuldade para o remanejamento de viaturas e efetivo”, explicou.
Taxa
A taxa de incêndio é cobrada anualmente em todo o Estado. A cobrança começou em 2004 para contribuintes de classe não residencial (edificações utilizadas para prestação de serviços, comércio e indústria). Segundo a Secretaria de Estado de Fazenda, os recursos arrecadados são destinados ao Corpo de Bombeiros, com o objetivo de manter à disposição dos cidadãos uma corporação bem estruturada, treinada e dotada de equipamentos adequados para extinguir incêndios. O valor a ser pago varia de acordo com o grau de risco de incêndio na edificação, em razão da forma de ocupação e da área construída, e pode variar de R$ 20 a R$ 2,6 mil.
Nos municípios desprovidos de unidade do Corpo de Bombeiros que não fazem parte de uma região metropolitana como Belo Horizonte ou o Vale do Aço, a taxa é obrigatória apenas para edificações que possuem um alto grau de risco. A falta de pagamento poderá ocasionar: emissão de auto de infração; inscrição do débito em Dívida Ativa; inclusão do nome do devedor no Cadastro Informativo de Inadimplência em Relação à Administração Pública - (Cadin/MG); cobrança judicial.

Saiba mais: http://www.diariodoaco.com.br/noticias.aspx?cd=51776 
Timóteo sem Bombeiros Militares

segunda-feira, janeiro 17, 2011

Enem 2010

MEC divulga resultados do Enem 2010

    O Ministério da Educação divulgou, na noite de quinta-feira (13), os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010. Os estudantes podem consultar as suas notas no site do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), informando seu CPF e senha.

    O resultado individual pode ser consultado apresenta o desempenho de cada participante nas quatro provas objetivas (Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologia; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias), mais a nota da redação.

    A nota das provas objetivas é calculada utilizando a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que permite a comparabilidade entre provas diferentes.

    O Ministério da Educação afirma que estudantes que tiverem problemas com a senha poderão recuperá-la no próprio sistema, mediante informação de CPF. A senha será encaminhada por e-mail ou SMS.


Saiba mais: www.mec.gov.br

Boletim METASITA

sexta-feira, janeiro 14, 2011

Abertas inscrições para SISU

Comunicado aos estudantes


As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada estarão abertas de 16 a 18 de janeiro de 2011.
Até lá, você pode conhecer as instituições e cursos que participarão desta edição e consultar as vagas ofertadas.

No Sisu 2011/1 os candidatos poderão inscrever–se em até duas opções, em ordem de preferência, nas vagas ofertadas pelas instituições participantes. Finalizadas as inscrições, o Sisu selecionará, automaticamente, os candidatos melhor classificados, de acordo com a nota do Enem 2010.

Consulte as vaga ofertadas: http://sisu.mec.gov.br/vagas.html?text_search=&optGroup=BUSCAR&aba=estatica&typesearch=

Saiba mais: http://www.diariopopularmg.com.br/mat_vis.aspx?cd=13970
UFOP abre inscrições para vestibular 2011

Terceirização da UPA

Saiu na Imprensa: São Camilo esclarece os fatores que dificultam acordo para assumir UPA
Diário do Aço - 14/01/2011 - 00h02

TIMÓTEO - A diretora Administrativa do Hospital e Maternidade Vital Brazil, Vanide Alves, confirmou que a gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Olaria não será mesmo assumida pela Sociedade Beneficente São Camilo, atual mantenedora do hospital.
A decisão foi repassada na quarta-feira (12) e a justificativa apresentada é “o cumprimento de um protocolo da presidência camiliana que entende não caber à entidade esta função”.
    “Não assumimos a gestão da UPA devido a uma mudança ocorrida na presidência da Sociedade Beneficente São Camilo no que diz respeito à gestão de Organizações Sociais (OS) e nunca por uma questão judicial ou por falta de interesse como muito se especula”, afirmou Vanide Alves.
    A especulação ao qual se refere a diretora surgiu a partir de uma nota encaminhada ao DIÁRIO DO AÇO no último dia 7, pela assessoria de imprensa da entidade.
Na nota era informado que “a Sociedade Beneficente São Camilo, no momento, entende que não é viável que a administração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Timóteo passe a fazer parte de sua gestão, tendo em vista que a unidade é de exclusividade pública e, portanto, conforme entendimento do Ministério Público, deve ser de responsabilidade tanto administrativa como assistencial do poder Executivo municipal, não cabendo à São Camilo administrar a gestão do local”.
    O novo pronunciamento da instituição ocorreu em função de um desencontro de informações, uma vez que a reportagem considerou o entendimento do Ministério Público descrito na nota como um “impedimento judicial” para que a mantenedora do HMVB “terceirize” a UPA do bairro Olaria, cuja gestão é de responsabilidade da Prefeitura de Timóteo.
    “O pronunciamento se fez necessário tendo em vista alguns rumores sobre a São Camilo não desejar a parceria. A diretora ainda destacou que a São Camilo e o Vital Brazil sempre trabalharam em parceria com a prefeitura de Timóteo na busca de soluções conjuntas, pacíficas e legais, e que esta parceria ainda permanece para os serviços em saúde na cidade”, encerra a nova nota.  

Saúde é “calcanhar de  Aquiles” em Timóteo 

TIMÓTEO – O procurador-geral do município, Hamilton Roque, admitiu que a saúde é um dos pontos mais fracos do município, “o calcanhar de Aquiles”, como ele definiu.
Por isso, ele defende a implementação da lei municipal 3.498/10, aprovada pelos vereadores no ano passado e que permite à prefeitura firmar contratos de gestão compartilhada com as organizações sociais para gestão de serviços de saúde.
    Prevalecendo o seu ponto de vista, a UPA do Olaria e mesmo os postos de saúde timoteenses, poderiam ser entregues para o setor privado.
    Segundo Hamilton, a meta imposta pelo governo Sérgio Mendes é que a saúde em Timóteo seja gerida da melhor forma possível.
Para isso ele entende que é preciso profissionalizar o setor, valendo-se da experiência de especialistas que estão no setor privado, mas sem abrir mão do interesse público.
“Estamos falando de gestão compartilhada da saúde, não de terceirização”, destaca, explicando que a prefeitura continuaria influenciando as decisões na área. Contudo, Hamilton ainda não tem o modelo de como isso funcionaria na prática.

Saiba mais: http://www.diariodoaco.com.br/noticias.aspx?cd=51703
São Camilo esclarece os fatores que dificultam acordo para assumir UPA

quinta-feira, janeiro 13, 2011

Nota de Repúdio - A.E.S.T - Associação das Escolas de Samba e Blocos caricatos de Timóteo

NOTA DE REPÚDIO

Quantos anos mais Timóteo vai ficar sem carnaval?

    A Associação das Escolas de Samba e Blocos Caricatos de Timóteo (A.E.S.T) vem a público formalizar veemente repúdio à ação da Administração Municipal de Timóteo em relação ao possível cancelamento do CARNAVAL 2011.
    Na última sexta-feira, o município encaminhou, através do secretário de Desenvolvimento Econômico e do Procurador Geral, ofício às agremiações carnavalescas, fato que nos causou grande surpresa, pois conversas anteriores junto às agremiações não norteavam este trágico fim. Em suma justifica-se que: "... a prudência recomenda que esta Administração Municipal não destine verbas públicas para a realização desse evento popular, anual e periódico, sem que sejam esclarecidas, equacionadas e saneadas questões anteriores, sobremaneira as de cunho financeiro que levaram à intervenção da Justiça Federal no âmbito da Administração Municipal".
    Até quando Timóteo pode ficar sem carnaval? O Dr. Hamilton Roque, procurador da atual administração, prefeito Sérgio Mendes, também foi procurador na gestão do ex-prefeito Geraldo Nascimento, época em que a cidade ficou sem carnaval por oito anos - ainda não sabemos se por motivos administrativos, políticos ou religiosos.
    É necessário esclarecer que a prestação de contas da verba repassada às escolas de samba e aos blocos caricatos pela prefeitura de Timóteo foi apresentada ao setor contábil para análise e aprovadas em sua íntegra, demonstrando a idoneidade e o respeito com o dinheiro público de nossa entidade, fundada em 1980. A AEST se encontra com toda a sua documentação regular. Lembramos ainda que a nossa associação não apresenta nenhum vínculo ou pendência judicial junto à oscip Idheas ou junto à administração municipal.
    A AEST reconhece a gravidade da situação envolvendo a organização do carnaval anterior que resultou em investigação da Polícia Federal e na concentração de credores, nos quais prestadores de serviços, blocos carnavalescos e escolas de samba, fato este que ainda nos causa grande constrangimento. Hoje as Escolas de Samba de Timóteo atravessam grave crise financeira e os dirigentes e entidades são os mais penalizados.
Mas é importante ressaltar que a AEST vem buscando junto aos poderes públicos (Administrativo e Legislativo), desde o ano passado, o firme propósito de retomar as discussões sobre o endividamento das escolas de samba, que ocorreu no período do carnaval de 2010. As dívidas, as pendências judiciais e a investigação policial não são frutos de nenhuma novidade nem de uma análise de última hora. Esperamos contar com uma decisão ponderada e respeitável da administração municipal que deve ser sempre exemplo de diálogo e respeito a acordos, sobretudos em compromissos firmados por seus funcionários e dirigentes.
    Há tempos que as nossas manifestações culturais estão fora dos espaços da nossa cidade, há tempos que nossa cultura está esquecida e dispersa. Ficam as perguntas:
Por que acabar com o carnaval de Timóteo?
O que está acontecendo com a nossa cidade, que era destaque em qualidade de vida?
Até quando a cultura de Timóteo vai ficar a reboque de decisões mesquinhas?
Nosso patrimônio cultural são os nossos músicos, nossos artistas, nossas manifestações, nossa identidade. Esse patrimônio não pode morrer, a cidade não merece isso.
Reafirmamos nossa posição contrária a qualquer movimento ou ação que resulte no cancelamento do carnaval.

Associação das Escolas de Samba e Blocos Caricatos de Timóteo (A.E.S.T)
Léscia Emídio
Medianeira Almeida
Leonardo Mayrink

quarta-feira, janeiro 12, 2011

Terceirização da UPA

Saiu na Imprensa: São Camilo desiste da UPA
Justificativa é que Justiça impediria a terceirização da saúde em Timóteo
Diário do Aço - 12/01/2011 - 00h07

TIMÓTEO – A Sociedade Beneficente São Camilo, mantenedora do Hospital e Maternidade Vital Brazil, cotada para assumir a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro Olaria em Timóteo, não vai mais assumir o serviço.
Por meio de nota oficial, a assessoria da instituição informou que, no momento, considera inviável que a Unidade de Pronto Atendimento de Timóteo passe a fazer parte de sua gestão. “Da mesma forma, a instituição se colocou à disposição para eventuais ajudas que se fizerem necessárias”, cita o comunicado.

No último dia 7, o DIÁRIO DO AÇO publicou reportagem intitulada “Big Brother para acompanhar atendimento na saúde pública” na qual informava que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do bairro Olaria, permanecia sob administração da prefeitura de Timóteo.
No ano anterior, os vereadores aprovaram uma lei que permitiria ao Executivo terceirizar a unidade. Em tese, o objetivo era propiciar economia aos cofres públicos.
A decisão pode ser creditada a uma mudança ocorrida na presidência da entidade em âmbito nacional que, desde o final de 2010, passou a ter novo presidente: o padre Leo Pessini.
    A nota prossegue informando que, conforme entendimento do Ministério Público, a unidade é pública e, portanto, deve ser de responsabilidade tanto administrativa como assistencial do Executivo municipal, não cabendo à São Camilo administrar a gestão do local.
“Existe um interesse por parte do município para que tal feito aconteça e, apesar de ter sido aprovada a lei municipal que permite a terceirização de serviços públicos na área da saúde em Timóteo, a São Camilo se posiciona na preferência de manter a situação da maneira como está”, encerra a nota.

terça-feira, janeiro 11, 2011

Impasse no camelódromo de Timóteo

Saiu na Imprensa: Timóteo busca regularização de camelôs no centro
Jornal Vale do Aço - 09/01/2011 00:15



TIMÓTEO - A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Timóteo se reunirá com camelôs nesta segunda-feira (10), para discutir a regularização do pagamento de água, energia elétrica e providências quanto à invasão de áreas de preservação.

    Algumas barracas de camelôs situados no Centro-norte fizeram construções irregulares, invadindo a área de preservação permanente (APP) situada próximo ao Córrego Timotinho, sendo, recentemente, notificadas pela Polícia Militar Ambiental.
    Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Celestino Castro Coelho, a regularização é favorável para os camelôs que já fazem uso da área há mais de sete anos, tempo suficiente para se estabelecerem e arcarem com o ônus financeiro que atualmente é pago pela Prefeitura. “Alguns até já negociaram os boxes e passaram para o nome de terceiros”, comenta Celestino.
    As obras que foram realizadas sem projeto e sem a devida autorização da Prefeitura ferem a legislação vigente, que determina uma distância mínima para construções à beira das margens de cursos d’água.A atual administração explica que, como co-responsável pela área, busca a adequação à lei ambiental e entendimentos quanto à responsabilização no pagamento das contas de água e energia elétrica do camelódromo que atualmente são pagas pelos cofres públicos. “O que não é justo para com o restante da população, que paga seus impostos para ver realizadas políticas públicas sem fins comerciais”, pontua Celestino.

Bolsa Família

Saiu na Imprensa: Cadastramento para Bolsa Família não será suspenso
Jornal Vale do Aço - 08/01/2011 00:00


    A atual administração de Timóteo informou nesta sexta-feira (07) que têm continuidade os serviços de cadastramento e recadastramento do Programa Bolsa Família na cidade. Tal ação foi possível porque o município fez a atualização tecnológica dos computadores para utilização desta nova ferramenta. A conexão de banda larga permanente com a Internet nos locais onde os computadores estão instalados foi essencial, explica a assessoria da PMT.
    Algumas cidades, que ainda não puderam se adequar à nova versão do aplicativo via internet, tiveram seus serviços suspensos.
    A Secretaria de Assistência Social está realizando, também, o cadastramento e recadastramento das pessoas com deficiência residentes no município. Através dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), os usuários podem se inscrever no Programa Bolsa Família e a vagas de emprego no SINE (Sistema Nacional de Empregos).

Referência em Minas
    A Secretaria de Assistência Social de Timóteo é referência no atendimento do Programa Bolsa Família desde dezembro de 2010. O município foi um dos pioneiros, em Minas, a conseguir acesso à nova versão do formulário para coleta de dados do CadÚnico, também conhecida por Versão 7.0.
    O acesso garante a continuidade nos processos do Cadastro Único e do Bolsa Família com manutenção direta pela internet. Esta inovação permite maior avanço e otimização dos recursos provenientes do governo federal com a gestão estadual e municipal e identifica, acompanha e monitora as famílias do Programa Bolsa Família em todo o território nacional.


Saiba mais: http://www.jornalvaledoaco.com.br/novo_site/ler_noticia.php?id=88525

sábado, janeiro 08, 2011

CARNAVAL CANCELADO

Saiu na Imprensa: Carnaval é cancelado  em Timóteo

Irregularidades praticadas pela Idheas na realização do evento bloqueou o repasse de recursos para a festa
Diário do Aço - 07/01/2011 - 23h00
TIMÓTEO – A administração municipal de Timóteo anunciou nesta sexta-feira (7) que busca alternativas para que o Carnaval em 2011 seja realizado. Isso porque o uso de recursos públicos está praticamente descartado.
O problema está relacionado à Operação Hygeia, realizada em abril do ano passado pela Polícia Federal, com a prisão de três pessoas em Timóteo.
Em função de irregularidades praticadas pela Oscip Idheas na realização do evento, a Justiça determinou o bloqueio de repasses do município para a Oscip, inviabilizando a realização do Carnaval 2011.
    O secretário de Desenvolvimento Econômico, Celestino Coelho, lamentou a situação. “Em 2010, foi amplamente noticiado o problema enfrentado pelas escolas de samba e blocos caricatos do Carnaval de Timóteo, após a quebra do compromisso firmado à época pela referida Oscip em repassar os recursos necessários. Não foi por acaso que a Polícia Federal esteve em Timóteo”, disse.

    Segundo Celestino, apesar da impossibilidade em realizar repasses de recursos do município para a realização do Carnaval 2011, é desejo do governo municipal encontrar outra forma de realizar o evento.
“Como ocorre em muitas cidades, uma festa com a tradição do Carnaval de Timóteo é atraente para empresas especializas em grandes eventos. A Prefeitura não vai impor qualquer dificuldade, pelo contrário, estará solidária dentro de suas limitações em apoiar caso alguma empresa demonstre interesse na festa”, antecipou.
    O município encaminhou ofício às agremiações carnavalescas, assinado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e pelo Procurador Geral, Hamilton Roque Pires, que esclarece a situação: “...a prudência recomenda que esta Administração Municipal não destine verbas públicas para a realização desse evento popular, anual e periódico, sem que sejam esclarecidas, equacionadas e saneadas questões anteriores, sobremaneira as de cunho financeiro, que levaram a intervenção da Justiça Federal no âmbito da Administração Municipal”.

Carnaval é cancelado em Timóteo
Prefeitura busca alternativas para financiar Carnaval 2011

quinta-feira, janeiro 06, 2011

BR - 381

Saiu na Imprensa: Licitação para obras na BR-381 em maio
Dnit prevê início de obras de duplicação no primeiro semestre de 2011

Diário do Aço - 06/01/2011 - 00h05

IPATINGA – Até maio deste ano o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) deverá abrir um processo de licitação para a contratação das empresas que irão executar as obras de duplicação em dois trechos da BR-381.
Dos oito lotes cujos projetos de engenharia foram licitados no começo do ano passado, três estão em fase de conclusão. Dois deles (6 e 7) compreendem o trecho de Belo Horizonte ao KM 389,5 em São Gonçalo do Rio Abaixo e o terceiro (lote 8) vai até a área de João Monlevade.
Neste último serão 33 quilômetros de obras. De acordo com o Dnit, não há previsão de quando as obras irão começar por causa de recursos ou impugnações que podem ocorrer durante o processo. Outros seis lotes serão concluídos somente no ano que vem.
    O Dnit estima investir cerca de R$ 1 bilhão na construção dos lotes 7 e 8 da BR-381, justamente no trecho da saída da Grande BH, considerado um dos mais perigosos.
    Dois lotes, talvez o trecho mais importante por prever um novo traçado para a estrada, entre Nova Era e Nova União, ainda não tiveram empresas interessadas na elaboração dos projetos executivos e novos editais serão lançados.
De acordo com o Dnit estes dois lotes não interferem nas primeiras obras de duplicação da rodovia por se tratarem de uma variante (criação de um novo trecho da rodovia).


Sinalização
    O Dnit vai investir R$ 12 milhões em sinalização vertical(na pista) e horizontal (placas) nas rodovias federais que cortam Minas na segunda etapa do Programa de Sinalização Rodoviária (Prosinal).
    Doze estradas serão contempladas. A BR-381 ficou de fora porque ano passado recebeu verbas destinadas às benfeitorias na primeira fase do programa.
De 2007 a 2010 foram investidos cerca de R$ 50 milhões em sinalização de estradas federais em Minas, na primeira edição do programa. A BR-381 não entrou nesta rodada porque ainda recebe intervenções de sinalização de recursos destinados no ano passado.
    O Dnit explica que anteriormente o contrato para os serviços de manutenção e placas indicativas era de dois anos e que foi substituído para um ano. Com isso, a BR-381 deverá estar incluída na próxima etapa prevista para o primeiro semestre deste ano.
Uma das BRs mineiras beneficiadas é a 365, que liga Montes Claros, no Norte do estado, a Uberlândia, no Triângulo Mineiro, com prolongamento até a BR-364, divisa com Goiás. Ela terá três trechos contemplados.

Saiba mais: http://www.diariodoaco.com.br/noticias.aspx?cd=51529
Licitação para obras na BR-381 em maio

iPad mais barato

Saiu na Imprensa: Dilma quer popularizar iPad com valores entre R$ 400 e R$ 500
Diário do Aço - 04/01/2011 - 14h12

DA REDAÇÃO -  Além do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), que pretende oferecer internet a preços populares, a presidente Dilma Rousseff quer popularizar o uso de tablets no Brasil.
    Dilma já pediu ao novo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que negocie com empresas nacionais valores entre R$ 400 e R$ 500. A presidente, que possui um iPad, quer que os leitores digitais a preços populares também possam ser parcelados.
“A Dilma falou assim: ‘chama os produtores nacionais de computador e faz uma negociação com eles para fornecer tablets com preço mais popular’. Preço popular seria R$ 400, R$ 500, algo que a prestação caiba no bolso”, afirmou o ministro em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo. Atualmente, o iPad custa entre R$ 1.649 a R$ 2.599 no Brasil.
    Além de Dilma, o empresário Eike Batista já demonstrou preocupação com o alto preço do iPad no País. Eike confirmou que negocia a instalação de uma fábrica dos produtos da Apple no Brasil.
Eike conversou com dois grupos responsáveis pela montagem dos aparelhos da Apple na Ásia. A intenção é que a fábrica seja instalada no complexo do Porto Açu, da LLX, companhia de logística da EBX, em São João da Barra, no litoral norte do Rio de Janeiro. 

Dilma quer popularizar iPad com valores entre R$ 400 e R$ 500