quarta-feira, abril 25, 2012

Educação


Paulo Freire é declarado patrono da educação brasileira
     
   
     
 O educador Paulo Freire (1921-1997) é oficialmente o Patrono da Educação Brasileira. A homenagem, proposta originalmente pela deputada Luiza Erundina (PSB-SP), foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff na última sexta-feira (13) como a Lei 12.612/2012. A Comissão de Educação, Cultura e Esporte Senado (CE) aprovou o projeto (PLC 50/2011) em março deste ano.
Paulo Freire nasceu no Recife em 1921, numa família de classe média, mas devido à crise econômica de 1929 e à morte do pai em 1934, viveu uma adolescência difícil. Apesar disso, conseguiu concluir os estudos e, em 1943, aos 22 anos, ingressou na Faculdade de Direito do Recife. Ele se formou, mas não chegou a exercer a profissão, preferindo dar aulas de língua portuguesa numa escola de segundo grau.

Em 1947, Freire assumiu o cargo de diretor de educação do Serviço Social da Indústria (Sesi), no Recife, quando passou a se interessar pela alfabetização de adultos e  pela educação popular. Na década de 1950, foi professor universitário e concluiu o doutorado em Filosofia e História da Educação.

Nos anos 60 trabalhou com movimentos de educação popular e, no governo de João Goulart, coordenou o Plano Nacional de Alfabetização, com objetivo de tirar 5 milhões de pessoas do analfabetismo. Seu método, conhecido como “pedagogia da libertação”, tinha como proposta uma educação crítica a serviço da transformação social.

Em 1964, depois da ascensão dos militares ao poder, Paulo Freire foi preso e exilado. Morou na Bolívia, Chile, Estados Unidos e Suíça. No Chile, em 1968, escreveu sua obra mais conhecida, A pedagogia do oprimido. Ao longo da década de 70, desenvolveu atividades políticas e educacionais em diversos países da África, Ásia e Oceania. Ele só retornou ao Brasil em 1980 com a Anistia.

Filiado ao PT, atuou em programa de alfabetização de adultos do partido. Em 1989, com a eleição de Erundina para a Prefeitura de São Paulo, foi nomeado secretário de Educação, cargo em que permaneceu até 1991. Freire morreu em maio de 1997.

Fonte: Agência Senado

domingo, abril 22, 2012

Encontro Municipal do Partido dos Trabalhadores

PT DE TIMÓTEO REALIZA PRIMEIRA PRÉ-CONVENÇÃO MUNICIPAL

Partido reúne diversas lideranças do Vale do Aço e do estado rumo à vitória nas eleições deste ano.

Unificado e fortalecido, o Partido dos Trabalhadores (PT) de Timóteo realizou na manhã deste sábado (21/04), na sede do Sindicatos dos Trabalhadores Metalúrgicos de Timóteo e Cel. Fabriciano – METASITA, a primeira convenção municipal, conforme determina o estatuto do partido, para debater as ações que deliniarão a campanha rumo à vitória nas urnas no dia 07 de outubro deste ano.

Nesta primeira convenção, foi anunciada a pré-candidatura de Keisson Drumond para prefeito da cidade de Timóteo. Keisson Drumond já é um nome de destaque no município, uma vez que mantém um mandato forte como vereador, já tendo, inclusive,  estado na presidência da Câmara Municipal de Timóteo e possuir um dos maiores índices de aprovação perante os servidores públicos.

Presentes no encontro, que contou com grande apoio da população e representantes da sociedade civil, lideranças do PT no município e de toda Minas Gerais, como o presidente do Partido dos Trabalhadores de Minas e deputado federal, Reginaldo Lopes; deputado federal, Gabriel Guimarães, e deputado federal, Leonardo Monteiro, além do chefe de gabinete do deputado estadual estadual, André Quintão Eugênio Pasqualini. 

O deputado federal, Leonardo Monteiro, destacou em sua fala o compromisso do Governo Federal, através da presidente Dilma Roussef, em reduzir os juros dos bancos públicos (Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil) e se colocou à disposição para ajudar o PT de Timóteo a retomar o governo municipal com o companheiro Keisson Drumond, pré candidato do partido nas eleições deste ano.

Também  presentes à convenção os presidentes dos partidos das cidades que compõe a região metropolitana do Vale do Aço, ex- prefeito de Ipatinga, Chico Ferramenta e sua esposa Cecília Ferramenta, pré - candidata à prefeitura de Ipatinga, e o prefeito petista de Cel. Fabriciano, Chico Simões.

O vereador Vespa - PT parabenizou  todos os companheiro(a)s que trabalharam para a realização do encontro municipal, toda a militância do PT de Timóteo e todos que fizeram do evento um sucesso. 

“Estamos aqui para apresentar nosso pré – candidato a prefeito Keisson Drumond, um político sério e preparado para enfrentar o desafio de de Timóteo ter novamente um mandato popular, transparente e valorização dos trabalhadores entre outros temas como a saúde no município que estar em péssimas condições para usuário”. Destacou Vespa.











Companheiro Natalino, Dep. Leonarndo Monteiro, Vespa e Chico Simões

quinta-feira, abril 19, 2012

Governo Federal libera recursos para Timóteo

Região ganhará novas praças do PAC 2

Em Timóteo, Praça da Juventude será construída no bairro Novo Tempo








Em recente matéria publicada na imprensa regional o município de Timóteo foi contemplado pelo Governo Federal com recursos oriundos do PAC 2 ( Programa de Aceleração do Crescimento), criado pelo ex - presidente Lula e dando sequencia pela presidente Dilma Roussef.

O município foi contemplado com recursos da ordem de 2 milhões para a construção do equipamento de no mínimo três mil metros quadrados, com atrações especiais para o público jovem.

A Praça PAC, também chamada de Praça dos Esportes e da Cultura ou Praça da Juventude, tem o objetivo de integrar, num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho e serviços socioassistenciais. E ainda: políticas de prevenção violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de vulnerabilidade social. É um local de centralização de políticas públicas voltadas para a juventude.


" Ficamos felizes com os investimentos do governo federal em Timóteo, isto demonstra o compromisso do governo federal com os municípios brasileiro, independente  da sigla partidária" Relatou o Vereador Vespa - PT.

Educação

Secretaria de Estado de Educação abre inscrição para processo seletivo para conclusão do ensino fundamental e médio. 



Os exames supletivos são destinados àqueles que não tiveram acesso aos estudos na idade própria.  Para se submeter aos exames os candidatos poderão se matricular em cursos  preparatórios ou se prepararem sozinhos. A idade mínima exigida para o Ensino Médio é de 18 (dezoito) anos completos e para o Ensino Fundamental é de 15 (quinze) anos completos.
O candidato será aprovado, em cada área de conhecimento, quando obtiver o mínimo de 50% (cinquenta por cento) dos pontos atribuídos à prova. Aquele que não conseguir aprovação em todas as áreas inscritas, poderá, no próximo exame, se inscrever para eliminar as áreas em que foi reprovado.