segunda-feira, outubro 29, 2012

Vestibular

Polo UAB de Timóteo terá novas especializações
O Pólo Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Timóteo contará com duas novas especializações, nas áreas de “Gestão de Políticas Públicas com ênfase em Gênero e Raça-Etnia” e “Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para pessoas com Deficiência”, ambas na modalidade a distância. Serão oferecidas 40 vagas para cada curso, e as inscrições já estão abertas, devendo ser realizadas por internet.
Para o primeiro semestre de 2013, o Polo de Apoio Presencial UAB Timóteo oferecerá novamente o curso de Especialização em “Gestão de Políticas Públicas com ênfase em Gênero e Raça-Etnia”, gerenciado pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP. As inscrições seguem até o dia 31 de outubro, através do site www.amde.ufop.br. O curso terá duração de 18 meses.

O candidato interessado deve preencher o formulário de inscrição on-line, encontrado no site. O resultado será divulgado no dia 3 de dezembro. 

As  inscrições para o curso de especialização em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência  estão abertas até o dia 5 de novembro, através do site www.cead.ufjf.br.  O curso é ministrado pela Universidade Federal de Juiz de Fora, sendo destinado a professores e profissionais que atuam com alunos com deficiência em instituições da rede pública ou em fundações ou entidades sem fins lucrativos, visando à formação de profissionais para atuarem na melhoria do processo de ensino e aprendizagem das pessoas com deficiência, atendidas pelas escolas públicas. O processo de inscrição é realizado em duas etapas. Na primeira, o candidato deverá realizar sua inscrição no site do CEAD/UFJF (www.cead.ufjf.br), seção Editais e Formulários, clicando no link próprio, referente ao Edital, e preencher os dados solicitados. 

Em seguida, o candidato deverá imprimir o formulário de inscrição, que é gerado a partir da conclusão da inscrição, datá-lo e assiná-lo. Na segunda etapa, para efetivar a inscrição, é preciso comparecer ao polo, pessoalmente ou por meio de procurador (procuração simples), e entregar a documentação exigida.
Mais informações sobre os dois processos  de seleção podem ser obtidas através do site polouab.timoteo@yahoo.com.br ou pelo telefone 3847-7667.

Fonte: Jornal Vale do Aço

Pronatec


Dilma: no primeiro ano do Pronatec, 720 mil se matricularam no ensino técnico

BRASÍLIA – Ao comentar o primeiro ano do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), a presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (29) que cerca de 720 mil alunos já se matricularam no ensino técnico. “Queremos ampliar esse número ainda mais”, completou.
No programa semanal Café com a Presidenta, Dilma lembrou que o Pronatec amplia o acesso ao ensino técnico oferecido em escolas federais e estaduais e também em escolas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industria (Sesai) e do Serviço Nacional do Comércio (Senac).
“Com o Pronatec, queremos que o país, cada vez mais, tenha uma geração de jovens com formação técnica de qualidade, capazes de melhorar nossos produtos e serviços e contribuir para ampliar a competitividade da nossa economia”, destacou.
Para a presidente, o programa também auxilia na redução da evasão escolar, uma vez que fortalece o ensino médio integrado, direcionado para a formação profissional, o que torna a escola mais atraente para os alunos.
“O Pronatec oferece à economia uma mão de obra da mais alta qualidade, porque as disciplinas do curso técnico são integradas às disciplinas do ensino médio regular, proporcionando maior embasamento científico e tecnológico para o estudante”, explicou.
Segundo Dilma, o governo está expandindo a Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica. Este ano, a previsão é que 76 novas escolas técnicas federais comecem a funcionar. Até o final de 2014, expectativa é que mais 132 escolas federais sejam entregues.
De acordo com a presidente, o Senai está investindo R$ 1,5 bilhão, financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para construir 53 novas escolas e modernizar e ampliar 251 escolas já existentes. Outra estratégia consiste em um acordo com o instituto alemão Fraunhofer na tentativa de montar 85 centros de inovação e de serviços tecnológicos.
“Todo o nosso esforço é para qualificar os nossos jovens e nossos trabalhadores em todo o país e aumentar a competitividade das nossas empresas, o que ajuda a melhorar os salários dos trabalhadores e a fazer a renda das famílias crescer ainda mais”, ressaltou Dilma.

quinta-feira, outubro 25, 2012

ASCATI


Ascati pode fechar as portas por suspensão de serviço de coleta 

A partir do dia 09 de novembro os membros da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Timóteo (Ascati) poderão ficar sem matéria-prima para trabalhar. Isso porque, segundo eles, a Consita – empresa responsável pelo serviço de limpeza pública –  não cederá mais o caminhão e três funcionários para recolher resíduos de 13 bairros e descarregar na Ascati, como vinha sendo feito. Os catadores temem o fechamento da entidade, pois esse fato vai inviabilizar seu funcionamento, já que esse é o único meio da maneira da matéria-prima chegar ao local de triagem.


Os vereadores do PT, José Vespasiano 'Vespa' e Keisson Drumond protocolizaram, nesta quinta-feira (25/10), ofícios na secretaria de Obras e no gabinete do prefeito, para que seja esclarecido o fim da prestação de serviço da Consita à Ascati.  “Estamos aguardando uma resposta da prefeitura, pois hoje a Ascati tem uma função socioambiental considerável, além de ser o meio de vida de 20 pessoas da entidade.  

Facilidade na consulta do FGTS



Trabalhador terá informações sobre saldo e saques pela internet e telefone celular



Depois de um acordo entre as centrais sindicais, a Caixa Econômica Federal pretende ampliar o acesso dos trabalhadores a informações sobre suas contas no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Com isso o cidadão poderá receber dados sobre saldos, depósitos ou saques no FGTS por meio da internet e de mensagens SMS no celular.
Para ter o acesso ao serviço gratuito o trabalhador interessado deve cadastrar uma senha nos sites do fundo ou da Caixa e solicitar o atendimento, que já está disponível. A Caixa espera dar mais celeridade na movimentação do saldo e no saque do FGTS, permitindo ao trabalhador a fiscalização da própria conta.
Segundo informações da Agência Brasil, a Caixa estima que mais de 27 milhões de pessoas sejam beneficiadas pela medida até 2013. Atualmente, cerca de 1 milhão de usuários têm acesso a esse serviço, que deverá chegar a aproximadamente 3,1 milhões de até o final do ano. No total, há cerca de 105 milhões de contas no FGTS.
Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Timóteo e Coronel Fabriciano (Metasita), Carlos Vasconcelos, como a internet é de acesso de domínio público a medida vem como uma ferramenta de fiscalização para o trabalhador. “É uma forma que permitirá aos trabalhadores acompanhar se os valores debitados nos seus contra cheques estão realmente sendo depositados nas suas contas”, avalia.
Carlos Vasconcelos acredita ainda em uma fiscalização mais atualizada já que, os extratos enviados pela Caixa são bimestral e com o novo acesso essa consulta pode ser feita mensalmente ou semanalmente.
A Caixa garante que os trabalhadores que optarem pelas novas ferramentas continuarão a ter acesso às informações do FGTS por meio do recebimento de extrato via Correios. Para isso, é preciso manter o endereço residencial atualizado, que pode ser confirmado ou modificado pela internet.

Fonte: Diário do Aço

segunda-feira, outubro 15, 2012

Cotas Sociais




Lei de Cotas contribui para saldar dívida do Brasil com jovens pobres, afirma Dilma

A presidenta Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira(15) que o decreto que determina a reserva de metade das vagas de universidades e institutos federais para alunos de escolas públicas, negros e índios contribui para saldar uma dívida histórica do Brasil com os jovens pobres. A regulamentação da chamada Lei de Cotas está publicada na edição desta segunda-feira do Diário Oficial da União.

“Nosso objetivo, com essa lei, é ampliar o acesso às nossas universidades e aos nossos institutos federais para os jovens das escolas públicas, para os negros e para os índios. Essas universidades e os institutos estão entre os melhores do país e, muitas vezes, as pessoas vindas das escolas públicas têm dificuldade de ter acesso à universidade pública”, explicou Dilma.

No programa semanal Café com a Presidenta, ela destacou que as universidades e os institutos federais terão quatro anos para implantar a Lei de Cotas de forma integral, mas que os processos seletivos para matrículas em 2013 já precisam oferecer uma reserva de vagas de 12,5%. “É bom ressaltar que a lei vale para todos os cursos – inclusive, aos mais procurados, como medicina e engenharia, por exemplo”, disse.

Dilma lembrou que o Programa Universidade para Todos (ProUni) é outra possibilidade de acesso às universidades federais, pois oferece bolsas de estudo parciais e integrais a pessoas de baixa renda. Segundo ela, 1,1 milhão de estudantes no país já foram beneficiados pelo programa, que exige um bom desempenho do aluno no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Quem não for aprovado no ProUni, de acordo com a presidenta, pode recorrer ao Programa de Financiamento Estudantil (Fies), que financia as mensalidades de faculdades particulares. Atualmente, 570 mil estudantes fazem cursos universitários em todo o país com o apoio do Fies, que também exige boas notas no Enem. “Quero dar um conselho para os quase 6 milhões de jovens que vão fazer as provas do Enem agora em novembro: que vocês peguem firme e estudem bastante, porque o Enem pode mudar a vida de vocês.”

(Agência Brasil)

Dia do Professor



Amigos e amigas,

Nosso blog volta ao ar, após cumprir determinação da legislação eleitoral.

Obrigado pela compreensão!