quinta-feira, abril 25, 2013

SME


Implantação do Sistema Municipal de Educação é debatido pela Câmara de Timóteo


A Câmara de Timóteo realizou na noite dessa quarta-feira (24), uma audiência pública que discutiu a implantação do sistema municipal de educação. O evento aconteceu no auditório da prefeitura.
Além do autor do requerimento, o vereador Vespa estiveram presentes  os vereadores Natinho, Douglas, Lelé, Guaraciaba, o prefeito de Timóteo Keisson Drumond; a secretária de Educação, Cecília Maria; o presidente do SINSEP, Israel dos Passos; outras lideranças e profissionais da educação.
Para o autor do requerimento vereador Vespa (PT), o  debate sobre  a implantação do SME é de grande importância, mas é preciso o apoio do Poder Executivo para elaboração de um projeto de lei sobre o assunto.
A gerente de Programas e Projetos da  secretaria de Educação de Coronel Fabriciano, Álen Carla, convidada para o evento, falou sobre o SME implantado na cidade desde 2006.  De acordo Álen, a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes Básica da Educação garantem aos municípios sua autonomia para constituir o sistema municipal de educação.
“Os sistemas de ensino gozam de autonomia, mas  a autonomia não é absoluta, e deve ser usufruída dentro dos limites da lei e usada para a busca de soluções concatenadas e harmônicas” frisou Álen Carla. Dentre os vários avanços citados pela gerente, foi destacado a adequação das normas educacionais à realidade local, principalmente no que diz respeito a educação infantil e educação de jovens e adultos.
O vereador Vespa destacou a importante parceria e a vontade política do prefeito e de toda equipe da secretaria de Educação de Timóteo. “A primeira condição para implantar o SME é de natureza política e fica muito claro a vontade do Poder executivo em implantar o sistema em nosso município, que trará mais autonomia e certamente  melhorará  a qualidade de educação na rede municipal, além de garantir um determinação da Lei Orgânica.” enfatizou Vespa.   


terça-feira, abril 23, 2013

Eleições para diretores na rede municipal



Seminário debate processo de escolha de diretores na rede municipal de ensino.


A Secretaria Municipal de Educação realizou nessa terça-feira (23), um seminário para discutir sobre o processo de escolha de diretores na rede municipal. A secretária de Educação, Cecília Maria, enfatizou que a gestão democrática é uma realidade neste atual governo. No evento, foi apresentado um modelo para a escolha dos diretores, já praticado na rede estadual de ensino e em escolas de Ipatinga e Coronel Fabriciano. Após, foi definida uma comissão para organizar o processo eleitoral, da qual farão parte representantes de todas as modalidades de ensino, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Timóteo (Sinsep), do Conselho Municipal de Educação, além de pais e alunos.
O vereador Vespa ressaltou que a realização do processo de escolha de diretores é uma luta do mandato e também de toda a classe de profissionais da educação. “A qualidade de ensino nas escolas passa pelo processo de escolha de diretores na rede municipal”, enfatizou Vespa. Estiveram presentes os vereadores Zizinho e Reginaldo da FAST.

sábado, abril 20, 2013

Leonardo Monteiro



 Deputado Federal Leonardo Monteiro debate com militância, em Plenária Regional 

Aconteceu neste sábado (20), a Plenária Regional do deputado federal Leonardo Monteiro (PT-MG) no Vale do Aço. Os encontros promovidos pelo parlamentar em diversas regiões mineiras, com presença de lideranças regionais e militantes dos movimentos sociais, têm sido marcados por prestação de contas e coleta de sugestões para construir um mandato cada vez mais popular e participativo. A plenária aconteceu na Câmara Municipal de Ipatinga (Praça dos Três Poderes, s/n, Centro).

Durante a plenária, o deputado federal Leonardo Monteiro mediou debates sobre a conjuntura política no Brasil e em Minas Gerais, além de levar informações sobre benefícios concedidos pelo Governo Federal. “O país passa por profundas transformações, e precisamos fazê-las acontecer também nas regiões do nosso Estado, com prefeituras fortes, vereadores alinhados com o progresso, líderes combativos, associações unificadas e um partido animado. É com esse espírito que estamos realizando as Plenárias Regionais do nosso mandato. Informaremos como os benefícios de programas do Governo Federal podem chegar aos nossos municípios, faremos uma prestação de contas da atuação e das conquistas do nosso mandato e daremos orientações para

garantir eficiência na atuação de nossos prefeitos e vereadores”, comentou o parlamentar.

UMA DÉCADA DE GOVERNO DO PT
Em 2013, o Partido dos Trabalhadores comemora 10 anos de sua primeira vitória nas eleições presidenciais – 2003 foi o início do governo Luiz Inácio Lula da Silva, e também da atuação parlamentar de Leonardo Monteiro em Brasília. Segundo o deputado, existia um Brasil antes de Lula e outro agora, muito melhor, depois que o PT chegou à Presidência, além da importância da continuação com Dilma Rousseff. “A população brasileira pode comemorar a recuperação do salário mínimo, o aumento do poder de

compra, a melhoria na qualidade de vida do povo. E eu falo isso como deputado federal que visita todo fim de semana os rincões de Minas Gerais, e percebo que a população está vivendo melhor, morando melhor e comendo bem”, disse Monteiro.

Para o petista, um dos maiores triunfos destes 10 anos são os investimentos em educação. “Eu sou de uma região que não tinha ensino público de terceiro grau e hoje nós já conseguimos levar universidades federais e escolas técnicas para regiões antes esquecidas em Minas Gerais, mas lembradas na gestão do PT, como o Vale do Jequitinhonha, para Almenara, Araçuaí, Pirapora, no Vale do São Francisco no norte de Minas”, explicou.

UFOP NO VALE DO AÇO
Neste mês de abril, o deputado federal Leonardo Monteiro e uma comitiva do Vale do Aço, em reunião, reivindicaram ao Secretário Executivo do MEC, Henrique Paim, um campus da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) para o Vale do Aço. Estiveram presentes na audiência representantes dos municípios de Timóteo (o prefeito Keisson Drumond; os vereadores Vespa e Guaraciaba; a Secretária de Educação, Cecília Siqueira; e o Secretário de Planejamento, Edson Antunes); de Ipatinga (a prefeita Cecília Ferramenta, a vereadora Lene Teixeira) e o reitor da UFOP, Prof. Dr. Marcone Jamilson Freitas. A prefeita de Coronel Fabriciano, Rosângela Mendes, justificou a ausência.

BR-381

Outro tema de interesse do Vale do Aço que será debatido na Plenária Regional do deputado Leonardo Monteiro é a duplicação da rodovia BR-381 entre Governador Valadares e Belo Horizonte. Foi publicado em 28 de março o novo edital para duplicação da BR-381, no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares, dividido em 11 lotes, começando em Governador Valadares e terminando na Avenida Cristiano Machado, na capital mineira. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), são previstos 305 quilômetros de duplicação, incluindo mais de 90 obras de pontes, viadutos e túneis. A entrega das propostas está prevista para o dia 4 de junho.



sexta-feira, abril 12, 2013

100 DIAS DE GOVERNO

População aprova governos da Região Metropolitana do Vale do Aço

Pesquisa realizada pela Tabulare aponta avaliação positiva dos 100 primeiros dias das administrações que assumiram em 1º de janeiro último; timotenses são os que mais aprovam o governo; saúde pública continua sendo o maior desafio dos novos prefeitos.
IPATINGA - A população aprova de forma positiva os 100 dias de administração dos novos quatro prefeitos e prefeitas dos municípios que compõem a Região Metropolitana do Vale do Aço - RMVA. É o que revela a primeira rodada de pesquisa realizada pela Tabulare Inteligência. De acordo o estudo feito por amostragem, o governo mais bem avaliado é o de Timóteo, que tem como prefeito Keisson Drumond (PT). Lá, 76,4% consideram a atual administração positiva - que reúne os conceitos ótimo e bom. A média de avaliação positiva em toda a RMVA é de 70,5%. Já 29,5% avaliam os governos petistas na região de forma negativa, ou seja ruim e péssimo. Na metodologia da pesquisa o conceito regular foi desconsiderado.
Em Timóteo, o resultado é ainda mais positivo entre as mulheres - 78%. Por faixa etária, o melhor desempenho do governo de Keisson Drumond está entre o grupo de 30 a 39 anos, cuja aprovação é de 83%.
Tecnicamente, dentro da margem de erro de 3 pontos percentuais, as administrações das petistas Cecília Ferramenta, de Ipatinga e Rosângela Mendes, de Coronel Fabriciano, apresentam a mesma taxa de aprovação.
Enquanto o governo Ipatinga tem avaliação favorável de 72,5%, o de Coronel Fabriciano é de 72,2%.

Segundo a pesquisa, em Coronel Fabriciano a avaliação é uniforme entre homens e mulheres. Em Ipatinga, a avaliação é mais elogiada entre os homens - 77,3%. Já por idade, a melhor performance governo de Ipatinga está entre as pessoas acima de 40 anos - média de 78,5%.
Apesar ter uma gestão aprovada pela população, o prefeito de Santana do Paraíso, Antônio Afonso Duarte, o Zizinho (PT), registrou um índice inferior à média regional - 59,4%. As mulheres são as que mais aprovam o atual governo de Zizinho - 64% e por faixa etária, as pessoas de 30 a 39 anos - 64%.

COMPARAÇÕES 
Na ‘Pesquisa 100 dias de governo” que pode ser acessada no site www.tabulare.com.br, o instituto também comparou as administrações atuais com as anteriores. Para 56,5% da população de Timóteo, o governo atual é melhor que o do ex-prefeito Sérgio Mendes (PSB), enquanto 31,3% considera igual e apenas 12,2% pior.
Em Coronel Fabriciano 29,6% reconhecem que Rosângela Mendes é melhor que seu antecessor Chico Simões, também do PT. 10,8% entendem que o governo dela é pior e 59,6% igual a do ex-prefeito.

Já em relação a Ipatinga apenas 8% avaliam o governo de Cecília Ferramenta como mais negativo que o de Robson Gomes (PPS). 59,1% consideram o governo da petista melhor e para 32,9% igual. Em Santana do Paraíso, 28,3% apontam a administração de Zizinho como melhor do que a de Joaquim Correa, o Kim (PT). 33,5% disseram que é pior e 38,2% igual. Ao grupo de pessoas que considera avanços nas administrações, foi feita uma nova pergunta: “O que mais melhorou?” As respostas espontâneas, basicamente, se limitaram às áreas de saúde, ensino público e limpeza pública. Na RMVA, 41,5% opinaram que a limpeza pública foi que registrou melhoria.

No cruzamento dos dados, constatou-se que no município de Timóteo, para 38,1% a área que mais melhorou foi a limpeza pública, seguida de saúde - 18% e sistema de ensino - 5%. Outros 3% entendem que é a governabilidade de maneira em geral.
Questionados, 32,4% dos fabricianenses também afirmam que a limpeza pública melhorou a partir da mudança de prefeito. Já 21,1% já consideram a saúde pública e 12,7% o ensino público. 4,2% disseram que foram as condições das vias públicas.

De cada dez ipatinguenses, sete reconhecem que o serviço de limpeza pública foi o que mais melhorou a partir de 1º de janeiro de 2013. Ou seja, 70,6% dos entrevistados. Apenas 11,7% disseram saúde e outros 8,6% o ensino.
Na questão sobre o que mais melhorou, curiosamente, os dados são divergentes em Santana do Paraíso, comparando-se aos outros três municípios da RMVA. Lá, segundo a pesquisa, o que mais melhorou foi o ensino público (36,7%) - e não a limpeza, que aparece em segundo lugar com 25%, seguida da saúde pública - 20%.

Saúde pública continua sendo principal problema das cidades
Apesar das administrações apresentarem avaliações positivas nos primeiros 100 dias de gestões, os municípios apresentam os gargalos de sempre. A saúde pública continua sendo o maior deles. Na média geral 56% apontam o item como maior desafio dos novos prefeitos. A saúde pública é questionada principalmente no município de Ipatinga. 64,5% dos ipatinguenses acima de 16 anos, ou seja, mais de 100 mil pessoas, apontam a saúde pública como o maior problema da cidade, seguido de segurança pública e ensino público - ambos com 9,8% de reclamações.

Na cidade de Santana do Paraíso, o serviço de limpeza pública é levantando como o segundo maior problema - 13,2%, antecedido por saúde pública - 45,8%. Para 10,8% dos moradores de Santana do Paraíso os maiores problemas de lá são condições das vias públicas (estradas). Outros 9% sugerem a segurança pública. Mesmo com o hospital São Camilo em funcionamento, a população de Coronel Fabriciano continua criticando sistema de saúde pública. Quase 60% dos entrevistados citaram a saúde como o grande gargalo da cidade, seguido de segurança pública - 7,9%; limpeza pública - 5,8%; vias públicas - 5,4%; rede de esgoto - 3,8%.

Praticamente a metade da população de Timóteo aponta a saúde pública como o maior problema, enquanto para 8,5% é a questão da limpeza pública. Já as condições das vias públicas seguem em terceiro lugar com 6,1%, seguidas de segurança pública - 5,3% e desemprego - 3,3%.



Coordenador recomenda cautela na leitura dos dados
Na análise do coordenador da ‘Pesquisa 100 dias de governo’, Edmílson Firmino de Souza, diretor da Tabulare Inteligência, uma avaliação positiva nos primeiros meses de governabilidade não pode ser comemorada com euforia, uma vez que o eleitor tem a tendência de “dar prazo aos novos prefeitos” para mostrar serviço. “Costumo dizer que o eleitor é muito sábio e justo na hora de avaliar uma administração pública. Seus critérios são muito definidos, assim como ele costuma levar em conta o tempo para tomada de medidas”, analisa Firmino, acrescentando ainda que sempre há uma expectativa otimista do eleitorado em relação a cada nova administração.

Além de recomendar cautela na análise dos dados, o diretor da Tabulare sinaliza que os gestores públicos não podem ter “um olhar cético” quanto aos problemas elencados na pesquisa. “Não podemos negar que a avaliação dos governos é altamente positiva, mas ao mesmo tempo constatamos que existe uma continuidade de problemas crônicos nos quatro universos do estudo”, alerta.

O pesquisador reconhece o pouco tempo para resolver todos os gargalos, mas critica a ausência de planejamento dos gestores públicos municipais, principalmente em relação ao sistema público de saúde. “A partir da eleição já se passaram mais de 150 dias. Um tempo razoável para colocar em prática o plano de ações”, salienta

terça-feira, abril 09, 2013


Vespa faz representação no Ministério Público contra possíveis irregularidades no Carnaval de 2012

No último dia 03/04 (quarta-feira), o vereador José Vespasiano – Vespa (PT) esteve na terceira promotoria de Justiça de Timóteo para fazer uma representação contra  à Administração Municipal (2011-2012), relacionada a irregularidades no aditamento do contrato da empresa responsável pelo evento, na realização do carnaval de 2012.

Segundo Vespa, seis dias após o término do evento, a secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude da época solicitou à Procuradoria do Município um aditamento de R$40.180,00, que, de acordo com documentos apurados por ele, foi pedido pelo Corpo de Bombeiros Militar. No entanto, a corporação negou que tenha solicitado acréscimo de itens para a liberação do laudo de vistoria. “O aditamento do contrato nos causou estranheza, principalmente por ter sido realizado quando o evento já havia terminado. No nosso entendimento, isso é passível de discussão e é contrário à legislação de licitação”, ponderou Vespa.

Entenda o caso:
Após a realização do carnaval de 2012, o vereador José Vespasiano - Vespa apresentou diversos requerimentos ao Poder Executivo para ter acesso à prestação de contas referente ao evento. Diante da falta de uma resposta consistente, Vespa enviou ofício ao Ministério Público solicitando ao órgão a prestação de contas do carnaval, enviada pela Administração Municipal. Depois de analisar os documentos, o parlamentar detectou algumas irregularidades no aditamento do contrato e as apresentou ao MP. “Vamos agora aguardar a manisfetação do Ministério Público, que fará suas considerações às irregularidades que apresentamos”, explicou.