quinta-feira, outubro 25, 2012

Facilidade na consulta do FGTS



Trabalhador terá informações sobre saldo e saques pela internet e telefone celular



Depois de um acordo entre as centrais sindicais, a Caixa Econômica Federal pretende ampliar o acesso dos trabalhadores a informações sobre suas contas no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Com isso o cidadão poderá receber dados sobre saldos, depósitos ou saques no FGTS por meio da internet e de mensagens SMS no celular.
Para ter o acesso ao serviço gratuito o trabalhador interessado deve cadastrar uma senha nos sites do fundo ou da Caixa e solicitar o atendimento, que já está disponível. A Caixa espera dar mais celeridade na movimentação do saldo e no saque do FGTS, permitindo ao trabalhador a fiscalização da própria conta.
Segundo informações da Agência Brasil, a Caixa estima que mais de 27 milhões de pessoas sejam beneficiadas pela medida até 2013. Atualmente, cerca de 1 milhão de usuários têm acesso a esse serviço, que deverá chegar a aproximadamente 3,1 milhões de até o final do ano. No total, há cerca de 105 milhões de contas no FGTS.
Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Timóteo e Coronel Fabriciano (Metasita), Carlos Vasconcelos, como a internet é de acesso de domínio público a medida vem como uma ferramenta de fiscalização para o trabalhador. “É uma forma que permitirá aos trabalhadores acompanhar se os valores debitados nos seus contra cheques estão realmente sendo depositados nas suas contas”, avalia.
Carlos Vasconcelos acredita ainda em uma fiscalização mais atualizada já que, os extratos enviados pela Caixa são bimestral e com o novo acesso essa consulta pode ser feita mensalmente ou semanalmente.
A Caixa garante que os trabalhadores que optarem pelas novas ferramentas continuarão a ter acesso às informações do FGTS por meio do recebimento de extrato via Correios. Para isso, é preciso manter o endereço residencial atualizado, que pode ser confirmado ou modificado pela internet.

Fonte: Diário do Aço

Nenhum comentário: