quinta-feira, abril 25, 2013

SME


Implantação do Sistema Municipal de Educação é debatido pela Câmara de Timóteo


A Câmara de Timóteo realizou na noite dessa quarta-feira (24), uma audiência pública que discutiu a implantação do sistema municipal de educação. O evento aconteceu no auditório da prefeitura.
Além do autor do requerimento, o vereador Vespa estiveram presentes  os vereadores Natinho, Douglas, Lelé, Guaraciaba, o prefeito de Timóteo Keisson Drumond; a secretária de Educação, Cecília Maria; o presidente do SINSEP, Israel dos Passos; outras lideranças e profissionais da educação.
Para o autor do requerimento vereador Vespa (PT), o  debate sobre  a implantação do SME é de grande importância, mas é preciso o apoio do Poder Executivo para elaboração de um projeto de lei sobre o assunto.
A gerente de Programas e Projetos da  secretaria de Educação de Coronel Fabriciano, Álen Carla, convidada para o evento, falou sobre o SME implantado na cidade desde 2006.  De acordo Álen, a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes Básica da Educação garantem aos municípios sua autonomia para constituir o sistema municipal de educação.
“Os sistemas de ensino gozam de autonomia, mas  a autonomia não é absoluta, e deve ser usufruída dentro dos limites da lei e usada para a busca de soluções concatenadas e harmônicas” frisou Álen Carla. Dentre os vários avanços citados pela gerente, foi destacado a adequação das normas educacionais à realidade local, principalmente no que diz respeito a educação infantil e educação de jovens e adultos.
O vereador Vespa destacou a importante parceria e a vontade política do prefeito e de toda equipe da secretaria de Educação de Timóteo. “A primeira condição para implantar o SME é de natureza política e fica muito claro a vontade do Poder executivo em implantar o sistema em nosso município, que trará mais autonomia e certamente  melhorará  a qualidade de educação na rede municipal, além de garantir um determinação da Lei Orgânica.” enfatizou Vespa.   


Nenhum comentário: