quarta-feira, novembro 02, 2011

Cursos federais gratuitos em 2012

Timóteo terá dois novos cursos federais gratuitos

E-tec Brasil abre inscrições para 2012. Pólo regional terá também duas novas turmas para cursos já instalados




OS CURSOS À DISTÂNCIA funcionam no antigo Colégio Macedo Soares, que também abriga a Secretaria Municipal de Educação
O Pólo E-tec Brasil de Timóteo contará com dois novos cursos técnicos federais gratuitos em 2012: Administração e Contabilidade. No próximo ano, haverá também a abertura de duas turmas para os cursos de Segurança no Trabalho e Serviços Públicos. Os cursos são ministrados através do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste/MG) na modalidade a distância.

As inscrições para o processo seletivo serão abertas nesta terça-feira (01) e se estendem até 30 de novembro. São oferecidas 50 vagas em cada um dos cursos, que têm duração de dois anos. As inscrições para o Exame de Seleção 2012/1 deverão ser efetuadas, somente pela internet, no site www.selecao.ifsudestemg.edu.br.

Para efetuar a inscrição, é obrigatório que o candidato possua CPF ou protocolo provisório. Caso não possua CPF, o candidato deve procurar as agências dos Correios, do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou da Receita Federal; RG, Carteira de Trabalho ou CNH, Passaporte ou Carteira Profissional; correio eletrônico (e-mail). Caso não possua, o interessado deverá escolher um provedor e criar sua conta de e-mail.

O candidato que não tenha acesso à internet poderá procurar o Pólo E-Tec de Timóteo na Alameda 31 de Outubro, 405, Centro Norte, nos horários de 8h às 11h e de 14h às 21h, de segunda a sexta-feira. Mais informações pelo telefone 3848-2577. A taxa de inscrição é de R$ 20, que deverá ser paga nas agências do Banco do Brasil.

Provas
Os horários e locais de provas serão divulgados a partir do dia 3 de janeiro de 2012, no sítio www.selecao.ifsudestemg.edu.br, após as 14 horas. O exame de seleção será realizado no dia 15 de janeiro de 2012 (domingo), de 14h às 18h. O candidato realizará as provas, somente, no pólo selecionado no ato da inscrição. O edital completo do processo de seleção encontra-se no sítio www.selecao.ifsudestemg.edu.br.

Isenção
A isenção da taxa de inscrição será concedida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais ao candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico,  e for membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135, de 26 de junho 2007. O Requerimento de Isenção de Taxa de Inscrição deverá ser entregue na Secretaria do Pólo E-tec de Timóteo, somente, no período de 1 a 10 de novembro de 2011.
 
E-tec Timóteo
O programa Escola Técnica Aberta do Brasil (E-Tec Brasil), no âmbito da política de expansão da educação profissionalizante, e programa do governo federal em parceria com os municípios e institutos que oferecem cursos técnicos. O objetivo central da escola é possibilitar o acesso dos cursos técnicos às regiões distantes das instituições de ensino técnico, incentivando os jovens a concluírem o ensino médio com uma formação profissional que os capacite a ingressar no mundo do trabalho.

Atualmente, funcionam no Pólo de Apoio Presencial E-Tec Timóteo cursos técnicos ofertados pelo IF Sudeste de Minas Gerais (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas) - Campus de Juiz de Fora, pelo IF Sul de Minas (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas) – Campus de Muzambinho e CEFET/MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais) - Campus de  Belo Horizonte.

Todos os cursos são oferecidos aos alunos que já concluíram o Ensino Médio – qualquer idade ou que estejam cursando o 2º ano do Ensino Médio. Os cursos são de nível Técnico com duração de dois anos e estágio obrigatório para a conclusão.


OS CURSOS OFERECIDOS

Formação    Vagas
Técnico Segurança do Trabalho    50
Técnico Serviços Públicos    50
Técnico em Eletrônica    25 vagas
Técnico em Informática    50
Técnico em Meio Ambiente    25
Técnico em PGTI (Planejamento e Gestão em Tecnologias da Informação)    25

Link da Matéria: http://www.jvaonline.com.br/novo_site/ler_noticia.php?id=93866

Nenhum comentário: