quarta-feira, dezembro 01, 2010

Mandato presente nos Movimentos Sindicais

CAMPANHA SALARIAL 2010-2011 DOS TRABALHADORES DA ARCELORMITTAL


    Na campanha salarial deste ano, que está sendo realizado pelo Sindicato Metasita, representando os trabalhadores metalúrgicos da Arcelor Mittal, em sua data base, marca o início de uma nova luta, que todo ano se repete, no período de discussão da pauta de reivindicações apresentadas pelos trabalhadores.
    Desde o início dos trabalhos, correm vários desdobramentos, que os Diretores do Metasita já sabem de cor. Como já publicado em vários informativos “Sem Censura”, em cada periódico é desvendado o jogo que é jogado.
    Inicialmente, a empresa procura trabalhar diretamente com o trabalhador, através dos gerentes de área, orientado pelo RH, no sentido de desmobilizar e desestimular o trabalhador de participarem da campanha salarial, Nas reuniões dentro da usina, adianta algumas respostas de itens da pauta de reivindicações, que foi construída pelo próprio trabalhador.
    Com o recebimento da pauta, é agendado reuniões de negociações, aí a empresa apresenta uma agenda extensa, transparecendo que as negociações serão duras e possivelmente protelatórias, com finalidade desgastar os Diretores do Metasita diante dos trabalhadores.
    No início das reuniões, o RH reclama da pauta apresentada, alegam aumento de custo e ingerência na gestão da empresa. Esquecem que para aumentar os lucros da empresa e os ganhos dos trabalhadores é necessário uma ação conjunta, onde todos tenham condições favoráveis para melhor cumprir a sua missão. Por exemplo, acabando com o turno fixo, desejo já manifestado pelos trabalhadores em escrutínio secreto, não representa nenhuma ingerência e não trará nenhuma perda para a empresa. Na realidade representa uma queda de braço, que só sacrifica o trabalhador. Em momento algum a empresa apresentou melhoria nos resultados da produção com a manutenção do horário fixo.
    Atendendo a pauta de reivindicações, a primeira vista, dá impressão de perda para a empresa, mas com o atendimento das reivindicações, a empresa verá que ela é também beneficiada, pois tem o trabalhador mais motivado.
    Para o sucesso da campanha salarial, os passos são dados ordenadamente, com a participação dos trabalhadores, primeiro se constrói uma boa pauta que atenda os anseios dos trabalhadores. Depois são as reuniões com o RH da empresa, que os Diretores do Metasita vem conduzindo de forma inteligente, no sentido de garantir conquistas tão necessárias aos trabalhadores. Agora, é a vez dos trabalhadores, fazerem a sua parte, participando de forma consciente das Assembléias de apreciação das propostas. Ninguém melhor que o trabalhador sabe como deverá se comportar neste momento, ele é parte viva do sindicato e sem a sua participação nada acontece, ou seja, a sua presença é imprescindível para que a Diretoria do Metasita tenha força para negociar.

    Assim, com a união de todos, terão uma campanha vitoriosa, onde todos ganharão.

José Cassemiro Vespasiano "Vespa"

Um comentário:

Unknown disse...

Vespa, quero parabeniza-lo pelo ótimo trabalho que tem prestando à nossa comunidade, nao só pelos encargos como legislativo mas pelas informações que você vem útilmente passando atravéz deste blog. E que seu compromisso com a verdade e a transparência contagie os demais integrantes da nossa câmara de timóteo, pra quem sabe alcançar também o gabinete do nosso atual prefeito. Obrigado