segunda-feira, dezembro 20, 2010

Conselho do Patrimônio Cultural

Saiu na Imprensa: Timóteo empossa Conselho do Patrimônio Cultural

 Diário Popular - 18/12/2010 00:00

TIMÓTEO - "Ocupação": "Experiência que instaura ambientes e relações, proposta que possibilita uma nova orientação do olhar sobre territórios, sobre as pessoas, sobre o lugar. Evidência, sobreposição e contaminação da rua, do corpo, da cidade. A ocupação se oferece como um convite para a re-atualização do enunciado, seja ele corpo ou paisagem. Matéria que opera sobre o homem, seu modo de vida e percepção do mundo".
A concepção de autoria do arquiteto suíço Peter ZUMTHOR, vencedor do prêmio Pritzker em 2009, resume os princípios norteadores do programa de ação da Secretaria Municipal de Educação denominada Ocupação Cultural, a ser lançado na próxima quarta-feira, 22, no Terminal Rodoviário de Timóteo.
A Ocupação Cultural da rodoviária é o primeiro resultado da Agenda Cultural, empreendida pela Secretaria de Educação através do Departamento e Cultura, que visa o reconhecimento, encontro e interação de artistas da cidade, para, a partir disso, propor ações efetivas de desenvolvimento cultural no município.
Esta ocupação consiste em uma programação onde os agentes das diversas manifestações artísticas timotenses poderão expor, mostrar e apresentar seus trabalhos e produtos culturais. Durante a programação, ocorrerá a posse do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural, órgão de assessoria sobre a política pública de proteção ao patrimônio histórico, artístico e cultural, nomeado pelo Prefeito Sérgio Mendes Pires através do Decreto 4.145 de 18/11/2010.
Além do cumprimento, pela primeira vez na história do Conselho de Patrimônio, da exigência de um representante da Câmara Municipal em sua composição, o critério de atuação comprovada por experiências técnicas bem sucedidas no campo cultural foi a premissa para a nomeação deste conselho paritário, formado por nove titulares e seus suplentes, representantes do poder público e da sociedade civil.
Integrando, artistas visuais, artistas plásticos, bailarinos, artesãos, carnavalescos, músicos, atores, arquitetos, agentes e gestores culturais, a Ocupação Cultural se propõe como um instrumento de articulação entre este grupo em favor da requalificação dos espaços públicos de Timóteo.

Saiba mais: 
http://www.diariopopularmg.com.br/mat_vis.aspx?cd=13545
Timóteo empossa Conselho do Patrimônio Cultural

Nenhum comentário: