terça-feira, maio 24, 2011

PT Timóteo

Saiu na Imprensa: PT de Timóteo anuncia candidatura própria em 2012

Diário Popular - 24/05/2011

     A regional do Partido dos Trabalhadores realizou nesta segunda-feira (23) uma reunião para começar a definir os planos para 2012, ano em que acontecem eleições municipais em todo o País. Na oportunidade, foram divulgados os nomes dos cinco pré-candidatos do partido para as prévias: o presidente do Metasita Carlos Vasconcelos; os vereadores José Vespasiano e Keisson Drumond; o sindicalista Gildásio José e o militante do PT, Humphrey Barbosa. Apesar de ainda não haver um nome certo, os dirigentes fizeram questão de afirmar que o partido está unido e que pretende, sim, ter uma candidatura própria no ano que vem.
    Ainda não há uma data definida para o anúncio do candidato oficial, mas espera-se que a partir da próxima segunda (30) as primeiras pistas sejam dadas, já que na data acontece a segunda Plenária do partido na cidade, quando a agenda de ações do PT será definida.
    O evento contou com diversas lideranças regionais do partido e com a presença do deputado federal Leonardo Monteiro, de Governador Valadares. Durante mais de duas horas, foram discutidas estratégias para que o partido alcance a unidade. De acordo com o vereador José Vespasiano, o Vespa, diferente de cinco anos atrás, neste momento o PT busca uma reestruturação, privilegiando a participação popular e alianças com partidos progressistas.


PERÍODO CONTURBADO
    A política na cidade vem seguindo de forma conturbada nos últimos seis anos, quando a Prefeitura teve nada menos do que três chefes do Executivo.     A sucessão de trocas começou em 2004, depois da reeleição de Geraldo Nascimento de Oliveira (PT). Em dezembro daquele ano, o PMDB local entrou com uma ação de impugnação do mandato eletivo, alegando uso da máquina pública na reeleição de Nascimento. Em setembro de 2005, a Justiça anulou as eleições e cassou o mandato do prefeito e do vice, Marinho da Costa Teixeira (PSB).
    Leonardo Rodrigues Lelé da Cunha (PMDB), que havia sido derrotado por Nascimento, assumiu a prefeitura. Vinte dias depois, Geraldo Nascimento conseguiu liminar na Justiça e voltou ao Executivo. Porém, em agosto de 2006, a Justiça Eleitoral manteve a decisão e cassou novamente o prefeito, fazendo com que Lelé retornasse ao Executivo, onde permaneceu por sete dias. Geraldo Nascimento recorreu da decisão.
    Em outubro de 2007, o TRE cassou o mandato de Nascimento e quem assumiu o cargo foi Geraldo Hilário (PDT), vice do segundo colocado nas eleições de 2004, Leonardo Rodrigues Lelé, que havia sido condenado, dias antes, por improbidade administrativa. Hilário permaneceu no cargo por apenas 30 dias. No fim de 2007, ele retornou ao Executivo por força de uma liminar concedida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que manteve a cassação do prefeito e vice eleitos.
   O Tribunal também manteve a decisão que considerou inelegível o segundo colocado, Leonardo Rodrigues, e quem assumiu a prefeitura foi Geraldo Hilário. Ele ainda se candidatou nas eleições municipais de 2008, disputando com Eduardo Carvalho (PT) e Sérgio Mendes (PSB), que ficou em segundo lugar no pleito e assumiu o cargo quando, em março do ano passado, Hilário foi cassado definitivamente por abuso de poder político e econômico.

VETO
    Durante o encontro de ontem, o deputado estadual valadarense Leonardo Monteiro comentou o veto da presidente Dilma Rousseff à Medida Provisória 512, impedindo a execução de projetos do setor automotivo que estavam em estudo para as regiões do Norte de Minas e dos vales do Jequitinhonha e Mucuri e que foi publicado na última sexta-feira (20) no "Diário Oficial da União".
    Segundo o parlamentar, a prioridade do governo federal é beneficiar os municípios mais pobres do Brasil e não ter uma visão localizada. "Não é possível, em detrimento de Minas, São Paulo e Rio de Janeiro, deixar de encaminhar projetos para as cidades do nordeste", explicou Leonardo na tarde de ontem.

Os 5 nomes às prévias do PT
    Carlos Vasconcelos: advogado e líder sindical. Atualmente preside o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Timóteo (Metasita).

    Gildásio José: sindicalista do Metasita e professor de história.

    Humphrey Barbosa: militante e fundador do Partido dos Trabalhadores na região. É especialista em marketing político e atua na área.

    José Vespasiano: ex-secretário de Educação do município. Formado em História e Bacharel em Direito, diretor da Escola Haydee Souza Abreu, exerce seu primeiro mandato como vereador.

    Keisson Drumond: exerce o segundo mandato na Câmara de Vereadores. Foi o vereador mais votado em 2008.




Nenhum comentário: