Títulos cancelados podem ser reativados
Os eleitores que tiveram o título cancelado conforme divulgado pela Justiça Eleitoral devem procurar o Cartório Eleitoral da sua cidade para solicitar a reativação do documento. O eleitor deve levar a identidade e o próprio título e pagar uma multa. Quem não fizer a regularização estará impossibilitado de votar nas próximas eleições em 2012.
Na comarca de Timóteo, conforme a chefe do cartório Luiza Maria de Sá, foram 646 títulos cancelados. Jaguaraçu teve 13 cancelamentos e Marliéria, 19. Um número considerado alto já que apenas 51 eleitores evitaram o cancelamento, procurando o cartório dentro do prazo estabelecido. Para os chefes de cartório, o número de brasileiros residentes no exterior pode ser uma das razões do alto número de cancelamentos.
A regularização do título é obrigatória para aqueles que não votaram nos três últimos turnos. Com o título cancelado, o eleitor fica impossibilitado de se inscrever em concurso público, tomar posse no serviço público, ingressar na faculdade, obter passaporte e várias outras restrições ligadas concorrência pública.Para informações sobre o processo de reativação do título ou o horário de funcionamento, o eleitor pode entrar em contato com o cartório de Timóteo 3848-3875.
Nenhum comentário:
Postar um comentário