domingo, março 13, 2011

Formação Profissional para Jovens

Saiu na Imprensa:  Usiminas Mecânica oferece oportunidade para jovens
Jornal Vale do Aço - 12/03/2011

IPATINGA - A Usiminas Mecânica está com inscrições abertas para o seu programa formação profissional. A iniciativa é voltada para jovens do Vale do Aço com idade entre 14 e 24 anos que estejam cursando ou tenham completado o ensino médio. A partir de agora, as inscrições podem ser feitas, em qualquer época do ano, por meio do site http://www.usiminasmecanica.com.br/.
    De acordo com o gerente de Recursos Humanos, Hildebrando Martins da Costa, o grande objetivo do programa é capacitar os participantes em áreas que exigem mão-de-obra qualificada. “Atualmente, o mercado já sente falta de alguns profissionais e daqui a alguns anos essa escassez será ainda maior. Por isso, investimos na formação e no desenvolvimento desses jovens, para que eles estejam aptos a atuar dentro e fora da empresa”.
    Só em 2010, a Usiminas Mecânica contratou cerca de 540 aprendizes. Um deles foi Diogo Pagani, 20 anos, que fez o curso de Torneraria e hoje atua como mandrilhador na área de Usinagem. Depois de um ano e meio de aulas teóricas e práticas, ele foi contratado em novembro do ano passado. “O curso é bem proveitoso e poder trabalhar na Usiminas Mecânica é uma grande oportunidade. Não vou parar de estudar, pretendo também fazer uma faculdade”, conta.
    Luiz Henrique Campos é outro exemplo de aprendiz que foi contratado pela Usiminas Mecânica. Depois de fazer o curso de Mecânica de Manutenção, ele ingressou na faculdade de Engenharia Mecânica, época em que foi também estagiário na empresa, e há quase um ano atua como engenheiro júnior. “Ser aprendiz me deu uma bagagem muito boa, até para a graduação. O curso amplia nossos horizontes e nos dá uma ótima base para a carreira”, conta.
    A formação do aprendiz pode durar de um a dois anos, dependendo da área escolhida. O candidato pode optar por dez cursos, que se dividem sempre em aulas práticas e teóricas: Manutenção Mecânica, Manutenção Elétrica, Soldagem, Processos Administrativos, Traçagem, Montagem de Estruturas, Usinagem, Torneraria, Calderaria e Mantenedor de Equipamentos e Sistemas Eletroeletrônicos.

Nenhum comentário: