terça-feira, outubro 11, 2011

Audiência Pública APERAM

Saiu na imprensa: CMT e Metasita discutem situação da Aperam
Jornal Vale do aço - 11/10/2011

    Foi realizada na noite desta segunda-feira (10), audiência pública na Câmara Municipal de Timóteo para discutir assuntos referentes à responsabilidade social da empresa Aperam na cidade de Timóteo e no Vale do Aço. De iniciativa do Metasita (Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Timóteo e Coronel Fabriciano), a audiência foi solicitada pelo vereador José Vespasiano (PT). Em novembro, uma nova audiência, também em Timóteo, será realizada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), com representantes do Governo Estadual e Federal.
    De acordo com o presidente do Metasita, Carlos Vasconcelos, o propósito maior do debate é entender quais são as intenções da empresa para com a cidade, já que não haveria um plano de investimentos, e desde a crise de 2008, alguns projetos estariam sendo tocados em outros países, projetos que seriam realizados na cidade. “O propósito maior é de tratar de um bem coletivo, as interferências que têm acontecido nas últimas décadas, principalmente após a privatização da Acesita. Qual reflexo está tendo na comunidade? A nova política, a nova ideologia implantada desde janeiro, com o novo nome de Aperam, não contempla a real necessidade da cidade”, critica.
 
Política de terceirizações
    O representante do Metasita alega que antes da privatização, a Aperam (Acesita) tinha mais de oito mil trabalhadores em Timóteo. Atualmente, são 2,4 mil empregados, sendo que a empresa tem terceirizado a maioria dos serviços. “Em agosto, a oficina mecânica foi fechada, demitindo 63 funcionários. Cada demissão tem um reflexo na sociedade”.

Projeto levado para a China
    A Aperam é produtora exclusiva na América Latina dos aços elétricos de grão orientado, os aços siliciosos. A linha de produção na planta da empresa em Timóteo seria duplicada em 2008, antes da crise. Porém, conforme o Metasita, o projeto foi interrompido. Segundo Vasconcelos, a empresa afirmou que, na época, estava fechando todos os projetos de expansão, visando à contenção de despesas. “Antes da crise de 2008 a empresa tinha anunciado um plano de investimento para a duplicação da linha de produção de aço silicioso. Recentemente recebemos a notícia que o projeto está sendo instalada na China, com nossos profissionais e nossa tecnologia”.

Nota da empresa
    Em contato com a assessoria de Comunicação da Aperam, a empresa informou que enviou uma carta à Câmara de Timóteo explicando não ser possível a presença na Audiência Pública. O motivo seria os compromissos já agendados anteriormente.
    A empresa ressaltou ainda que no último dia 12 de agosto, vereadores de Timóteo visitaram a empresa e vários pontos foram discutidos, entre eles, os que constam na pauta da audiência.

CMT e Metasita discutem situação da Aperam

Nenhum comentário: