sábado, outubro 15, 2011

Escola Estadual Haydée de Souza Abreu

Saiu na imprensa: Bullying é tema de palestra durante gincana em Timóteo

Jornal Diário do Aço - 15/10/2011

A palestrante estimulou o amadurecimento dos alunos, no sentido de como se relacionar com as outras pessoas na escola

    A Escola Estadual Haydée de Souza Abreu promoveu a sua terceira gincana cultural, com a participação de representantes da Fundação Aperam Acesita para a apresentação de uma palestra. Um dos temas escolhidos para o evento, o bullying, tem sido pauta constante na mídia, utilizado, inclusive, para tentar explicar algumas tragédias que vêm ocorrendo em instituições de ensino do mundo inteiro.
    A aula especial, de 50 minutos cada, foi ministrada em três dias e em turnos diferentes, para alunos do ensino médio, com faixa-etária de 15 a 18 anos. Para a escola, a iniciativa surtiu efeito positivo.
    A coordenadora de projetos da Fundação Aperam Acesita, Márcia Lessa, foi quem realizou a palestra. Segundo ela, a interação com as escolas possibilita aos profissionais da Fundação adquirir uma expertise, que pode e deve ser revertida em ações de orientação para as próprias instituições de ensino. “Durante todos esses anos, temos tido a oportunidade de vivenciar a realidade das escolas. Em função do nosso próprio trabalho, nos tornamos agentes de transformação desses ambientes. O bullying é um assunto diretamente ligado à convivência escolar. Assim, ao desenvolver a palestra, pensamos em orientações voltadas para a importância da boa convivência entre todos na escola”, explica Márcia Lessa.

Amadurecimento
    De acordo com a vice-diretora da escola, Patrícia Dornelas Reis, o assunto despertou o interesse dos estudantes, que esgotaram as inscrições antes mesmo do seu período de encerramento. “Realizamos diversas palestras e logo observamos o interesse dos alunos, que encheram a sala de aula nos três dias de palestra sobre bullying”, comentou.
    A palestrante estimulou o amadurecimento dos alunos, no sentido de como se relacionar com as outras pessoas na escola. “Nos relatórios produzidos pelos próprios participantes, percebemos o quanto eles aprenderam sobre o assunto. Eles agora sabem como evitar uma situação do gênero, portanto, a palestra funcionou como um recurso preventivo e isso é extremamente positivo para a escola”, destacou Patrícia Reis.

Bullying é tema de palestra durante gincana em Timóteo

Nenhum comentário: