domingo, novembro 21, 2010

Saiu na Imprensa : BR-381 está entre as obras do PAC-2

Diario do Aço - 20/11/2010 - 00h21

Ministério dos Transportes prevê investimentos em malha viária de 2011 a 2014 e fala em "adequação" da Rodovia da Morte. 

IPATINGA – O trecho Norte da BR-381, que soma 319 quilômetros entre Belo Horizonte e Governador Valadares, está entre as obras previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2). As diretrizes preveem para as rodovias brasileiras investimentos de R$ 48,4 bilhões de 2011 a 2014. O anúncio saiu na quarta-feira (17), durante reunião da presidente eleita, Dilma Roussef, com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e a coordenadora-geral do PAC, Míriam Belchior.
    O Ministério é responsável pela maior parte dos recursos do PAC 2. São quase R$ 109 bilhões para o setor de transportes, com a metade desse volume destinado à ampliação do sistema rodoviário.
    O Ministério dos Transportes tem projetos para a expansão da capacidade rodoviária, manutenção de rodovias, aeroportos e portos. Entre as obras está confirmada a “adequação” da BR-381 Norte, trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares.
    O detalhamento do projeto prevê como propostas básicas, a eliminação de pontos de estrangulamento em eixos estratégicos, incorporação de novas regiões ao processo de desenvolvimento, ampliação da integração física nacional aos países vizinhos, redução do custo de transporte, melhoria do tráfego e da segurança, restauração, conservação, sinalização e controle de peso e velocidade. Os resultados esperados são a melhoria da qualidade e da trafegabilidade, redução do índice de acidentes e contratos de manutenção de longo prazo.
    O termo “adequação” é empregado no mapa das obras rodoviárias para a BR-381, segundo a assessoria de imprensa do Dnit, porque de fato não será feita a duplicação ponto a ponto nos 301 quilômetros. Alguns trechos receberão apenas a correção de curvas e adequações.
Investimentos
    Os valores específicos destinados para a BR-381 são uma incógnita. Inicialmente o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) previa gastos de R$ 2,1 bilhões para duplicar o trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares, depois o valor subiu para R$ 2,5 bilhões e agora já se fala em R$ 3 bilhões.
    O valor exato, no entanto, vai depender dos projetos executivos ainda em andamento. Dos oito lotes licitados no começo do ano, dois estão em fase de conclusão e serão entregues neste fim de ano pelas empresas de engenharia. Outros seis serão concluídos somente no ano que vem.
    Dois lotes, talvez o trecho mais importante por prever um novo traçado para a estrada, entre Nova Era e Nova União, sequer teve lançados os editais. No primeiro certame nenhuma empresa interessou-se em fazer os estudos de engenharia do novo traçado, em locais de difícil acesso. O Dnit vai lançar um novo edital, ainda sem data confirmada.

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