quinta-feira, janeiro 13, 2011

Nota de Repúdio - A.E.S.T - Associação das Escolas de Samba e Blocos caricatos de Timóteo

NOTA DE REPÚDIO

Quantos anos mais Timóteo vai ficar sem carnaval?

    A Associação das Escolas de Samba e Blocos Caricatos de Timóteo (A.E.S.T) vem a público formalizar veemente repúdio à ação da Administração Municipal de Timóteo em relação ao possível cancelamento do CARNAVAL 2011.
    Na última sexta-feira, o município encaminhou, através do secretário de Desenvolvimento Econômico e do Procurador Geral, ofício às agremiações carnavalescas, fato que nos causou grande surpresa, pois conversas anteriores junto às agremiações não norteavam este trágico fim. Em suma justifica-se que: "... a prudência recomenda que esta Administração Municipal não destine verbas públicas para a realização desse evento popular, anual e periódico, sem que sejam esclarecidas, equacionadas e saneadas questões anteriores, sobremaneira as de cunho financeiro que levaram à intervenção da Justiça Federal no âmbito da Administração Municipal".
    Até quando Timóteo pode ficar sem carnaval? O Dr. Hamilton Roque, procurador da atual administração, prefeito Sérgio Mendes, também foi procurador na gestão do ex-prefeito Geraldo Nascimento, época em que a cidade ficou sem carnaval por oito anos - ainda não sabemos se por motivos administrativos, políticos ou religiosos.
    É necessário esclarecer que a prestação de contas da verba repassada às escolas de samba e aos blocos caricatos pela prefeitura de Timóteo foi apresentada ao setor contábil para análise e aprovadas em sua íntegra, demonstrando a idoneidade e o respeito com o dinheiro público de nossa entidade, fundada em 1980. A AEST se encontra com toda a sua documentação regular. Lembramos ainda que a nossa associação não apresenta nenhum vínculo ou pendência judicial junto à oscip Idheas ou junto à administração municipal.
    A AEST reconhece a gravidade da situação envolvendo a organização do carnaval anterior que resultou em investigação da Polícia Federal e na concentração de credores, nos quais prestadores de serviços, blocos carnavalescos e escolas de samba, fato este que ainda nos causa grande constrangimento. Hoje as Escolas de Samba de Timóteo atravessam grave crise financeira e os dirigentes e entidades são os mais penalizados.
Mas é importante ressaltar que a AEST vem buscando junto aos poderes públicos (Administrativo e Legislativo), desde o ano passado, o firme propósito de retomar as discussões sobre o endividamento das escolas de samba, que ocorreu no período do carnaval de 2010. As dívidas, as pendências judiciais e a investigação policial não são frutos de nenhuma novidade nem de uma análise de última hora. Esperamos contar com uma decisão ponderada e respeitável da administração municipal que deve ser sempre exemplo de diálogo e respeito a acordos, sobretudos em compromissos firmados por seus funcionários e dirigentes.
    Há tempos que as nossas manifestações culturais estão fora dos espaços da nossa cidade, há tempos que nossa cultura está esquecida e dispersa. Ficam as perguntas:
Por que acabar com o carnaval de Timóteo?
O que está acontecendo com a nossa cidade, que era destaque em qualidade de vida?
Até quando a cultura de Timóteo vai ficar a reboque de decisões mesquinhas?
Nosso patrimônio cultural são os nossos músicos, nossos artistas, nossas manifestações, nossa identidade. Esse patrimônio não pode morrer, a cidade não merece isso.
Reafirmamos nossa posição contrária a qualquer movimento ou ação que resulte no cancelamento do carnaval.

Associação das Escolas de Samba e Blocos Caricatos de Timóteo (A.E.S.T)
Léscia Emídio
Medianeira Almeida
Leonardo Mayrink

Nenhum comentário: