segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Centro Regional de Referência em Crack

Saiu na Imprensa: Timóteo terá Centro Regional de Referência em Crack  
Atendimento da unidade abrangerá as cidades da Região Metropolitana do Vale do Aço 
                                                                    Jornal Vale do Aço - 26/02/2011 

    Por iniciativa do governo municipal, Timóteo foi um dos municípios selecionados pelo governo federal para a implantação do Centro Regional de Referência em Crack e outras Drogas, que atenderá a Região Metropolitana do Vale do Aço. Em todo o país, serão implantados 45 centros que integrarão a rede nacional de combate às drogas. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (25) pela assessoria de Comunicação da PMT. 
    
“Essa é uma grande conquista para a população de nossa região”, comemora o secretário municipal de Assistência Social, Enéias Reis, frisando a importância da atuação integrada entre as esferas municipal, estadual e federal na área de segurança pública. No final do ano passado, a Prefeitura de Timóteo inscreveu seu projeto de enfrentamento às drogas na Secretaria Nacional Antidrogas, sendo contemplado.
    
“A proposta do governo federal estabelece a participação de universidades, por isso convidamos o Cefet-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica), campus de Timóteo, para a execução do projeto, por reconhecer a sua eficiência na área de gestão educacional e de capacitação profissional”, expõe o secretário. O Centro deve entrar em funcionamento em abril e será responsável pela capacitação de profissionais da área médica e de assistência social que lidam com a população em situação de risco.
 
Ações
    
Dentro das ações de combate e prevenção contra as drogas, a Prefeitura de Timóteo, através da Secretaria de Assistência Social, mantém convênio com as clínicas Clirec e Monte Sinai, que oferecem tratamento para dependentes químicos. “Entendemos que a família não pode desprezar o usuário de drogas nas mãos dos traficantes. Ele precisa passar por tratamento especializado e depois ser inserido no meio social”, comenta Enéias Reis, lembrando que a Organização Mundial de Saúde classifica o consumo de drogas como uma questão de saúde.  
    
Além dos convênios com o CRAS, a Prefeitura de Timóteo, através da Secretaria Municipal de Educação, é parceira da Polícia Militar no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que atende as escolas do município.

Dep. André Quintão

André é reeleito presidente da Comissão de Participação Popular

     A composição e presidência das comissões permanentes para esta legislatura foram definidas esta semana na Assembleia. Na primeira reunião da Comissão de Participação Popular (CPP), que abriu seus trabalhos na quinta-feira, dia 24, o deputado André Quintão foi reeleito para a presidência e terá como vice o deputado Fred Costa (PHS). André foi o primeiro presidente da CPP, em 2003, responsável por sua implantação e introdução das audiências públicas de debate das leis orçamentárias. Ele destacou a importância da participação da sociedade organizada na elaboração do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2012/2015, que acontecerá este ano, com audiências públicas em todas as regiões do Estado, e do papel que a CPP tem cumprido de interlocutora da sociedade mineira com os poderes nos mais diversos temas. A Comissão definiu manter suas reuniões ordinárias às quintas-feiras, às 14h30. Compõem, também, a CPP, como membros efetivos, os deputados Antônio Lerin (PSB), Bosco (PCdoB) e Carlin Moura (PCdoB).

domingo, fevereiro 27, 2011

ProUni

MEC divulga lista para segunda etapa do ProUni
 Hoje em Dia - 27/02/2011 
 
    O Ministério da Educação e Cultura (MEC) divulgou hoje a lista dos pré-selecionados na primeira chamada da segunda etapa de inscrições para receber uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). A consulta ao resultado da primeira chamada poderá ser feita pelos candidatos inscritos na página do ProUni na internet http://siteprouni.mec.gov.br
    Os pré-selecionados terão um prazo de 28 de fevereiro a 4 de março para comparecer às instituições de ensino e comprovar as informações declaradas na inscrição, segundo MEC. Caso ainda existam bolsas disponíveis, será realizada uma segunda chamada em 13 de março.
    De acordo com o MEC, ao final das duas chamadas, os candidatos ainda não pré-selecionados ou que tenham sido pré-selecionados para cursos em que não houve formação de turma constarão em uma lista de espera que estará disponível às instituições de ensino a partir de 21 de março. A classificação do candidato vai considerar a primeira opção de inscrição. Caso não tenha ocorrido formação de turma nessa primeira opção, a classificação se dará na opção seguinte, até a terceira.
    A partir da classificação na lista de espera, as instituições de educação superior convocarão os estudantes, entre 21 e 25 de março, para verificação das informações prestadas na inscrição. Não será necessária a confirmação, por parte do candidato, do interesse em participar da lista. A segunda etapa, de acordo com o MEC, é uma segunda chance àqueles que não foram pré-selecionados na primeira etapa ou àqueles que não efetuaram a inscrição no ProUni.

Partido dos Trabalhadores

Saiu na imprensa: PT de ipatinga quer superar divergências
Conselho político inicia mobilização rumo à disputa em 2012
Diário do Aço - 27/02/2011 - 00h02

 “Todos os nomes do Partido dos Trabalhadores que ainda integram o governo Robson Gomes (PPS) o fazem por contra própria, sem a aprovação do partido”. A afirmação é do presidente da comissão provisória da legenda, Antônio Pirralho, ao avaliar o resultado da reunião plenária do dia 19 de fevereiro, quando cerca de 150 lideranças de todas as correntes internas estiveram reunidas para tratar do futuro do partido em relação à participação da eleição municipal de 2012 e reafirmar a oposição ao atual governo.
    Segundo Pirralho, o partido em Ipatinga vem de um desgaste sem igual na história depois de enfrentar a eleição extemporânea de 2010 e, logo em seguida, a eleição geral. Por causa dos conflitos, o PT no município sequer concluiu as eleições internas (PED), suspensas pela direção estadual, situação ocorrida também em outros municípios. Por isso, o PT permanece sem diretório e é comandado por uma direção provisória, até que a direção nacional estabeleça uma data para a realização do PED em caráter extraordinário.
    Em Ipatinga, enquanto aguarda essa decisão, a atual comissão tem o papel de preparar o partido para a eleição de 2012. Alguns dos encaminhamentos desaguaram na plenária de sábado (19), no bairro Veneza II. O evento, conta Pirralho, teve convocação criteriosa, para permitir a presença de todos os líderes. No total, compareceram 150 pessoas, entre elas os quatro vereadores da bancada petista, o ex-prefeito João Magno de Moura a ex-vereadora Lene Teixeira. O ex-deputado Ivo José não compareceu. O ex-prefeito Chico Ferramenta e a ex-deputada Cecília Ferramenta justificaram a ausência, por causa de acidente envolvendo a mãe do ex-prefeito, internada em Belo Horizonte.
    Também participaram o ex-deputado Virgílio Guimarães, e os deputados federais Leonardo Monteiro e Gabriel Guimarães.
    Entre os resultados, a plenária definiu o recadastramento do banco de filiados, a ser iniciado em breve. Segundo o dirigente, Ipatinga tem hoje em torno de 8.500 filiados e o recadastramento visa conhecer concretamente quem permanece e verificar quem saiu do partido.
    O entendimento do grupo é que o PT de Ipatinga tem nomes fortes para a disputa municipal em 2012 e caberá ao conselho político, criado na plenária, reorganizar todas as correntes internas e sustentar uma candidatura.
Oposição
    A maior parte do encontro petista tratou mesmo é do debate sobre a política local. O presidente do PT, Antônio Pirralho, lembrou que, tão logo ocorreu o impedimento da posse de Chico Ferramenta (PT) e, em seguida, a cassação do segundo colocado, Sebastião Quintão (PMDB), o presidente da Câmara Municipal, Robson Gomes (PPS) teve que assumir o governo interinamente, o partido não se omitiu. O PT definiu o apoio, tanto político quanto técnico, para que o governo funcionasse e atendesse às necessidades básicas da população nas áreas essenciais como saúde e educação.
    “Nem podia ser diferente, afinal, o Robson integrava a coligação que tinha Chico Ferramenta como candidato em 2008. Mas a resolução que tratava dessas questões perdeu a validade a partir do momento que, ainda em 2009, foi marcada a primeira eleição extemporânea e Robson Gomes, com apoio de outro grupo político, foi candidato”, lembrou.
    Segundo o dirigente, tanto na primeira extemporânea marcada para setembro de 2009, em que o PT tinha Lene Teixeira como candidata, quanto na segunda convocação da eleição, em maio de 2010, quando foi lançado o nome de Cecília Ferramenta, não houve perspectiva de composição com o PPS, partido que, segundo Pirralho, não tinha base suficiente para tocar o governo com as propostas implementadas pelo PT nos 16 anos anteriores. “E nesta plenária, por unanimidade os dirigentes reafirmaram a oposição programática e política ao PPS e ao governo Robson Gomes, materializando o que já era de amplo entendimento”, detalhou.
Desafios vão além de divergências
    Além de reestruturar o seu quadro de filiados, esfacelado após a eleição extemporânea e os rachas daquela época, ainda há questões como o que fazer com os membros de seus quadros que estão no governo a quem o PT declara oposição, ocupando cargos de confiança ou mesmo por indicação da própria bancada de vereadores petista no Legislativo. A própria oficialização da oposição ao governo na plenária encontrou algumas resistências, vencidas em votação.
    E os nomes do partido que na disputa da extemporânea divergiram e foram apoiar outras candidaturas? Pirralho garante que a construção que se faz agora é de um partido em que a decisão da maioria deverá ser respeitada. Ainda sobre os motivos da divergência na extemporânea, Pirralho avalia que os prazos nas duas convocações de extemporânea não permitiam que se aprofundassem debates e os deslizes foram inevitáveis. 
    Na primeira convocação, por exemplo, o grupo Ferramenta não concordou com a indicação de Lene e foi apoiar a candidatura de Rosângela Reis (PV). Depois, na segunda convocação em 2010, o grupo Ferramenta conseguiu implantar a candidatura da então deputada Cecília e partes dos grupos divergentes foram apoiar o candidato do PPS. “Agora, o quadro é outro e há tempo mais do que suficiente para uma reconstrução do partido. As divergências serão superadas e o partido não deve ir para disputas com desentendimentos.
    Para isso, vamos iniciar uma série de debates nas regionais de Ipatinga em que todos os filiados poderão opinar e decidir. O que for deliberado será transmitido ao conjunto de filiados. Agora, os desvios deverão sofrer as penalidades estatutárias que poderiam ter sido aplicadas na extemporânea, inclusive com expulsões. Não há outro caminho para resolver isso”, defende Antônio Pirralho.

PT de ipatinga quer superar divergências

quarta-feira, fevereiro 23, 2011

Reforma política

 Líder do PT no Senado conclama sociedade para participar da reforma política

Partido defende voto proporcional em lista e financiamento público de campanha
 
     Antiga plataforma petista, a Reforma Política dá novos passos para a concretização. Nesta quarta-feira (23) acontece a primeira reunião da Comissão da Reforma Política, criada nesta terça-feira (22) no Senado Federal. Os senadores terão como tarefa analisar as matérias sobre a reforma, em tramitação no Congresso Nacional, e realizar audiências públicas com a participação de especialistas da área, elaborar um relatório final e apresentar projeto sobre a matéria.
    A Comissão foi instalada pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB/AP) que pediu a apresentação de resultados em 45 dias. O líder do PT no Senado, Humberto Costa, diz que esse tempo é mais do que suficiente. “São muitos os trabalhos, muitas as discussões feitas no Brasil e muitas propostas elaboradas. Um trabalho de compilação dessas propostas já vai permitir estabelecer quais são os grandes eixos, divergências e convergências”, explica.
Para ele, a reforma política é um mecanismo indispensável para a democracia brasileira e vai beneficiar toda a sociedade. “Nós do PT defendemos já de muito tempo a proposta de reforma política eleitoral. A reforma que nós defendemos é aquela onde há o fortalecimento dos partidos. Nós defendemos o voto proporcional em lista e o financiamento público de campanha. Nós vamos tornar as disputas mais igualitárias e fortalecer a democracia no Brasil”, defende.
    Segundo ele, a defesa do partido é “incorporar a sociedade nessa discussão, sob pena de não conseguirmos uma reforma política avançada”. O líder afirma que a mobilização social é indispensável para que a reforma aconteça. A Comissão da Reforma Política, que será presidida pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ) é formada por 15 senadores. (Julita Kissa – Portal do PT)

Veja entrevista:
http://www.youtube.com/watch?v=-N5tZ08GF_0&feature=player_embedded

BR - 381

Duplicação da BR-381 deve começar no segundo semestre deste ano

    Na tarde desta quarta-feira, 16, o deputado federal Leonardo Monteiro, acompanhado da prefeita de Governador Valadares Elisa Costa e prefeitos do Médio Piracicaba, se reuniu com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, e com representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), para tratar do início das obras de duplicação da BR-381. “Temos urgência para o início da duplicação da rodovia, pois precisamos garantir, tanto para os motoristas quanto para as pessoas que residem às margens da BR, segurança e qualidade de vida. Hoje a rodovia é conhecida como rodovia da morte. Queremos que logo ela seja conhecida como rodovia do desenvolvimento”, ressaltou Monteiro durante a reunião.
     O parlamentar afirmou que a duplicação dos dois primeiros trechos deve começar no segundo semestre deste ano, a partir de Belo Horizonte, que é o mais perigoso. “O trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares entra em processo de licitação até a primeira quinzena de maio para começar a ser executado no início do segundo semestre desse ano”, contou.
     Sobre a duplicação do trecho entre Governador Valadares e Belo Oriente, o diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT, Jony Lopes, afirmou que o projeto de reestruturação da rodovia está sendo revisto em alguns trechos. “Foi feito um novo estudo de viabilidade técnica que apontou a necessidade de duplicação da BR-381 do trecho que vai de Belo Oriente a Valadares”, afirmou.
     A rodovia, que é considerada a mais importante de Minas Gerais pela ligação que faz entre os demais estados do país, registrou o maior número de mortes em acidentes de trânsito em 2010 em Minas Gerais. Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, 344 pessoas perderam a vida nesta via, que contabilizou 9.890 acidentes.

terça-feira, fevereiro 22, 2011

Vagas Estágio CEMIG

Cemig oferece vagas para estágio


No total, serão 386 vagas, sendo 212 para nível superior e 174 para nível técnico



     A Cemig abre, a partir desta quinta-feira (24), inscrições para o Programa de Estágio 2011. No total, serão 386 vagas, sendo 212 para nível superior e 174 para nível técnico. O estágio está previsto para começar em abril, com duração de oito meses e carga horária de quatro horas, de segunda a sexta-feira. Os estagiários selecionados receberão bolsa de complementação escolar, sendo 1,4 salário mínimo para estudantes de nível superior e 1,1 salário mínimo para os de nível técnico, com direito a seguro de acidentes pessoais e vale-transporte.
    O candidato deverá responder, imediatamente após realizar a inscrição pela internet, a uma prova on line de conhecimentos gerais e atualidades. Para finalizar o processo de inscrição, é necessário encaminhar ao Instituto Euvaldo Lodi, até o dia 13 de março, a declaração escolar, conforme modelo próprio do instituto presente no site (contendo nome completo, curso, período, ano ou módulo em que se encontra matriculado com a previsão de formatura e o histórico escolar atualizado comprovando média de 60% do último período cursado), para comprovação dos dados escolares.
    A postagem deverá ser feita até o dia 13 de março para o endereço: Instituto Euvaldo Lodi - Rua Alagoas, nº 76 – Bairro Funcionários – Belo Horizonte/MG – CEP: 30140-060. As entrevistas técnicas com os candidatos pré-selecionados serão realizadas na última semana de março, e a contratação dos estagiários está prevista para o dia 18 de abril.

Especificações
    Para se inscrever, o candidato deve estar matriculado e frequentar no penúltimo ou no último ano do curso, para estágio de nível superior. Para estágio de nível técnico, o candidato deverá estar no último ano do curso.  
    A empresa concederá, também, estágios a estudantes que já tenham concluído cursos de nível técnico e que, para o exercício legal da profissão, necessitam cumprir determinada carga horária para o recebimento do certificado de conclusão (estágio obrigatório). Neste caso, o estudante deverá apresentar declaração da instituição de ensino, comprovando a relação estudante/escola e a necessidade do estágio.

Nível Superior:
Administração, Administração Financeira, Administração Pública, Agronomia, Arquitetura, Biblioteconomia, Ciências Atuariais, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciência da Computação, Ciência da Informação, Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas), Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Engenharia de Produção Civil, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Florestal, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Estatística, Geografia, Geologia, Matemática, Nutrição, Psicologia, Redes de Computadores, Serviço Social, Sistemas de Informação, Tecnologia da Informação, Tecnologia da Qualidade, Tecnologia em Normalização e Qualidade Industrial, Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia em Processamento de Dados.

Nível Técnico:
Agrícola, Administração, Agropecuária, Construção Civil, Contabilidade, Edificações, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Formação Gerencial, Gestão de Processos, Informática, Instrumentação, Mecânica, Meio Ambiente, Qualidade, Química, Segurança do Trabalho, Trânsito e Transportes, Telecomunicações e Zootecnia.

Inscrições: www.fiemg.com.br/iel
As inscrições vão até 13 de março e devem ser feitas pelo site do Instituto Euvaldo Lodi – IEL (www.fiemg.com.br/iel). 

segunda-feira, fevereiro 21, 2011

CMT

Câmara de Timóteo oferece qualificação profissional à seus servidores

    
Na manhã desta sexta-feira os servidores da câmara municipal de Timóteo participaram de uma palestra sobre “Relacionamento Interpessoal: motivação como diferencial competitivo” ministrada pelo professor universitário Gerson Mourão. O encontro contou com a participação expressiva dos servidores e vereadores.
     Na abertura Douglas falou sobre a importância de um bom relacionamento no ambiente de trabalho, principalmente em si tratando do poder público. “ Acredito que esta palestra foi uma injeção de ânimo à todos. É uma oportunidade para que cada um faça uma avaliação de suas ações e veja o que precisa ser mudado, pois devemos estar sempre num processo de transformação para acompanharmos o mercado de trabalho que exige qualificação profissional em todos os sentidos.”,disse.
     Na palestra Gerson falou sobre a necessidade de mudança. Segundo ele, 90% das pessoas não fazem nada para mudar o ambiente em que trabalha e apenas 10% apresenta novas propostas. Falou também sobre o descomprometimento que muitos têm para com seu trabalho. “Tem servidor que acha que porque está próximo da aposentadoria não precisa se renovar, o que na verdade é o contrário, pois a renovação deve ser a cada dia”, alertou. Para exemplificar está necessidade de mudança o palestrante citou a história da águia que após 35 anos de vida passa por um doloroso processo de transformação para viver mais 35 anos.
     Também estiveram presentes técnicos da vigilância sanitária da prefeitura municipal, que explicaram aos presentes sobre a ação da dose homeopática no organismo, reduzindo os efeitos colaterais da dengue, caso a pessoa seja contaminada pelo aedes egypti . Ao final todos foram convidados a tomar uma dose da vacina.


Saiba mais: www.plox.com.br

sexta-feira, fevereiro 18, 2011

 VEREADOR APRESENTA REQUERIMENTOS

 
    Na última Reunião Ordinária, 16 de Fevereiro de 2011, o Vereador José Vespasiano-Vespa do PT, apresentou 3 Requerimentos solicitando informações do Poder Executivo.

Requerimento nº 30/2011 - Solicita informações sobre Certificação do Município no Circuito Turístico Mata Atlântica.
Objetivo: Com a certificação do município, a cidade habilita-se junto a Secretaria de Estado de turismo a receber o ICMS- Turístico. 


Requerimento nº 31/2011 – Solicita informações sobre a conservação da quadra poliesportiva do Bairro Ana Rita.
Objetivo: A quadra do Bairro Ana Rita foi entregue a comunidade meados do mês de Fevereiro de 2009. Passado dois anos a quadra encontra abandonada e estamos cobrando da Administração Municipal informações para conservar a referida quadra que é o único espaço de lazer do Bairro Ana Rita e Bairros adjacentes.


Requerimento nº 32/2011 – Solicita informações sobre a falta de medicamentos na Rede Pública de Saúde.
Objetivo: Estamos recebendo várias reclamações da falta de medicamentos na rede pública, solicitamos informações do motivo da falta dos medicamentos e o prazo para regularização dos referidos medicamentos.
    Os requerimentos acima foram aprovados pelo plenário da Câmara e segue para o Executivo, que tem o prazo de 30 dias para responder, conforme o Regimento Interno da Câmara Municipal de Timóteo.

quinta-feira, fevereiro 17, 2011

Vereadores pedem vista a veto total da PMT


Vereador Vespa (PT), defende Lei de Ocupação do Solo     


    Em reunião ordinária realizada na tarde desta quarta-feira (16), os vereadores de Timóteo apreciaram o veto total ao projeto de lei 3.513, que “acrescenta dispositivos à lei 3.036, que dispõe sobre a proibição de construção de prédio com mais de dois pavimentos nas ruas Francisco Gonzaga, Heitor Vila Lobos e Ernesto Nazareth, situados no loteamento Alto Serenata. O projeto gerou muita polêmica e dividiu as opiniões. “A lei de uso e ocupação do solo, que vai nortear as construções de prédios na cidade, já está sendo elaborada. Então não justifica aprovar leis relacionadas a bairros isolados. A região do bairro Alto Serenata, fica próxima ao centro do município e as construtoras têm interesse em investir lá. Ipatinga está perdendo recursos por causa de leis que restringem a construção de prédios”, defendeu Wanderley Nobre (PSB).
    Já o petista José Vespasiano (PT) se posicionou contra. “Estou inseguro. Acho que o projeto tem que que ser repensado. O capital não pode se sobrepor à vida. Hoje a gente se preocupa com o capital, amanhã poderemos ter que preocupar com as vidas, tendo em vista que estamos ocupando o solo sem nenhuma preocupação. Temos o exemplo do que aconteceu na região serrana do Rio de Janeiro. Não sou contra a verticalização, nem contra o desenvolvimento. Estou pedindo bom senso, enquanto não existir a lei de uso e ocupação do solo. É muito sério o que nós estamos votando. O dia que morrer uma pessoa eu vou cobrar de vocês”, desabafou Vespa.
     Diante do pedido de vista ao projeto, feito pelo vereador Vespa e endossado pelo colega de partido Keisson Drumond e pela vereadora Guaraciaba Gomes (PMDB), o presidente da Casa, Douglas Willkys (PSB) levou o pedido para apreciação do plenário. Com cinco votos, o projeto foi vistado. O procurador geral da Câmara, Luiz Vieira explicou que o pedido de vista trancou a pauta e, dessa forma,  nenhum outro projeto foi votado.



quarta-feira, fevereiro 16, 2011

REMÉDIO HOMEOPÁTICO CONTRA A DENGUE

REMÉDIO HOMEOPÁTICO CONTRA A DENGUE É REALIDADE EM NOSSO MUNICÍPIO

    Compareça em uma das Unidades de Saúde mais próxima de sua casa e receba a dose do remédio homeopático.
     Uma conquista do nosso Mandato para todos os cidadãos, após dois anos utilizando as proposições legislativas, hoje podemos comemorar a aquisição do medicamento pelo Prefeitura Municipal, mas é importante lembrar que este medicamento não é vacina, ele ameniza os efeitos da doença.
     O medicamento homeopático é regulamentado pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resultados em outros municípios comprovam que quem toma o medicamento sem estar doente tem uma proteção, e quem toma as gotinhas estando  doente tem diminuída a duração do quadro, além de não ter contra-indicações, inclusive para gestantes. Estudos comprovam que a substância apresenta relevante contribuição para menizar os sintomas da doença. 

  

    
A dengue é um problema de todos nós! Cada um de nós somos responsáveis por nossas casas, lotes vagos e nos locais de trabalhos. Seja você também um agente de combate.

terça-feira, fevereiro 15, 2011

Café com a PRESIDENTA

Governo cria incentivos para formação técnica de jovens e trabalhadores


 "Não é por falta de opção que você não vai ter acesso à universidade"...

     A presidenta Dilma Rousseff explica como funcionará o Programa Nacional de Acesso à Escola Tecnica (Pronatec), com lançamento previsto para março. O novo Financiamento Estudantil (Fies), agora mais acessível a estudantes da baixa renda, também é assunto do Café com a Presidenta.
Transcrição


Leia a entrevista da Presidenta Dilma no última dia 14/02, no programa café com a Presidenta.

sexta-feira, fevereiro 11, 2011

PSDB - Partido da Enganação


Alckmin faz propaganda enganosa com o chapéu alheio


    Mais uma incoerência tucana e mais uma demonstração de hipocrisia que vem do ninho neoliberal. Em São Paulo, o governador Alckmin anuncia, com pompa, que o salário mínimo no estado passa a ser de R$ 600. Isso significa um aumento de 7%.
Lá em Brasília, a bancada do PSDB propõe para o salário mínimo nacional os mesmos R$ 600. Comparado com o mínimo atual, de R$ 510, o reajuste é de 17,6%. Ou seja, se aplicassem o índice em São Paulo, o piso regional deveria ser de R$ 660.
    Outro detalhe tão importante quanto: esse mínimo que o governo tucano do Estado de São Paulo diz pagar não vale para todas as categorias. Portanto, não é um salário mínimo de verdade, pois não abrange o conjunto dos trabalhadores.
    E mais. Esse tipo de reajuste não é aplicado para os trabalhadores públicos do Estado nem para os aposentados e pensionistas que vivem em São Paulo.
    Hipocrisia: fazem propaganda enganosa com o dinheiro alheio. Só os empresários da iniciativa privada é que são submetidos ao piso.
    O Estado, suposto benfeitor e autor da medida, não paga

Matéria que a imprensa nacional não divulga, por quê?
 

quinta-feira, fevereiro 10, 2011

Dep. André Quintão

André propõe pacto para erradicar a miséria em Minas


Em seu primeiro pronunciamento na Tribuna da Assembleia na nova Legislatura, tão logo foram abertos os trabalhos nesta quarta-feira, dia 2, o deputado André Quintão propôs que a Assembleia mineira seja protagonista de uma articulação no Estado – envolvendo os poderes e a sociedade - pela erradicação da miséria em Minas Gerais. “Vamos construir uma agenda, não subordinada aos poderes executivos, mas em parceria com os Executivos Nacional e Estadual”, propôs.
    Nesta mesma quarta-feira, André protocolou um requerimento à Mesa Diretora, solicitando a realização, ainda no primeiro semestre, de um Fórum Técnico sobre a Erradicação da Miséria em Minas. Em seguida, formalizou um pedido de audiência com o Governador Antônio Anastasia para propor o envolvimento do Estado na realização do Fórum Técnico, viabilizando a participação efetiva dos secretários de Estado. Também fez contatos com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para obter o seu apoio. A ideia é que o Fórum Técnico, após palestras e debates de especialistas e de representantes de toda a sociedade, resulte em um documento que subsidie a elaboração das políticas públicas sociais com vistas à erradicação da miséria.
    Minas Gerais pode estabelecer um pacto e ser o primeiro Estado a erradicar a miséria”, afirmou André na Tribuna, lembrando que a presidente Dilma deixou muito claro que essa é uma prioridade do Governo Federal e que não se viabilizará sem o envolvimento dos Estados e da sociedade. O deputado citou os avanços obtidos nos governos Lula que resultaram na inclusão de 30 milhões de brasileiros e os desafios que ainda se impõem: aqueles que ainda vivem nos assentamentos, os jovens incorporados ao tráfico ou ao uso das drogas como o crack, os desempregados não absorvidos pelo mercado por falta de qualificação profissional, os quilombolas, os indígenas, entre outros segmentos.
    Para André, Minas Gerais tem todas as condições de dar este salto com políticas que façam avançar seu modelo econômico, “ainda colonial, preso às exportações de minério e café sem agregar valor”, políticas sociais efetivas e ações regionais para o enfrentamento das desigualdades mineiras: “O combate à miséria em Minas depende de uma política territorial também. Minas tem que se integrar nesse objetivo estratégico”, afirmou.

CONCURSO PÚBLICO

Concurso para áreas de Saúde e Administração

Prefeitura de CORONEL FABRICIANO

 
     A Prefeitura de Coronel Fabriciano realiza concurso público para preenchimento de 190 vagas para cargos de níveis alfabetizado, fundamental, médio e superior nas áreas de Administração e Saúde. Os salários variam de R$ 519,41 a 1.244,68 e a jornada de trabalho para cargos ofertados varia de 20 a 40 horas semanais. As inscrições, que tiveram início nesta quarta-feira (9), prosseguem até 13 de março. As provas serão realizadas em abril. A taxa de inscrição varia de R$ 31 a R$ 74.
     O processo seletivo constará de provas objetivas de múltipla escolha, conhecimentos gerais, específicos e de saúde pública, de acordo com o cargo disputado, conforme consta nos editais. O concurso terá validade de dois anos e poderá ser prorrogado por mais dois anos.

Cargos e vagas

      Para candidatos à área de Saúde são ofertadas vagas de nível alfabetizado para o cargo de campeiro. Para nível fundamental completo, auxiliar de enfermagem e auxiliar de saúde bucal; e de nível médio completo para o cargo de técnico em Raio X. Já para nível superior, os cargos são: cirurgião dentista, cardiologista, clínico geral, dermatologista, endocrinologista, ginecologia, infectologista, oftalmologista, otorrinolaringologista, pediatra, pneumologista, psiquiatra, urologista e biólogo. Aos candidatos com deficiência física são ofertadas 13 vagas.
     Na área de Administração as vagas de nível fundamental são para motorista de veículos leves e pesados, bombeiro hidráulico, calceteiro, eletricista, pedreiro e pintor. Para nível fundamental completo as vagas são para os cargos de operador de máquinas; e de nível médio para agente de trabalho de trabalho social, de trânsito, fiscais de obras, posturas e tributos municipais, além de técnico em edificações e meio ambiente. Para nível superior os cargos são para arquiteto, assistente social, contador e engenheiro civil. Ainda são destinadas nove vagas para candidatos com deficiência física. 
     As inscrições podem ser feitas pelo site www.imam.org.br ou no posto de atendimento instalado no Terminal Rodoviário de Fabriciano, na rua Dr. Pedro Nolasco, Centro, das 9h às 12h; e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. Os editais estão disponíveis no site da Prefeitura.

Inscreva se aqui: 
http://www.imam.org.br/index.php?pagina=concurso&concurso=685&assunto=100
Área da Saúde 

Área de Administração

quarta-feira, fevereiro 09, 2011

AUDIÊNCIA PÚBLICA - Prestação de Contas PMT

    A Câmara Municipal de Timóteo, convida à toda comunidade para a Audiência Pública de Prestação de Contas do último quadrimestre 2010 do Município de Timóteo.

Data: 11 de fevereiro (sexta-feira) de 2011
Horário: 14:00
Local: Plenário da Câmara de Timóteo

Encontros Regionais Sind-UTE/MG


Errata - Encontro Regional Vale do Aço - IPATINGA
Escola Estadual Manuel Izidio - 08:00/12:00

Av. João Valentin Pascoal nº865 - Centro, Ipatinga
Obs: Entrada por trás (R. do Bretas Hipermercado), escola em obras.

terça-feira, fevereiro 08, 2011

Transporte Público

Saiu na Imprensa: Tarifas de ônibus estão entre as mais caras
Jornal Vale do Aço - 08/02/2011 00:00

    As tarifas de transporte coletivo de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo, de R$ 2,40, são a quarta mais caras do Estado e também estão entre as mais caras do país, na comparação com as 27 capitais brasileiras. Além das principais cidades do Vale do Aço, Contagem, Belo Horizonte, Betim e Uberlândia apresentam tarifas entre R$ 2,40 e R$ 2,55, valores superiores aos de cidades como Florianópolis, Curitiba e Brasília. O município de Contagem possui a tarifa mais cara de Minas, com a cobrança de R$ 2,55.
    O reajuste de R$ 0,20 na passagem de Ipatinga, realizado em 22 de dezembro de 2010 pela Saritur, proprietária da Autotrans (empresa que tem a concessão nos três municípios do Vale do Aço), revoltou ainda mais os passageiros. “Eu acho errado esse preço. Eu venho do Bom Jardim para o Centro, uma distância muito curta, e não acho justo pagar todo esse dinheiro”, reclamou a aposentada Benigna Fernandes, 57. “Desse jeito vai ser preciso andar de bicicleta em Ipatinga”, protestou a passageira, que acha injusto o valor cobrado, de R$ 2,40.
    Quem também não concorda com o valor das passagens é a dona de casa Helena Marim, 50. “A passagem deveria ser mais barata. Alguns trajetos em Ipatinga são muito curtos, e muitas vezes não compensa pagar esse preço. Muitos bairros são tão próximos que desembolsar R$ 2,40 é um absurdo”, declarou Helena, que apesar de viver no Bairro Cidade Nova, pertencente a Santana do Paraíso, acha injusto a cobrança realizada no município vizinho. “O passe do meu ônibus (da empresa Univale) é R$ 2,10. É muito mais barato andar de uma cidade para outra do que circular em Ipatinga”, observou a dona de casa, lembrando que a passagem de ônibus da linha Industrial-Ipatinga (também da empresa Univale) é de apenas R$ 2,00.

    Ao contrário da maioria dos passageiros, o cabeleireiro Francisco Lopes, 60, acha correto o valor cobrado pela Autotrans. “O preço varia de acordo com as condições dos carros. Os ônibus de Ipatinga são ótimos, já usei o transporte público de muitas cidades em São Paulo, Rondônia e Rio de Janeiro, e poucas têm um transporte público de qualidade como aqui”, afirmou o morador do Bairro Caravelas, que usa o ônibus diariamente para ir ao trabalho, no centro da cidade. “A qualidade dos ônibus de Itabira é horrível. É preciso entender que não tem como manter o serviço com uma tarifa menor. Aqui as pessoas também percorrem grandes distâncias, de um bairro que fica no fim da cidade até o hospital ou até o Horto, com ônibus em bom estado de conservação”, declarou.

Variação de preços
    O superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Marcos Pimentel Bicalho, disse que o valor da tarifa varia de cidade para cidade, pois diversos fatores influenciam o preço final da passagem. “São particularidades de cada região. Custo, manutenção e idade da frota, salários dos funcionários, custo de vida, impostos, entre outros. Entretanto, muitos municípios sequer sabem quanto custa o transporte público e só reajustam a tarifa quando os vizinhos aumentam”, enfatizou.
    Bicalho também ressaltou que a ANTP desenvolveu um projeto de lei para reduzir a carga tributária que incide no transporte urbano. “A proposta está para ser votada no Senado. É necessário que exista um esforço mútuo de todas as esferas do poder público. Não adianta a União reduzir o imposto sobre o diesel, por exemplo, se o município aumentar outra taxa”, afirmou o superintendente.

Autotrans justifica alto valor
    Por meio de sua assessoria de imprensa, a Autotrans informou que o preço cobrado no Vale do Aço se deve ao alto custo de vida na região (Com informações do site do jornal Hoje em Dia).


Tarifas de ônibus estão entre as mais caras

Programa de Formação Profissional da Vale

Programa da Vale abre inscrições

    Estão abertas entre os dias 9 e 20 de fevereiro as inscrições para o Programa de Formação Profissional da Vale. Os candidatos selecionados irão participar do curso de Operação Ferroviária oferecido pela empresa, que tem como objetivo formar profissionais ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM).
    No último ano, foram treinados mais de 3.000 jovens em diversas formações técnicas em todos os estados onde a empresa atua. O curso é composto de duas fases, uma teórica e outra prática. A primeira será ministrada no Senai de Vitória (ES), com duração de aproximadamente dois meses e terá carga horária diária de 8h. Nesse período, os jovens irão receber uma bolsa-auxílio de R$ 400.
Já na fase prática, que dura de quatro a oito meses, os jovens selecionados serão contratados por tempo determinado para atuar na EFVM. Nesse período, receberão salário de R$ 1.000,00 e benefícios semelhantes aos concedidos aos empregados da mineradora, como vale-alimentação, refeição, planos de saúde e odontológico. A carga horária de trabalho é de 8h diárias.


Para participar é preciso ter concluído o ensino médio.

As inscrições devem ser feitas pelo site: 
 www.vale.com/oportunidades

segunda-feira, fevereiro 07, 2011

Remédios gratuitos contra hipertensão e diabetes

"Saúde Não Tem Preço" inicia distribuição de remédios gratuitos contra hipertensão e diabetes


Programa lançado pela presidenta Dilma e pelo ministro Padilha deve dobrar número de beneficiários do Aqui Tem Farmácia Popular

    A rede de farmácias e drogarias conveniadas à rede Aqui Tem Farmácia Popular começa a oferecer, a partir desta quinta-feira (3), medicamentos gratuitos para o tratamento de hipertensão e diabetes. O anúncio foi realizado pela presidenta da República, Dilma Rousseff, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Até o dia 14 deste mês, todos os 15.069 estabelecimentos credenciados já terão aderido plenamente ao programa, após concluírem a adaptação dos sistemas de vendas.
    “Cuidar da saúde de uma sociedade está entre as obrigações intransferíveis de um Estado democrático, comprometido com a justiça social e o bem-estar das famílias”, disse a presidenta Dilma Rousseff, durante a solenidade de lançamento do programa.
    A presidenta Dilma destacou que os medicamentos são o item de maior peso no bolso das famílias mais humildes: 12% da renda da população mais pobre são gastos com remédios, contra 1,7% no caso das faixas de maior poder aquisitivo. “Não podíamos admitir que este ônus de origem social colocasse em risco a vida de portadores pobres de disfunções para as quais a medicina já tem tratamento seguro e garantido”, enfatizou. 
     A oferta de medicamentos gratuitos na rede Aqui Tem Farmácia Popular foi normatizada por portaria do Ministério da Saúde e viabilizada por acordo com sete entidades da indústria e do comércio farmacêutico (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa – Interfarma; Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais – Alanac; Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos - Pró-Genéricos; Sindicato das Indústrias de Produtos Farmacêuticos do Estado de São Paulo – Sindusfarma; Associação Brasileira de Redes de Farmácia e Drogarias – Abrafarma; Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico – Abcfarma; Federação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias – Febrafar).
    “Pelo acordo, o Ministério se compromete a ampliar a oferta de medicamentos pelo programa e o setor produtivo a reduzir sua margem de lucro sobre cada medicamento, para que o usuário o leve para a casa sem nenhum custo”, explicou o ministro Alexandre Padilha.
    O impacto no orçamento do Aqui Tem Farmácia Popular será acompanhado e mensurado pelo ministério com base nas informações do sistema de gerenciamento do programa. A expectativa é que o acesso da população aos medicamentos oferecidos gratuitamente cresça substancialmente.

Ouça o áudio:
Presidenta Dilma Rousseff - parte I e parte II 
Ministro Alexandre Padilha - parte I e parte II 

Saiba mais:
www.saude.gov.br

sábado, fevereiro 05, 2011

IPTU 2011

 REDUÇÃO DO IPTU 2011

     A concessão do benefício atende aposentados, viúvas, pensionistas, divorciados, separados judicialmente e de fato, contribuintes de baixa renda e desempregados. O prazo para solicitação da redução vai até o dia 16 de março.  

    Não há  necessidade de novo requerimento, no caso dos proprietários ou locatários (munidos do contrato de aluguel) de imóveis aposentados, viúvas, pensionistas, divorciados e separados que já se cadastraram em anos anteriores. Os demais beneficiários (baixa renda e desempregados) têm que requerer a redução do imposto.
 Documentação necessária

    No caso de viúva é exigida a certidão de óbito ou certidão de casamento, caso não conste o nome do pretendente ao beneficio fiscal no documento. Os separados devem levar documento judicial de separação. Quem estiver desempregado, além dos documentos pessoais, deve apresentar também a carteira profissional, constando a data da rescisão, com carência de um ano, a partir da data de saída e vencimento do IPTU. O contribuinte de baixa renda deve apresentar um comprovante de renda de até R$ 600. 

Saiba mais: Gab. Vespa - 38486046 

quarta-feira, fevereiro 02, 2011

Resultado do processo seletivo 1 de Timóteo

Divulgado o resultado do processo seletivo 1 de Timóteo 

Já está disponível no site da Prefeitura Municipal de Timóteo  e no site da Fundação Geraldo Perlingeiro de Abreu, o resultado final do primeiro processo seletivo realizado pela administração municipal em 2011.

Prefeitura Municipal de Timóteo

Campanha Salarial SINSEP

Saiu na Imprensa: Sinsep inicia discussões para campanha salarial
Direito a uniforme, vale refeição e regularização das promoções estarão na pauta 
Diário do Aço - 02/02/2011 - 00h01
TIMÓTEO – O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinsep) inicia as discussões para a campanha salarial 2011. Nesta semana, a diretoria do sindicato está recolhendo sugestões entre os servidores públicos do município para a confecção da pauta de reivindicação. Nas próximas semanas a categoria será convocada para uma assembléia geral para discussão das propostas sugeridas.
    De acordo com o presidente do sindicato, Israel dos Passos Arcanjo, depois da aprovação a pauta será encaminhada a Prefeitura de Timóteo.
    “Nossa data base precisa ser fechada até 1º de maio, mas estamos antecipando para evitar justificativas por parte da administração na hora de analisar as solicitações” ressaltou.
    No ano passado a categoria conquistou um reajuste de 10% que foi dividido em quatro parcelas. Para 2011 o presidente espera retomar alguns itens que ficaram de fora da última campanha. Entre eles o direito a uniforme, vale refeição e regularização das progressões verticais (promoções).
    As demandas para a campanha salarial 2011 serão recolhidas nos setores de trabalho até o fim desta semana ou pelo “Fale Conosco” no site do Sinsep no endereço www.sinseptimoteo.com.br.

Terceirização UPA

Saiu na Imprensa: Destino da UPA permanece incerto
 O Sindicato dos Servidores de Timóteo (Sinsep) não concorda que a iniciativa privada administre a UPA de Timóteo
Diário Popular - 02/02/2011 00:00

TIMÓTEO - Há mais de um mês, a Prefeitura Municipal de Timóteo admitiu que vai contratar uma empresa para gerenciar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Olaria. O objetivo é tentar solucionar os problemas financeiros que a unidade traz para os cofres públicos do município.
    Contudo, desde que o procurador da Administração Municipal, Hamilton Roque, fez o anúncio da "gestão compartilhada", definição que se enquadraria melhor no que pretende do Executivo, nada saiu do papel.
     Pelo menos três empresas teriam se interessado em gerir a UPA e feito propostas para a Administração Municipal. O menor preço foi oferecido pela Fundação Hospitalar de Minas Gerais, de Belo Horizonte. Em segundo lugar, ficou a Fundação São Camilo, que administra o Hospital e Maternidade Vital Brazil.
     Enquanto não define a empresa que vai executar o serviço, a Administração Municipal vive seu primeiro conflito com o Sindicato dos Servidores Públicos de Timóteo (Sinsep). A entidade é contra a decisão de passar para a iniciativa privada a gestão do UPA.
     Israel de Passos, presidente do sindicato, lembrou que o atual prefeito Sérgio Mendes (PSB) foi à imprensa para criticar a atitude do seu antecessor Geraldo Hilário (PDT), que também terceirizou a saúde do município.
    "Não vai haver economia uma vez que vão se perder os investimentos feitos na capacitação dos funcionários que prestam serviço no UPA e ainda queda na qualidade do atendimento", alegou Passos. Ele comentou ainda que alguns servidores concursados serão prejudicados no processo de recolocação, uma vez que a empresa que vai administrar a UPA não poderia trabalhar com funcionários de carreira.
    "Atualmente existem verbas do governo federal para ajudar no custeio das Unidades de Pronto Atendimento. A Prefeitura deveria mudar de foco e buscar um convênio nesses moldes para Timóteo", opina.
    O Sinsep teme que haja uma precarização dos serviços na UPA ao ser passado para a iniciativa privada. "A Prefeitura alega que não consegue manter o serviço na unidade, mas vai passar para uma empresa R$ 400 mil, a título de convênio, só posso visualizar perda para quem precisa dos serviços", considerou Israel.


ESCLARECIMENTO AO LEGISLATIVO
    Durante a reunião ordinária desta terça-feira (1º), na Câmara Municipal de Timóteo, o procurador do município Hamilton Roque confirmou para os vereadores que o governo ainda não contratou nenhuma empresa. O assunto foi levantado pela maioria dos parlamentares que estavam no plenário.
    Para o presidente da Casa, Douglas Wilkkys (PSB), a causa do agravamento do problema da UPA é o atendimento a usuários de outros municípios. O parlamentar comentou que quase 40% das demandas são de cidades vizinhas como Antônio Dias, Jaguaraçu, Marliéria, Córrego Novo, Pingo D'água, entre outros.
    "O Legislativo não é contrário ao processo de gestão compartilhada, mas sim do método como foi feito pelo ex-prefeito Geraldo Hilário. Critiquei o processo, e não a atitude dele na época", comentou Willkys.


Saúde pública volta a ser polêmica entre municípios
TIMÓTEO - A negligência de atendimento a uma criança motivada pelo registro de nascimento ter sido feito em Coronel Fabriciano traz à tona um antigo problema na saúde pública regional.
    E para polemizar ainda mais a situação, o vice-prefeito de Timóteo, Marcelo Afonso (PR), declarou nesta terça-feira (1º) que Timóteo não vai mais bancar o atendimento médico de municípios grandes, como Coronel Fabriciano. "Timóteo se tornou um município miserável", declarou.
    Atualmente, a Unidade de Pronto Atendimento do bairro Olaria consome dos cofres públicos R$ 700 mil todos os meses, em recursos do município. E os serviços de urgência e emergência que funcionam por 24 horas recebem demandas de várias cidades pequenas do Vale do Aço.
    Chico Simões (PT), prefeito de Coronel Fabriciano, disse que respeita a opinião do vice-prefeito, mas não concorda com ela. "Isso só pode ter sido dito no calor da discussão ou então por alguém que não entende o funcionamento do SUS, que determina como deve ser o atendimento à saúde pública no Brasil", declarou.
    Simões falou que o SUS, baseado na Constituição Federal, determina que no território brasileiro, qualquer cidadão, independentemente da sua nacionalidade, tem direito à assistência na saúde.
    "E principalmente na Região Metropolitana do Vale do Aço é comum um paciente, tanto de Ipatinga, Timóteo, Coronel Fabriciano e Santana do Paraíso, consultar em qualquer uma das quatro cidades, pois estamos em uma região conurbada", justificou.
    Simões argumentou também que gostaria que o vice-prefeito, de uma maneira minimamente justa, pudesse compreender ou aceitar o atendimento médico de dezenas de trabalhadores que moram em Coronel Fabriciano e geram riquezas em Timóteo.
    Segundo o prefeito, só com o pensamento desse tipo pode se colocar em prática o funcionamento da Região Metropolitana. "Prefiro não levar a sério essa ameaça, pois tenho certeza que foi feita por alguém que não conhece a lei que rege o SUS. Se ele conhecesse as determinações legais saberia que uma declaração como essa seria uma atitude criminosa", finalizou.