segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Centro Regional de Referência em Crack

Saiu na Imprensa: Timóteo terá Centro Regional de Referência em Crack  
Atendimento da unidade abrangerá as cidades da Região Metropolitana do Vale do Aço 
                                                                    Jornal Vale do Aço - 26/02/2011 

    Por iniciativa do governo municipal, Timóteo foi um dos municípios selecionados pelo governo federal para a implantação do Centro Regional de Referência em Crack e outras Drogas, que atenderá a Região Metropolitana do Vale do Aço. Em todo o país, serão implantados 45 centros que integrarão a rede nacional de combate às drogas. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (25) pela assessoria de Comunicação da PMT. 
    
“Essa é uma grande conquista para a população de nossa região”, comemora o secretário municipal de Assistência Social, Enéias Reis, frisando a importância da atuação integrada entre as esferas municipal, estadual e federal na área de segurança pública. No final do ano passado, a Prefeitura de Timóteo inscreveu seu projeto de enfrentamento às drogas na Secretaria Nacional Antidrogas, sendo contemplado.
    
“A proposta do governo federal estabelece a participação de universidades, por isso convidamos o Cefet-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica), campus de Timóteo, para a execução do projeto, por reconhecer a sua eficiência na área de gestão educacional e de capacitação profissional”, expõe o secretário. O Centro deve entrar em funcionamento em abril e será responsável pela capacitação de profissionais da área médica e de assistência social que lidam com a população em situação de risco.
 
Ações
    
Dentro das ações de combate e prevenção contra as drogas, a Prefeitura de Timóteo, através da Secretaria de Assistência Social, mantém convênio com as clínicas Clirec e Monte Sinai, que oferecem tratamento para dependentes químicos. “Entendemos que a família não pode desprezar o usuário de drogas nas mãos dos traficantes. Ele precisa passar por tratamento especializado e depois ser inserido no meio social”, comenta Enéias Reis, lembrando que a Organização Mundial de Saúde classifica o consumo de drogas como uma questão de saúde.  
    
Além dos convênios com o CRAS, a Prefeitura de Timóteo, através da Secretaria Municipal de Educação, é parceira da Polícia Militar no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que atende as escolas do município.

Nenhum comentário: