quinta-feira, fevereiro 10, 2011

Dep. André Quintão

André propõe pacto para erradicar a miséria em Minas


Em seu primeiro pronunciamento na Tribuna da Assembleia na nova Legislatura, tão logo foram abertos os trabalhos nesta quarta-feira, dia 2, o deputado André Quintão propôs que a Assembleia mineira seja protagonista de uma articulação no Estado – envolvendo os poderes e a sociedade - pela erradicação da miséria em Minas Gerais. “Vamos construir uma agenda, não subordinada aos poderes executivos, mas em parceria com os Executivos Nacional e Estadual”, propôs.
    Nesta mesma quarta-feira, André protocolou um requerimento à Mesa Diretora, solicitando a realização, ainda no primeiro semestre, de um Fórum Técnico sobre a Erradicação da Miséria em Minas. Em seguida, formalizou um pedido de audiência com o Governador Antônio Anastasia para propor o envolvimento do Estado na realização do Fórum Técnico, viabilizando a participação efetiva dos secretários de Estado. Também fez contatos com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para obter o seu apoio. A ideia é que o Fórum Técnico, após palestras e debates de especialistas e de representantes de toda a sociedade, resulte em um documento que subsidie a elaboração das políticas públicas sociais com vistas à erradicação da miséria.
    Minas Gerais pode estabelecer um pacto e ser o primeiro Estado a erradicar a miséria”, afirmou André na Tribuna, lembrando que a presidente Dilma deixou muito claro que essa é uma prioridade do Governo Federal e que não se viabilizará sem o envolvimento dos Estados e da sociedade. O deputado citou os avanços obtidos nos governos Lula que resultaram na inclusão de 30 milhões de brasileiros e os desafios que ainda se impõem: aqueles que ainda vivem nos assentamentos, os jovens incorporados ao tráfico ou ao uso das drogas como o crack, os desempregados não absorvidos pelo mercado por falta de qualificação profissional, os quilombolas, os indígenas, entre outros segmentos.
    Para André, Minas Gerais tem todas as condições de dar este salto com políticas que façam avançar seu modelo econômico, “ainda colonial, preso às exportações de minério e café sem agregar valor”, políticas sociais efetivas e ações regionais para o enfrentamento das desigualdades mineiras: “O combate à miséria em Minas depende de uma política territorial também. Minas tem que se integrar nesse objetivo estratégico”, afirmou.

Nenhum comentário: