segunda-feira, abril 18, 2011

Fora da Lei

Senador recusou-se a fazer o teste do bafômetro


    O senador Aécio Neves (PSDB-MG) teve a Carteira Nacional de Habilitação apreendida por estar com o documento vencido e por se recusar a fazer o teste do bafômetro numa Operação Lei Seca na Avenida Bartolomeu Mitre, no Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Aécio foi parado na blitz na madrugada deste domingo (17) e segundo as informações divulgadas pela Secretaria de Estado de Governo do Rio, o senador recusou-se a fazer o teste do bafômetro.
    De acordo com a Secretaria de Governo, Aécio Neves foi multado. O senador não teve o carro apreendido, pois apresentou um condutor habilitado, e foi liberado.
    A assessoria de imprensa de Aécio Neves informou que o senador não sabia que a carteira de habilitação estava vencida. De acordo com a assessoria, o tucano tinha saído da casa de amigos e voltava para sua residência, no Leblon, com a namorada.
    Ainda segundo a assessoria, os policiais reconheceram o senador e solicitaram a documentação, que foi imediatamente apresentada. Quando os policiais alertaram que a habilitação estava vencida, Aécio Neves disse que não sabia que estava vencida.
    A recusa do teste de bafômetro é considerada uma infração gravíssima, representa 7 pontos na carteira e vale multa de R$ 957. Dirigir com a carteira de habilitação vencida também é uma infração gravíssima e representa 7 pontos. A multa de R$ 191,54.

O pior não é o bafômetro, mas o ‘abafômetro’   

    "O caso se agrava por um legislador se recusar a fazer o teste do bafômetro. Aí é muito mais feio. Se o abuso do álcool fosse brando, certamente teria feito o teste. Sendo um abuso pequeno, as pessoas entenderiam. A recusa parece dever-se a um abuso maior.  
    A mídia diz apenas que Aécio se recusou a usar o bafômetro. Ora, cadê o jornalismo? Em que estado os policiais que pararam o senador relatam que ele estava para chegarem ao ponto de pedirem o teste? Em que velocidade ele dirigia? Cadê o relato dos policiais?   
    Grave mesmo, nesse caso, é o uso do “abafômetro” midiático, instrumento que só funciona para políticos tucanos."
 por Eduardo Guimarães

Nenhum comentário: