quinta-feira, abril 28, 2011

Passe Livre

Recadastramento libera mais assentos para idosos em ônibus coletivos
 
    A partir de 11 de abril, os maiores de 65 anos residentes no município de Timóteo poderão usufruir dos lugares que estão além da catraca eletrônica no transporte público gratuito. Para garantir esse acesso os idosos devem fazer o recadastramento para obter a carteirinha da empresa de transportes Autotrans (Cartão Autopass). Conforme prevê o Estatuto do Idoso, as pessoas com 65 anos ou mais têm assegurada ainda a prioridade na hora do embarque e 10% dos assentos devidamente reservados e identificados.
    A Secretaria de Assistência Social de Timóteo está orientando os maiores de 65 anos a procurar a Autotrans, à rua 31 de Março, n° 10, ao lado da garagem da empresa, munidos de carteira de identidade, CPF e comprovante de residência para atualização do cadastro. A carteirinha de passe livre tem validade por três anos e será entregue no Conselho Municipal do Idoso, no Centro Social Urbano, bairro Primavera.
    O Secretário de Assistência Social, Enéias Alves dos Reis, explica que conforme entendimentos com a empresa Autotrans, o idoso poderá escolher o local de assento dentro do coletivo para evitar que passageiros fiquem em pé na hora que o ônibus arrancar. “Com isso, buscamos maior segurança e conforto para o passageiro da terceira idade”, afirma Enéias.
    A apresentação de documento pessoal (carteira de identidade) só dá acesso aos primeiros lugares à frente dentro dos coletivos. Os cadastros podem ser feitos até 10 de junho.
Deficientes - Segundo Enéias Alves dos Reis, secretário de Assistência Social de Timóteo, o contrato de concessão do Cartão Autopass Gratuito com Acompanhante para uso de pessoas deficientes e seus acompanhantes está sendo revisto para renovação. “Em breve, este grupo também fará a atualização dos seus cadastros”, acrescenta Enéias.


Saiba mais: http://www.timoteo.mg.gov.br/noticias.aspx?cd=712

Nenhum comentário: