sábado, junho 25, 2011

Dep. Estadual André Quintão

Catadores discutem Plano Estadual de Coleta Seletiva
e fazem reivindicações


    O II Encontro Estadual “Por uma Coleta Seletiva e Inclusão Social Produtiva dos Catadores” foi encerrado na sexta-feira, dia 17, em Belo Horizonte, no Centro Mineiro de Resíduos Sólidos, com a aprovação do Plano Estadual de Coleta Seletiva, que vinha sendo construído por entidades e governo, e de um documento de recomendações e reivindicações aos diversos poderes públicos, entregue às autoridades presentes e que será encaminhado ao Governador Anastasia.  
    O deputado André Quintão participou de duas mesas do Encontro: a que apresentou a edição do Manual da Coleta Seletiva e o diagnóstico dos catadores em Minas, realizados com recursos de emenda popular ao Orçamento do Estado; e da Mesa de Encerramento, representando a Assembleia Legislativa. André destacou a necessidade de uma convergência de atuação entre os vários níveis de governo e da sociedade para a concretização do documento aprovado. “Da mesma forma que surpreendem o nível de organização e avanços conquistados pelos catadores, as condições de vida e trabalho de muitos deles exigirão esse esforço coletivo”, afirmou.
    Nesse sentido, o deputado propôs como “dever de casa” a organização dos catadores para o processo de debates do PPAG 2012/2015 este ano, de forma a garantir emendas que incluam as ações previstas e, também, para a audiência pública que será realizada sobre a sustentabilidade social da Copa de 2014.     “Queremos que a Copa seja uma oportunidade de qualificação profissional e aumento de renda e não de exclusão ou segregação social”, afirmou. Destacou, ainda, o programa “Brasil sem Miséria”, do Governo Dilma, que inclui investimentos na atuação dos catadores e será debatido no Seminário Legislativo da Assembleia.
Bolsa  Reciclagem
    Entre as propostas finais resultantes do II Encontro estão o incremento da coleta seletiva nos órgãos públicos, a garantia de capital de giro às associações e cooperativas, especialmente para os períodos de instabilidade do mercado, apoio à moradia digna, remuneração pelos seus serviços ambientais prestados aos municípios e efetiva implantação do Plano Estadual de Coleta Seletiva. Outra proposta foi a criação, por Projeto de Lei, da Bolsa Reciclagem, inspirada na Bolsa Verde, que remunera a proteção ambiental.

Nenhum comentário: