sexta-feira, julho 29, 2011

Abertas inscrições para contratação de professores para o Cefet-MG em Timóteo 

O Tempo

    A partir desta quinta-feira (28), estão abertas as inscrições para a contratação de professores temporários para o Cefet-MG. O processo seletivo visa o preenchimento de vagas de professor temporário para os campi de Belo Horizonte, Leopoldina, Timóteo e Araxá. Os docentes serão contratados por tempo determinado para os cursos técnicos e de graduação da instituição.
    Ao todo serão ofertadas 15 vagas, para os campi de Belo Horizonte e Araxá. As vagas são para as áreas de engenharia de computação e de automação industrial.
Para se candidatar é necessário preencher o formulário e o currículo no formato lattes, disponível o site da instituição.
    No dia da entrevista o candidato deve apresentar a cópia da carteira de identidade, bem como documentos curriculares. O processo seletivo contará de análise curricular e entrevista e/ou prova escrita e prova didática, todas as etapas têm caráter eliminatório.
    As inscrições se encerram às 21h do dia 7 de agosto.

Saiba mais:
http://www.plox.com.br/caderno/educacao/abertas-inscricoes-para-contratacao-professores-para-o-cefet-mg-timoteo 
Abertas inscrições para contratação de professores para o Cefet-MG em Timóteo

quarta-feira, julho 27, 2011

Remuneração ou Subsídio

Professores têm que escolher regime salarial
Servidores estaduais optam por remuneração ou subsídio; decisão deve levar em conta perfil de cada um
Super Noticia - 27/07/2011

    Os professores estaduais de Minas têm até o dia 10 de agosto para escolher como preferem receber seus salários, em regime de subsídio ou de remuneração. O servidor que não procurar a Superintendência Regional de Ensino que cuida da instituição à qual ele está vinculado será automaticamente inserido na primeira opção. Há pouco menos de duas semanas para o fim do prazo, especialistas alertam que a escolha deve ser feita de acordo com o perfil de cada trabalhador, e que eles devem ficar atentos para não se enganarem com a falsa ilusão de aumento de salário.
    A necessidade de escolha entre os regimes surgiu de uma proposta do governo, feita em janeiro, para atender à reivindicação de melhores salários. Diante das reclamações dos servidores de que o piso mineiro é menor que o nacional, o Estado propôs a unificação de todas as gratificações dos funcionários da Educação, mas dando fim aos benefícios ao longo da carreira. Na prática, é o subsídio. A proposta não atendeu às expectativas dos servidores públicos, que completam hoje 49 dias de greve. Mesmo assim, o Estado manteve a proposta e deu um prazo até agosto para que eles façam sua escolha.
    "O subsídio desvaloriza a carreira e causa prejuízos para os servidores", argumenta a coordenadora do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE), Beatriz Cerqueira.
    O subsecretário de Estado de Gestão de Recursos Humanos, Antônio Luiz Noronha, explicou que o subsídio pretende unificar as remunerações e eliminar distorções salariais. "O subsídio valoriza os antigos servidores e incentiva os novos profissionais a escolherem a carreira de educador". 


Perfil    
    Segundo o consultor em desenvolvimento econômico Ricardo Melo, os servidores que tiverem mais facilidade em guardar e reinvestir dinheiro devem optar pelo regime de subsídio, já que terão um salário maior. "Essa sobra deve ser investida em uma conta de poupança ou em outro investimento. Aqueles que não conseguem poupar devem escolher a remuneração para poder acumular as gratificações.

Professores têm que escolher regime salarial

terça-feira, julho 26, 2011

Saúde Pública de Timóteo

FALTA DE MEDICAMENTOS NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL É QUESTIONADO PELO VEREADOR VESPA- PT
Abaixo Assinado é enviado ao Prefeito e Ministério Público
    É  comum recebermos em nosso Gabinete reclamações de cidadãos questionando a falta de medicamentos na Rede pública Municipal, Remédios da Atenção Básica e Medicamentos de uso contínuo ( colírios).
    Recentemente, um morador do Bairro Bromélias usou a Tribuna da Câmara reclamando da dificuldade de acesso aos  medicamentos de uso contínuo (colírio) para sua esposa, e na oportunidade informou à todos que estava buscando assinaturas de moradores que encontrava – se  na mesma situação. 
    Nosso Mandato,  recebeu o abaixo assinado com mais de 120 assinaturas, e encaminhou ontem (25/07/2011), ofício com cópia do mesmo ao   Prefeito Municipal para solicitar a regularização  dos medicamentos  e ao Ministério Público  para às devidas providências no sentido de garantir aos usuários o direito de obter tal medicamentos .
    Assim, aguardarmos  que   este impasse  seja resolvido o mais rápido, e que a nossa população  não seja prejudicada por um direito que é garantido em lei.

domingo, julho 24, 2011

NOTA DE REPÚDIO

    O Vereador José Vespasiano – Vespa – PT manifesta veemente repúdio à forma como a atual Administração Municipal de Timóteo, vetou de forma autoritária e antidemocrática, o nome do Deputado Estadual André Quintão para proferir palestra durante a 9º Conferência de Assistência Social que aconteceu nos dias 22 e 23 de Julho de 2011.
    Os Conselheiros Municipais de Assistência Social são legítimos fiscalizadores das políticas públicas  do nosso município e através da maioria de seus membros elegeram o nome do Deputado Estadual André Quintão para  proferir a palestra na conferência supra citada.
    André Quintão é assistente social, sociólogo, deputado estadual em terceiro mandato com enorme respaldo em atuação nesta área, sendo o autor da Lei Estadual 19.444/2011 – Que cria o Sistema Único da Assistência Social,  é referência nos segmentos da área social e tem se destacado na organização e discussão do PPAG (Plano Plurianual de Ação Governamental) no estado de Minas Gerais.
    Assim, nosso mandato  repudia esta atitude do  Prefeito de não respeitar a democracia interna de um órgão autônomo e fiscalizador das políticas públicas municipais.

Fim da Taxa telefônica

                          ADEUS à taxa telefônica!

    É BEM SIMPLES E RÁPIDO, EU LIGUEI E VOTEI A FAVOR DO CANCELAMENTO 0800-619619   . Quando a secretária eletrônica atender, então  digite:  1 (um) , depois novamente 1 (um) , e por fim 1 (um) novamente . Assim você votou a favor do cancelamento da taxa de telefone fixo. 
     O  Projeto de Lei é o de n.º 5476 , do ano de 2001. 
     Esse tipo de assunto NÃO é veiculado na TV ou no rádio, porque eles não têm interesse e não estão preocupados com isso. 
     Então nós é que temos de correr atrás, afinal quem paga somos nós! 
     O telefone a ser discado (0800-619619, de segunda à sexta-feira das 08 às 20h) é da Câmara dos Deputados Federal. 
     Passe para frente esta mensagem para o maior número possível. 

     LIGUE: 0800-619619 . Vamos divulgar!!! 

     Se aprovado o projeto, passará a ser lei e, a partir de então, cada um só pagará pelas ligações efetuadas, acabando com esse roubo que é a assinatura mensal. 
Este projeto está tramitando na 'COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR', na Câmara. 
     Quanto mais ligar, maior a chance de ser aprovado. 
     NÓS BRASILEIROS AGRADECEMOS! 
     Não adianta a gente ficar só reclamando. É preciso que cada um contribua para que possamos conseguir aprovar o que nos interessa. 
    Quando podemos, temos que tomar alguma atitude contra os ladrões que surrupiam nossas pequenas economias... 
    CANCELAMENTO DA TAXA TELEFÔNICA de: R$ 40,37 (residencial) e R$ 56,08 (comercial) 
Quando se trata do interesse da população, nada é divulgado. 

quarta-feira, julho 20, 2011

Dia do AMIGO

20 de Julho DIA do AMIGO

Banca Permanente de Avaliação - Suplêcia

Inscrições abertas para os ensinos Fundamental e Médio 

 Diário do Aço - 20/07/2011

 As pessoas que ainda não concluíram os estudos e que têm interesse em se formar no Ensino Fundamental ou no Ensino Médio terão mais uma oportunidade. A direção da 9ª Superintendência Regional de Ensino, em Coronel Fabriciano, informa que estão abertas as inscrições para os Exames Especiais de Certificação do Ensino Fundamental e Médio. 
    A nova modalidade de ensino chamada Banca Permanente de Avaliação funcionará em conjunto com o Cesec João Guimarães Rosa, em Ipatinga, e está credenciada junto à Secretaria de Estado da Educação (SEE-MG). Os candidatos, maiores de quinze anos, podem se candidatar a uma vaga para o Ensino Fundamental e aqueles com idade superior a 18 anos para o Ensino Médio.
    As inscrições estão abertas de segunda a sexta-feira de 12h30 a 22h30 na Escola Estadual Manoel Izídio no centro. Os interessados devem apresentar um documento de identidade que comprove a idade exigida e um histórico escolar ou declaração no caso de conclusão em áreas de conhecimento ou disciplinas.
    A diretora da SRE, Maria do Carmo da Silva Melo, explica que a nova modalidade não elimina o Cesec atual que continuará funcionando com aulas presenciais. “Esta é mais uma forma para aquelas pessoas que precisam concluir os estudos a fim de elevar a sua escolaridade e garantir sua inserção no mercado de trabalho”, definiu.
Avaliações
    Os candidatos passarão por uma etapa de entrevista e, em seguida, terão suas avaliações agendadas. A banca é aplicada por áreas determinadas como Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens; Códigos e suas Tecnologias e Redação; Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. As vagas são disponibilizadas a todos os moradores da jurisdição da SRE.  

Inscrições abertas para os ensinos Fundamental e Médio

Seleção para portadores de Necessidades Especiais

Colégio Pe. de Man abre seleção para deficientes

Diário Popular - 20/07/2011

    O Colégio Padre De Man - abre processo seletivo para pessoas com deficiência. Os interessados em participar da seleção deverão efetuar cadastro na página www.unilestemg.br/trabalheconosco e encaminhar uma cópia do currículo para recrutamento@unilestemg.br.
    A oportunidade de trabalho aberta refere-se diversos setores para o Colégio Padre de Man e ETFG, em Coronel Fabriciano, ou CEC-MG , em Timóteo. Os candidatos deverão ter no mínimo Ensino Fundamental completo.
    A jornada de trabalho será cumprida de acordo com a legislação vigente e das normas internas do Colégio Padre de Man, conforme o horário de funcionamento do setor de lotação. O salário será de acordo com a carga horária.

Requisitos específicos:
    - Habilidades como atendimento ao público, facilidade de comunicação, organização, atenção, trabalho em equipe e iniciativa serão relevantes no processo seletivo.
    - Desejável para algumas vagas ter conhecimento em trabalho com rotinas administrativas; conhecimento de informática básica (Noção de Windows, Word, Excel, Internet) e capacidade para trabalhar com novos softwares.
O prazo de cadastramento de currículos acontece do dia 19 a 25 de julho de 2011.

UNILESTE/MG
Colégio Pe. de Man abre seleção para deficientes

Vagas para portadores de Necessidades Especiais

Sine-MG oferece mil vagas para pessoas com deficiência

    O Sistema Nacional de Emprego (Sine) está com cerca de 1.000 vagas abertas para trabalhadores com deficiência em todo o Estado e nas mais diversas ocupações. Os salários chegam a R$ 4 mil, de acordo com a escolaridade exigida. As ocupações com maior número de vagas são as de cobrador, auxiliar administrativo, auxiliar de serviços gerais, carpinteiro, operador de caixa, repositor e servente de limpeza. Mas também há vagas para motorista, eletricista, mecânico, gerente financeiro e bibliotecário, entre centenas de outras.
    O trabalhador em busca de colocação no mercado de trabalho pode se candidatar a uma vaga em qualquer unidade de atendimento ao trabalhador do Sine, que também oferece cursos de qualificação, emissão da carteira de trabalho e encaminhamento do processo de seguro-desemprego.
    Para consultar as vagas de emprego disponíveis e conhecer mais sobre os serviços oferecidos pelo Sine os interessados podem acessar o site: www.trabalho.mg.gov.br.

Agência Minas - Redação PLOX

Saiba mais:
Sine-MG oferece mil vagas para pessoas com deficiência em todo o Estado - Plox

http://www.trabalho.mg.gov.br/
SETE

Reunião Ordinária

VEREADOR VESPA APRESENTA  REQUERIMENTOS EM REUNIÃO
    Na reunião realizada na Câmara Municipal em 18/07, o Vereador Vespa – PT apresentou requerimentos visando buscar informações sobre:
  • O Vereador solicita informações, das quais estudos técnicos em relação ao Trânsito na Av. Dos Rodoviários no Bairro Santa Terezinha,  no sentido de garantir a segurança dos moradores. Trata-se de  uma via de acesso rápido que liga a cidade ao Setor Leste, e  ao longo da mesma existem registros de vários acidentes, inclusive vitimas fatais.
  • Vespa solicita informações sobre a construção do anexo da Escola Municipal do Limoeiro, referente ao  prazo final para conclusão da obra, uma vez que o local alugado pelo município, não oferece nenhuma condição para o bom aprendizado dos alunos e tão pouco  condições dignas de trabalhos para os profissionais.
  • Outro questionamento do Vereador é o cumprimento da lei Municipal nº  2.951/09 “  que dispõe sobre a presença de monitor nos veículos de transporte escolar”,  segundo processo licitatório realizado no ínicio do mês de junho/11, é obrigatório a presença do monitor nos veículos de transporte escolar, e  não está sendo cumprida.

Os requerimentos são instrumentos  que o Vereador tem  para cumprir sua missão fiscalizadora.

terça-feira, julho 19, 2011

Processo Seletivo

João Pinheiro seleciona recenseador e supervisor


    Com o objetivo de preencher 116 vagas, a Fundação João Pinheiro (FJP) recebe, até 27 de julho, inscrições para processo seletivo simplificado para contratação temporária de recenseadores e supervisores para a Pesquisa por Amostra de Domicílios (PAD-MG). O Edital 003/2011, que dispõe sobre a seleção, já está disponível na página da instituição na internet.
    Para participar do processo seletivo, o candidato deve entregar ou postar por Sedex (com Aviso de Recebimento) a ficha de inscrição e currículo, cujos modelos estão disponíveis no site da FJP. O endereço para entrega ou envio da documentação é Alameda das 420-pad-mg-edital-no-0032011-processo-seletivo-simplificadoAcácias, 70, 1° andar, sala 116-C, Unidade de Protocolo, bairro São Luiz/Pampulha, Belo Horizonte (MG). Os horários para entrega são das 9h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.
    O processo seletivo será realizado em duas etapas, sendo a primeira de análise de currículo e a segunda de entrevistas. Os candidatos selecionados na primeira etapa passarão por entrevistas nos dias 28 e 29 de julho, e os resultados serão divulgados por meio de publicação no Diário Oficial do Estado e no site da FJP, no dia 2 de agosto.

Saiba mais:  
  Edital Nº 004/2011 - Processo Seletivo Simplificado PED
  Edital nº 003/2011 - Processo Seletivo Simplificado

domingo, julho 17, 2011

Dep. André Quintão

André consegue aprovação do SUAS com repasses automáticos dos recursos

    Foi aprovado em primeiro e segundo turno esta semana o Projeto de Lei 1.801/11, de autoria do deputado André Quintão (PT), que determina a transferência automática e regular de recursos do Estado para os serviços socioassistenciais dos municípios. Além disso, fica permitida a utilização de parcela desses recursos por parte dos municípios para o pagamento dos trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Com a nova Lei, Minas torna-se o primeiro Estado a ter sua legislação para regulamentar o SUAS, rigorosamente alinhada à Lei Federal.
    "Esta medida torna-se mais relevante agora porque contribui para a execução do Plano Brasil Sem Miséria”, comemorou André, explicando que esses recursos viabilizam, inclusive, concursos públicos municipais para contratação dos profissionais necessários. O SUAS, que tornou-se Lei Federal este mês sancionada pela presidente Dilma, já estava regulamentado em Minas Gerais pela Lei 19.444, também de autoria do André. Entretanto, foram vetados pelo Governo do Estado os artigos que previam os repasses automáticos e a possibilidade de utilização de parte dos recursos para pagamento dos trabalhadores do SUAS. "Aguardamos, então, a aprovação da Lei Federal para voltarmos com os dois artigos em um novo Projeto de Lei, desta vez já acordado com o Governo do Estado", explicou André. O projeto vai agora à sanção do Governador.

Saiba mais: http://www.andrequintao.com.br/noticia.asp?noticia=1363

sexta-feira, julho 15, 2011

Presidente Lula

Presidente Lula lança portal na internet


    O Instituto Cidadania lançou nesta sexta-feira (15) um site para divulgar as atividades e projetos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Disponível no endereço www.icidadania.org, o site entra no ar com mais de 50 notícias, além de vídeos, fotos e discursos na íntegra. Sediado em São Paulo, o Instituto Cidadania foi onde Lula debateu e elaborou com toda a sociedade propostas de políticas públicas antes de ser eleito presidente em 2002. Hoje, ao sair da presidência, é o espaço onde está sendo criado o Instituto Lula, voltado para causas políticas e sociais no Brasil, África e América Latina.
     “O Brasil vive um momento de ouro, continua vivendo um momento extraordinário, e eu espero poder conversar com vocês daqui para frente neste pequeno espaço.”, afirma Lula no vídeo.

Veja, abaixo, uma mensagem do ex-presidente para dar boas-vindas aos internautas:
 
   
    Assim como o momento atual do instituto, o site é apenas o começo de novas iniciativas políticas e de comunicação.
    “[Vamos] tentar trabalhar a questão da integração, tentar trabalhar as experiências de políticas sociais bem-sucedidas. Não que a gente vá querer ensinar aos outros o que eles têm que fazer, porque isso não deu certo em lugar nenhum do mundo. O que queremos é mostrar como fizemos as coisas no Brasil e, quem sabe, adequando à realidade deles, com a vontade cultural deles, com a vontade política deles, isso possa ser aplicado em outros países”, diz o ex-presidente.
    Todas as informações divulgadas no site Instituto Cidadania são licenciadas sob Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil, que permite a reprodução do conteúdo desde que seja citada a fonte. São exceções a essa licença apenas as informações reproduzidas de outras fontes.

Acesse o site do Instituto Cidadania:
http://www.icidadania.org/

Saiba mais sobre o instituto:
http://www.icidadania.org/historia/

EDUCAÇÃO

VEREADOR VESPA - PT  é destaque no Troféu MAISVIP 2011, MODALIDADE EDUCAÇÃO


terça-feira, julho 12, 2011

Partido dos Trabalhadores

PT de Timóteo promove encontro com militantes

    O Partido dos Trabalhadores – PT de Timóteo, realizou no último dia 09 de Junho ( sábado) na Escola Estadual Ana Letro Staacks – Polivalente no Bairro Quitandinha encontro com militantes.
    O tema “ Reforma política” que tramita no Congresso Nacional, ficou a cargo do  Companheiro Rodrigo Marzano, Graduado em Filosofia e Pós Graduado em Fé e Politíca – PUC-RJ e assessor do Deputado Estadual Durval Ângelo.
Logo em seguida foi a vez dos Vereadores Petistas José Vespasiano – Vespa e Keisson, falarem da conjuntura municipal.
Novos filiados

    Apresentação de novos filiados (antigos simpatizantes do PT) foi outro ponto importante do encontro, que após apresentados e endossados pelos participantes, ingressaram nos quadros de filiados do Partido dos Trabalhadores.



Eleições 2012
Os pré-candidatos
    Na oportunidade,foram  apresentados ao público os 4 pré candidatos a prefeito do partido para eleições municipais de 2012, tendo os pré-candidatos 5 minutos para responder a pergunta “ porque quero ser candidato a prefeito pelo PT” .



Vereador Vespa e Pré Candidato
    “Estamos preparados para sermos o candidato do PT nas próximas eleições, temos 4 bons nomes e vamos trabalhar para a unidade do PT, para que possamos sairmos vencedores neste processo eleitoral” ressaltou Vespa.

segunda-feira, julho 11, 2011

SISU

MEC divulga lista de espera do Sisu 

    O Ministério da Educação divulgou nesta segunda-feira (11) a lista de candidatos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
    A lista é formada pelos candidatos que não foram selecionados na chamada regular, mas que informaram, até a quinta-feira (7), interesse em permanecer na disputa por uma vaga.
    Criado em 2010, o Sisu unifica o preenchimento de vagas em instituições públicas de ensino superior. Cerca de 450 mil se inscreveram para concorrer a 26 mil vagas oferecidas em 48 universidades públicas e institutos de educação profissional.

Lista de candidatos: http://mec.gov.br/
MEC

Estatuto da Criança

Estatuto da Criança completa maioridade nesta quarta-feira

    Para marcar o aniversário de 21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, as entidades de defesa dos direitos da criança e do adolescente de Minas Gerais vão realizar um ato inusitado: fazer um imenso banner humano com os dizeres “ECA – 21 anos”.
    O evento está marcado para as 9h da manhã do dia 13 de julho, a próxima quarta-feira, na Praça da Estação. O objetivo é reiterar o compromisso com os direitos prescritos no ECA e chamar a atenção das autoridades e da sociedade para a prioridade de garantia desses direitos prevista na Constituição Brasileira.  O deputado André Quintão participará da manifestação.
    As entidades estão também escrevendo uma carta com reivindicações de medidas que agilizem a defesa dos direitos das crianças e adolescentes, entre elas, a imediata implantação da vara criminal especializada em crimes contra crianças e adolescentes, já prevista na Lei de Organização do Judiciário, desde 2009, por emenda de autoria do André.


Estatuto da Criança completa maioridade nesta quarta-feira

sábado, julho 09, 2011

Dep. Leonardo Monteiro

Leonardo Monteiro destaca continuidade das políticas públicas pelo governo Dilma

    O deputado federal Leonardo Monteiro (PT-MG) avaliou os seis meses do governo Dilma como a continuação do programa de governo instituído a partir da eleição de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002.
    "Tivemos várias revoluções em nosso país, a se destacar o controle da inflação, a implementação do desenvolvimento articulado com a geração de emprego e renda, onde estamos batendo todos os recordes, além da estabilidade da economia, sendo que todos os indicadores apontaram recentemente que estamos em uma situação econômica melhor do que os Estados Unidos e enquanto a Europa se encontra em crise", afirmou o parlamentar petista.
    Leonardo Monteiro comemorou os seis meses do governo Dilma que dá continuidade às políticas públicas iniciadas pelo ex-presidente Lula e demonstra a capacidade administrativa e política da presidenta. "Quero parabeniza-la e afirmar que procuro, como deputado federal, sintonizar meu mandato com as ações do governo. Temos implementado em Minas várias políticas públicas na área da educação, onde estamos implantando vários institutos federais e a expansão das universidades federais para regiões do estado que não eram atendidas", afirmou. (Da Redação - Portal do PT)


Saiba mais: http://www.pt.org.br/portalpt/noticias/governo-dilma-41/leonardo-monteiro-destaca-continuidade-das-politicas-publicas-pelo-governo-dilma-72681.html
Leonardo Monteiro destaca continuidade das políticas públicas pelo governo Dilma

“Observatório de Timóteo”

ONG fiscalizará políticas sociais e cidadania
Jornal Vale do Aço - 09/07/2011
    Com a proposta de desenvolver e discutir a política social e cidadania na cidade de Timóteo, um grupo formado por advogados, sociólogos, arquitetos e outros profissionais criaou a ONG “Observatório de Timóteo”. Reunido desde fevereiro, o grupo tem focado atualmente nas políticas urbanas, principalmente políticas habitacionais para pessoas de baixa renda.
    O objetivo da ONG, segundo o presidente do grupo, o sociólogo Luiz Torres Barros, o objetivo é refletir publicamente os problemas que a cidade tem vivido, além de exercer o controle social nas ações do poder público. “Queremos uma interação com respeito à legislação urbanística vigente hoje no Brasil. Somos um grupo de pessoas, grupo organizado da sociedade civil, reunidos para discutir questões relativas à política social e cidadania em Timóteo. Mas, como o tema é muito amplo, estamos focados em um setor específico, que é a política urbana”, disse Luiz.
Plano diretor
    O sociólogo ressalta que a cidade vive hoje um momento importante, com um mercado imobiliário em alta, com muita força, e a Revisão do Plano Diretor do município, além da implantação do pacote de Gestão Urbana pela atual administração. “São questões a que devemos estar atentos, participarmos e exercermos o controle social, é a isto que se propõe o nosso grupo. Somos interessados em participar e contribuir civicamente para a política social da cidade e ocuparemos os espaços de participação social que já existem”, afirmou Luiz.
PLHIS
    O sociólogo disse também que Timóteo está no processo de Elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS). Luiz explicou que o plano é uma exigência do Ministério das Cidades. “Se o município não tiver este instrumento, fica complicado obter recursos para desenvolver programas de habitação de baixa renda. Queremos trabalhar esta questão de uma maneira mais ampla. Atualmente o projeto está desabilitado em Timóteo. Queremos que ele não seja um plano de prateleira, para apenas conseguir recursos. Que seja realmente um plano para regulamentar questões importantes em Timóteo. Se falta terra, precisamos fazer a regularização de algumas áreas, delimitar áreas no perímetro urbano e disciplinar uso. Mesmo sendo áreas privadas, o governo pode trabalhar para utilizá-las para questões de baixa renda” informou o presidente da ONG.

ONG ‘fiscalizará’ políticas sociais e cidadania

Cadastro de Condutores Deficientes

Serviço de cadastro de condutores deficientes
Jornal Vale do Aço - 09/07/2011 

    A Prefeitura de Timóteo estabeleceu uma parceria com a Associação dos Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) para facilitar o acesso dos portadores de necessidades especiais ao cadastramento que dá acesso às vagas de estacionamento reservadas. O atendimento será nesta quarta-feira (13), de 9h às 14h, visando atender aos pais de alunos ou responsáveis que prestam acompanhamento aos deficientes da instituição.

    A pessoa com deficiência que tenha dificuldade de locomoção receberá uma credencial que assegura o direito exclusivo de usufruir de vagas nos estacionamentos públicos. Para se cadastrar, é necessária a apresentação de documentos pessoais, comprovante de residência e documentos do veículo. A Apae atende 40 pessoas com deficiência.
    Iniciado no dia 4, será mantido um posto fixo no Terminal Rodoviário, de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h. O serviço é realizado apenas para pessoas que residem na cidade. Os inscritos receberão adesivos numerados para serem fixados no vidro da frente do veículo para facilitar a identificação.

Saiba mais: http://www.jvaonline.com.br/novo_site/ler_noticia.php?id=92019
Apae: serviço de cadastro de condutores deficientes

sexta-feira, julho 08, 2011

Cursos gratuitos

Instituto do Inox abre vagas 

    A cada dia o mercado exige uma qualificação maior dos candidatos às vagas de trabalho. E quando se trata de jovens à procura do primeiro emprego, a exigência de uma experiência prévia ou de qualificação fica ainda mais evidente. Pensando nisso, o Instituto do Inox vai abrir 60 vagas em três diferentes cursos no segundo semestre de 2011.
    Serão disponibilizadas 16 vagas para o curso de Trabalhabilidade no Aço Inox, 28 vagas para Solda TIG e ainda 16 vagas para o curso de Caldeiraria.
    As inscrições vão até 15 de julho e têm o valor de R$ 20,00. Como enfatiza o diretor Administrativo da Fundação Aperam Acesita, Venilson Araujo Vitorino, o Vale do Aço é uma região com grande foco na indústria metal-mecânica. “Os cursos oferecidos pelo Instituto do Inox estão contribuindo na formação de mão de obra qualificada que poderá ser aproveitada pelas diversas empresas que fazem parte deste setor na região”, destaca.
    O diretor também aponta que existem vagas disponíveis no mercado e o que realmente está em falta são pessoas capacitadas para ocupar estas posições. “Fazer a qualificação de jovens que estão à procura do primeiro emprego torna-se muito mais relevante que uma simples qualificação. Podemos assim dizer que é o primeiro processo de inserção formal destes  jovens no mundo empresarial”, ressalta Venilson.

Cursos oferecidos
    O curso de Trabalhabilidade do Aço Inox será realizado no período da tarde e vai ter duração de 240h. Nele, será abordado o estudo das propriedades do aço inoxidável, seu processo de conformação, soldagem, acabamento, cuidados no manuseio e estocagem.
    Já o curso de Solda TIG, disponível nas modalidades de 80h e 100h, proporciona um aprofundamento no processo, além de noções de segurança e simulação do fluxo de produção. Há vagas nos períodos da manhã e da tarde.
    O curso de caldeiraria permite ao participante ler e interpretar um desenho técnico e conhecer seu dimensionamento. Serão 200 horas de aula realizadas apenas no período da manhã. 

Saiba mais:  (31) 3848-6100 ou 38483967- Rua 38, 18 lj A Vl Técnicos - Timóteo

quinta-feira, julho 07, 2011

SUAS

PL 1.801/2011 vai adequar SUAS de Minas Gerais à lei federal
    Um dia depois da presidente da República Dilma Rousseff sancionar a lei que institui o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou parecer para o projeto de lei 1.801/2011, de autoria do deputado André Quintão. Essa lei tem como principal finalidade acrescentar dois artigos da lei federal do SUAS à lei 19.444/2011, também de autoria de André e que regulamenta o Sistema Único de Assistência Social em Minas. André destacou que serão acrescentadas à lei mineira, a transferência automática – antes era programada - de recursos do Estado para os municípios e a permissão da utilização desses recursos para pagamentos de profissionais das equipes de referência do SUAS, responsáveis pela organização e pela oferta dessas ações.
    “Temos mais de mil Centros de Referência de Assistência Social em Minas Gerais e, com essas adequações, beneficiaremos um número próximo de 7 mil trabalhadores, além do aspecto positivo para as prefeituras que poderão realizar concursos públicos para a contratação de profissionais para o Sistema. Essa lei é importantíssima”, frisou André.
    O deputado também destacou a vanguarda de Minas na aprovação do PL 1.801/2011 justamente no dia que o Diário Oficial publicou a Lei nacional do SUAS. “Nossa expectativa é que até a próxima semana, esse projeto de lei seja votado e Minas seja o primeiro Estado a adequar sua lei com a lei federal”, frisou.

Transparência e participação
    Outro PL de autoria de André, o de nº 736/2011, também recebeu parecer favorável da CCJ na reunião desta quinta-feira. A principal finalidade deste projeto é estabelecer a gestão democrática dos convênios entre o poder público e entidades e organizações de assistência social para a execução de ações no âmbito da política de assistência social. André destacou que o PL 736/2011 será um passo importante para ampliar o processo de transparência e participação que engloba o poder público, as entidades e o Conselho Estadual de Assistência Social -CEAS – para reforçar o controle social, já que todos esses atores participarão de reuniões regionalizadas que objetivam avaliar a demanda e selecionar as entidades que serão conveniadas.

Piso Salarial

Dilma: governo mostra compromisso com piso salarial do magistério
    Na coluna “Conversa com a Presidenta” da última terça-feira (5), publicada em jornais e revistas no Brasil e no exterior, a presidente Dilma Rousseff responde à indagações sobre o salário do professor, a rede pública de saúde e o preço da saca de arroz. Da cidade de Magé (RJ), a professora Maria Dulcenir Pereira, abordou o salário para o profissional da área de educação.
    “Estamos empenhados em garantir o piso salarial nacional do magistério, que é uma determinação constitucional”, afirmou Dilma. “Hoje, os professores da rede pública, de nível médio e que cumprem jornada de 40 horas semanais têm direito ao piso, que atualmente é de R$ 1.187,00. A responsabilidade é dos estados e municípios, mas muitos dizem não ter condições financeiras para pagar”.
    Segundo a presidente, para “apoiar os que comprovem insuficiência de recursos, o Ministério da Educação está reservando cerca de R$ 1 bilhão do orçamento. As exigências para que possam receber as complementações foram abrandadas, para que o piso salarial nacional seja efetivamente pago”.
    E prosseguiu: “O salário de um professor com curso superior equivale a 60% do que recebe um profissional de outra área com o mesmo nível de formação. E nós não podemos perder talentos da educação para outras profissões. Por isso, estamos agindo em relação aos salários e em várias outras frentes. Por exemplo, o novo Plano Nacional de Educação, para o período de 2011 a 2020, que está em discussão no Congresso Nacional, tem como uma das prioridades a valorização dos professores, o que inclui estabelecer um plano de carreira que, assim como o piso, deve ter caráter nacional.”

Saúde pública
    Já o servidor público Raimundo Nonato de Oliveira Filho, morador em Brasília (DF), fez a seguinte pergunta: “Para melhorar o setor de saúde no Brasil, o cidadão não deveria ser atendido em qualquer rede pública de saúde?”. Dilma concordou com Raimundo — e agregou: “É assim que tem de funcionar e nós estamos trabalhando muito para isso acontecer de fato. Precisamos de parcerias, com os estados e os municípios para que o atendimento à saúde seja feito por uma rede de serviços capaz de atender cada pessoa em diferentes situações”.
    De acordo com Dilma, o governo federal já dobrou “o acesso a medicamentos gratuitos para diabetes e hipertensão com o programa Saúde Não Tem Preço. Começamos a estruturar a Rede Cegonha, que vai garantir atenção humanizada e de qualidade à gestante e ao bebê, e a Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Mama e do Câncer de Colo de Útero”.
    O governo ainda está “fortalecendo as Unidades Básicas de Saúde, para aperfeiçoar a atenção básica, capaz de resolver 80% dos problemas de saúde”. O objetivo, diz Dilma, é “estruturar uma rede que integre o SAMU 192, as UPAs 24h e os hospitais”. Na última semana, a presidente assinou “o decreto que regulamentou a Lei Orgânica da Saúde, criando um contrato com metas de ampliação do atendimento à população, com responsabilidades entre os governos federal, estaduais e municipais para cada microrregião”.
    “Somos o único país com mais de 100 milhões de habitantes a manter um sistema universal. É um grande desafio garantir a todo cidadão o direito de ser atendido na rede pública. Até quem pensa que não utiliza o SUS é beneficiado de uma forma ou de outra, como ao participar das campanhas de vacinação, ao usar o SAMU 192, ao receber remédios de alto custo, entre outros. Sabemos que ainda há muito para melhorar, e estamos adotando medidas concretas para isso”, garantiu Dilma.

Arroz mais barato
    A empresária Paula Barboza Ramos, de Jacinto Machado (SC), trouxe a indagação sobre o preço do arroz. A presidenta reconheceu que os valores, neste ano, estão bem menores do que no ano passado. “Isso aconteceu, Paula, porque a produção – quase 100% concentrada no seu estado e no Rio Grande do Sul – foi muito superior ao potencial de consumo”, afirmou.
    “Isso é bom para o consumidor, mas pode desestimular o produtor. Por isso o governo realizou leilões em fevereiro e março para a compra direta do grão, apoiando a comercialização de 2,15 milhões de toneladas. Na semana passada, o Ministério da Agricultura anunciou novos leilões. No total, o governo está investindo, desde fevereiro, R$ 1,1 bilhão para apoiar a comercialização de 3,65 milhões de toneladas”, escreveu Dilma.
    De acordo com a coluna, “como o Ministério concluiu que o problema não é apenas temporário, será formado um grupo de trabalho com representantes dos governos federal e estaduais e membros de entidades dos produtores. O grupo vai estudar medidas estruturais que possam dar mais segurança à cadeia produtiva, como outros aproveitamentos para a área utilizada, novas destinações para o arroz – por exemplo, a fabricação de etanol – e atividades alternativas para produtores”.
    “Estamos acompanhando a evolução do mercado do grão e a previsão é de que os preços vão reagir nos próximos 60 dias”, concluiu a presidente Dilma Rousseff. “Mas, se for necessário, outras ações serão implementadas.”

Economia

Saiu na imprensa: Pesquisa aponta que famílias estão mais otimistas com economia
 Folha de São Paulo - 06/07/2011
     O otimismo das famílias brasileiras em relação à realidade sócio-econômica do país subiu em junho após dois meses de queda, segundo o IEF (Índice de Expectativas das Famílias). O índice de junho ficou em 64,1 pontos. Em maio foi de 62,9 e em abril, o índice ficou em 63,8 pontos.
     A escala foi criada pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e divulgada nesta quarta-feira. O IEF leva em consideração o que as famílias esperam da situação econômica do país, a sua condição financeira, suas decisões de consumo e seu nível de endividamento.
De acordo com o Ipea, a escala acima de 60 pontos indica otimismo; abaixo de 40, pessimismo.
     Desde janeiro deste ano, a região Centro-Oeste é a que apresenta a maior pontuação otimista entre as famílias. Em junho o índice foi de 75,5. A região mais pessimista do país é o Nordeste, com 61,7 pontos.
     A pesquisa também mostra que 9,2% dos brasileiros se consideram muito endividados e 50,5% afirmaram não possuir dívidas. A maior proporção de famílias sem dívidas está no Centro-Oeste (82,1%), enquanto que no Nordeste há o maior percentual de famílias muito endividadas (12,2%).
     Ainda de acordo com a pesquisa, a dívida média da população é de R$4.343,95. Em maio era de R$ 4.772,14.
     Cerca de 17,8% das famílias brasileiras afirmaram que, embora tenham dívidas, terão condições de quitá-las totalmente e 45,8% poderão quitá-las parcialmente. Entre as famílias endividadas, 33,6% disseram não ter condições de pagar suas dívidas --índice preocupante segundo o Ipea. A região com maior percentual de famílias que não terão condições de pagar a dívida é o Norte com 43,9%.
     De acordo com o instituto, os dados deste mês confirmam os dados dos meses anteriores. Apesar das elevadas taxas de juros ao consumidor cobradas no Brasil há muitos anos, o risco de alta taxa de inadimplência permanece moderado. 

Saiba mais:  
http://www1.folha.uol.com.br/poder/939412-pesquisa-aponta-que-familias-estao-mais-otimistas-com-economia.shtml 
Pesquisa aponta que famílias estão mais otimistas com economia
Símbolos e Hinos
    Os símbolos e hinos são manifestações gráficas e musicais, de importante valor histórico, criadas para transmitir o sentimento de união nacional e mostrar a soberania do país. Segundo a Constituição, os quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil são a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, o Brasão da República e o Selo Nacional.

Bandeira Nacional
     Após a proclamação da República, em 1889, uma nova bandeira foi criada para representar as conquistas e o momento histórico para o país. Projetada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares, foi inspirada na Bandeira do Império, desenhada pelo pintor francês Jean Baptiste Debret. Aprovada pelo Decreto nº 4, de novembro daquele ano, manteve a tradição das antigas cores nacionais - verde e amarelo - do seguinte modo: um losango amarelo em campo verde, tendo no meio a esfera celeste azul, atravessada por uma zona branca, em sentido oblíquo e descendente da direita para a esquerda, com os dizeres “Ordem e Progresso”.
     As estrelas, que fazem parte da esfera, representam a constelação Cruzeiro do Sul. Cada uma corresponde a um Estado brasileiro e, de acordo com a Lei nº 8.421, de 11 de maio de 1992, deve ser atualizada no caso de criação ou extinção de algum Estado. A única estrela acima na inscrição “Ordem e Progresso” é chamada Spica e representa o Estado do Pará.

Hinos
     Em 1890, por meio do Decreto nº 171, a composição musical do maestro Francisco Manoel da Silva é conservada como o Hino Nacional Brasileiro e durante um período aproximado de 32 anos, cantavam o hino com letras diferentes e inadequadas, nem sempre ajustadas à beleza e a dignidade da música. Somente às vésperas do 1º Centenário da Independência, em 6 de setembro de 1922, o Decreto nº 15.671 oficializa a letra definitiva do Hino Nacional Brasileiro, escrita por Osório Duque Estrada em 1909.
     Existem também outros hinos nacionais, que representam símbolos importantes para o país. O mais antigo é o Hino da Independência, composto pelo próprio D. Pedro I. O Hino da Bandeira, escrito pelo poeta Olavo Bilac, foi apresentado pela primeira vez em 1906. Há ainda a Canção do Expedicionário, o hino cantado pelos pracinhas que lutaram a 2a Guerra Mundial na Europa.

Selo
     O Selo Nacional do Brasil é baseado na esfera da bandeira nacional. Nele há um círculo com os dizeres “República Federativa do Brasil”. É usado para autenticar os atos de governo, os diplomas e certificados expedidos por escolas oficiais ou reconhecidas.

Brasão da República
     O Brasão de Armas do Brasil foi desenhado pelo engenheiro Artur Zauer, por encomenda do Presidente Manuel Deodoro da Fonseca. É um escudo azul-celeste, apoiado sobre uma estrela de cinco pontas, com uma espada em riste. Ao seu redor, está uma coroa formada de um ramo de café frutificado e outro de fumo florido sobre um resplendor de ouro. O uso do brasão é obrigatório pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e pelas Forças Armadas. Também estão presentes em todos os prédios públicos.
Saiba mais: www.brasil.gov.br

quarta-feira, julho 06, 2011

Instituto Cultural Reino do Rosário

Saiu na imprensa: Grupo de Timóteo é destaque em evento nacional
Jornal Vale do Aço - 06/07/2011 

     Pela quarta vez consecutiva, o Instituto Cultural Religioso Reino do Rosário participa da tradicional Festa do Rosário do município de Serro, no Vale do Jequitinhonha. O grupo de moçambique timotense foi um dos principais destaques na 283ª edição do encontro religioso e cultural ao se apresentar no último domingo (3). Realizada de 24 de junho a 4 de julho, a Festa do Rosário de Serro é um evento turístico de âmbito nacional, atraindo, em média, cerca de dez mil pessoas por dia.
    A participação do Reino do Rosário contou com o apoio da Prefeitura de Timóteo. “A presença de nosso grupo foi importante para a troca de experiências entre os grupos de congado, para o resgate de nossas tradições e fé”, pondera Luís Fabiano dos Santos, mestre-regente do grupo, acrescentando que a participação da corporação em eventos culturais de âmbito estadual e federal contribui para a divulgação do município.
    “A Festa do Rosário é um dos maiores eventos de manifestação cultural e religiosa do município de Timóteo e região do Vale do Aço. A cidade já sediou quatro encontros estaduais de congadeiros, inclusive com a participação de representantes de outros estados”, comenta Luís Fabiano.
    Nos dias 16 e 17 de julho, o grupo se apresentará na cidade Cláudio na tradicional “Marcha dos Congadeiros da Região Centro-Oeste de Minas Gerais”. Até o momento, o Reino do Rosário é o único grupo do Vale do Aço a confirmar presença. “Estamos buscando apoio junto ao secretário estadual Alexandre Silveira, da Secretaria Extraordinária de Gestão Metropolitana, para concretizar esse novo projeto. Além da parceria com órgãos de governo, vamos tentar obter patrocínio junto a iniciativa privada”, expõe o mestre-regente.

Saiba mais: http://www.jornalvaledoaco.com.br/novo_site/ler_noticia.php?id=91947
Grupo de Timóteo é destaque em evento nacional

domingo, julho 03, 2011

Reunião Ordinária - 01/07/2011

Conquistas dos trabalhadores é votado  na Câmara
     Em reunião Ordinária realizada na tarde desta sexta-feira (01/07/2011), foram  aprovados em 1º discussão os projetos de leis que garantem os reajustes salariais para os servidores públicos do Poder Executivo e Legislativo . Vale ressaltar que estes projetos enviados pelo executivo é a conquista da classe de servidores públicos, que estiveram em “ estado de greve” no ínicio do mês de junho    por sete (7) dias.

Veja as conquistas dos servidores na greve:
    * Projeto de Lei nº 3.582, de 16/06/2011, que “Autoriza o Poder Executivo a conceder Vale-Alimentação aos servidores públicos municipais e dá outras providências”, de autoria do Executivo Municipal;
    * Projeto de Lei nº 3.583, de 16/06/2011, que “Dispõe sobre a concessão de reajuste aos servidores do Executivo Municipal de Timóteo”, de autoria do Executivo Municipal;
    * Projeto de Lei nº 3.584, de 16/06/2011, que “Institui o piso salarial municipal para os servidores públicos do Poder Executivo e dá outras providências”, de autoria do Executivo Municipal;
    * Projeto de Lei nº 3.585, de 16/06/2011, que “Autoriza o Poder Legislativo a conceder Vale-Alimentação aos servidores públicos municipais e dá outras providências”, de autoria da Mesa Diretora;
    * Projeto de Lei nº 3.586, de 16/06/2011, que “Dispõe sobre a concessão de reajuste aos servidores do Poder Legislativo de Timóteo”, de autoria da Mesa Diretora.
Nosso mandato está sempre em favor da classe trabalhadora, seja  servidores públicos municipais, trabalhadores metalúrgicos, entre outras classes organizadas.