quinta-feira, julho 07, 2011

Economia

Saiu na imprensa: Pesquisa aponta que famílias estão mais otimistas com economia
 Folha de São Paulo - 06/07/2011
     O otimismo das famílias brasileiras em relação à realidade sócio-econômica do país subiu em junho após dois meses de queda, segundo o IEF (Índice de Expectativas das Famílias). O índice de junho ficou em 64,1 pontos. Em maio foi de 62,9 e em abril, o índice ficou em 63,8 pontos.
     A escala foi criada pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e divulgada nesta quarta-feira. O IEF leva em consideração o que as famílias esperam da situação econômica do país, a sua condição financeira, suas decisões de consumo e seu nível de endividamento.
De acordo com o Ipea, a escala acima de 60 pontos indica otimismo; abaixo de 40, pessimismo.
     Desde janeiro deste ano, a região Centro-Oeste é a que apresenta a maior pontuação otimista entre as famílias. Em junho o índice foi de 75,5. A região mais pessimista do país é o Nordeste, com 61,7 pontos.
     A pesquisa também mostra que 9,2% dos brasileiros se consideram muito endividados e 50,5% afirmaram não possuir dívidas. A maior proporção de famílias sem dívidas está no Centro-Oeste (82,1%), enquanto que no Nordeste há o maior percentual de famílias muito endividadas (12,2%).
     Ainda de acordo com a pesquisa, a dívida média da população é de R$4.343,95. Em maio era de R$ 4.772,14.
     Cerca de 17,8% das famílias brasileiras afirmaram que, embora tenham dívidas, terão condições de quitá-las totalmente e 45,8% poderão quitá-las parcialmente. Entre as famílias endividadas, 33,6% disseram não ter condições de pagar suas dívidas --índice preocupante segundo o Ipea. A região com maior percentual de famílias que não terão condições de pagar a dívida é o Norte com 43,9%.
     De acordo com o instituto, os dados deste mês confirmam os dados dos meses anteriores. Apesar das elevadas taxas de juros ao consumidor cobradas no Brasil há muitos anos, o risco de alta taxa de inadimplência permanece moderado. 

Saiba mais:  
http://www1.folha.uol.com.br/poder/939412-pesquisa-aponta-que-familias-estao-mais-otimistas-com-economia.shtml 
Pesquisa aponta que famílias estão mais otimistas com economia

Nenhum comentário: