quarta-feira, julho 27, 2011

Remuneração ou Subsídio

Professores têm que escolher regime salarial
Servidores estaduais optam por remuneração ou subsídio; decisão deve levar em conta perfil de cada um
Super Noticia - 27/07/2011

    Os professores estaduais de Minas têm até o dia 10 de agosto para escolher como preferem receber seus salários, em regime de subsídio ou de remuneração. O servidor que não procurar a Superintendência Regional de Ensino que cuida da instituição à qual ele está vinculado será automaticamente inserido na primeira opção. Há pouco menos de duas semanas para o fim do prazo, especialistas alertam que a escolha deve ser feita de acordo com o perfil de cada trabalhador, e que eles devem ficar atentos para não se enganarem com a falsa ilusão de aumento de salário.
    A necessidade de escolha entre os regimes surgiu de uma proposta do governo, feita em janeiro, para atender à reivindicação de melhores salários. Diante das reclamações dos servidores de que o piso mineiro é menor que o nacional, o Estado propôs a unificação de todas as gratificações dos funcionários da Educação, mas dando fim aos benefícios ao longo da carreira. Na prática, é o subsídio. A proposta não atendeu às expectativas dos servidores públicos, que completam hoje 49 dias de greve. Mesmo assim, o Estado manteve a proposta e deu um prazo até agosto para que eles façam sua escolha.
    "O subsídio desvaloriza a carreira e causa prejuízos para os servidores", argumenta a coordenadora do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE), Beatriz Cerqueira.
    O subsecretário de Estado de Gestão de Recursos Humanos, Antônio Luiz Noronha, explicou que o subsídio pretende unificar as remunerações e eliminar distorções salariais. "O subsídio valoriza os antigos servidores e incentiva os novos profissionais a escolherem a carreira de educador". 


Perfil    
    Segundo o consultor em desenvolvimento econômico Ricardo Melo, os servidores que tiverem mais facilidade em guardar e reinvestir dinheiro devem optar pelo regime de subsídio, já que terão um salário maior. "Essa sobra deve ser investida em uma conta de poupança ou em outro investimento. Aqueles que não conseguem poupar devem escolher a remuneração para poder acumular as gratificações.

Professores têm que escolher regime salarial

Nenhum comentário: