quinta-feira, setembro 08, 2011

150 Anos Caixa Economica Federal

Câmara homenageia 150 anos da Caixa Econômica Federal

 

    Em sessão solene realizada na noite desta terça-feira (06), a Câmara Municipal de Timóteo, por iniciativa do vereador José Vespasiano Vespa (PT), homenageou a Caixa Econômica Federal (CEF) pelos seus 150 anos. “A Caixa é uma instituição que está presente na vida dos trabalhadores brasileiros. Emprega mais de 80 mil pessoas. Essa homenagem é pelo o que a Caixa representa para o desenvolvimento do país, pelo apoio à Timóteo. A gente tem mais que valorizar uma instituição assim”, ressaltou Vespa. Em Timóteo a Caixa está presente com duas agências, cinco casas lotéricas e 30 correspondentes bancários.

    O presidente da Cãmara, Douglas Willkys (PSB) parabenizou a proposta do colega parlamentar. “Parabenizamos o vereador Vespa por ter a iniciativa de homenagear os 150 anos da Caixa Econõmica Federal. Uma instituição que fomenta e patrocina políticas públicas. A Caixa é uma empresa parceira das pessoas, está nas obras, nas liberação de recursos. A primeira coisa que me vem à cabeça quando se fala da Caixa, dessa marca forte, é segurança”.
    O superintendente da CEF - regional Leste de Minas Gerais, Dimas Lamounier falou sobre o sucesso da instituição que conseguiu completar em janeiro 150 anos. “A sociedade reconhece a utilidade da Caixa porque ela não é só um banco, não mexe só com dinheiro. O banco tem alma. Trabalha com os sonhos das pessoas através dos financiamentos para que elas consigam a casa própria, fazer uma faculdade e ainda a possibilidade de ficar rico pela loteria. Completamos 150 anos quando no nosso país a média de vida das empresas é de dois anos. Agradeço à Câmara de Timóteo pelo reconhecimento e homenagem”, falou Lamounier. O superintendente aproveitou para anunciar que devido ao empenho dos vereadores da Câmara, em breve, a cidade vai ganhar mais duas casas lotéricas, uma no bairro Limoeiro e outra no Cachoeira do Vale.
Estiveram presentes à sessão solene, além dos vereadores da Casa, funcionários da CEF, empresários e lideranças politicas. Na ocasião foi entregue um título de homenagem ao superintendente da Caixa.

Caixa
    O o maior banco público da América Latina nasceu em 12 de janeiro de 1861 quando Dom Pedro II assinou o Decreto n° 2.723, que fundou a Caixa Econômica da Corte. Tinha o propósito de ser o banco dos pobres e o cofre dos menos favorecidos. Os primeiros depositantes foram os escravos. Daí surgiu a expressão fazer um “pé de meia”. Ao longo de sua trajetória, a CAIXA estabeleceu estreitas relações com a população ao atender necessidades imediatas do povo brasileiro, como poupança, empréstimos, FGTS, Programa de Integração Social (PIS), Seguro-Desemprego, crédito educativo, financiamento habitacional e transferência de benefícios sociais.
    A CEF é uma empresa 100% pública que marca presença em todas as regiões brasileiras com uma ampla rede de atendimento. O banco chega até regiões de difícil acesso terrestre: por meio da agência-barco, desde 2010 a CAIXA passou a atender comunidades ribeirinhas do norte do país. Até mesmo quem está fora do Brasil pode contar com a CAIXA. Desde 2004, brasileiros no exterior utilizam o CAIXA Internacional para fazer remessas de recursos ao país.
    A CAIXA apoia iniciativas artístico-culturais, educacionais e desportivas em todo o Brasil. É também uma empresa responsável e cidadã, pois apoia inúmeros projetos artístico-culturais, educacionais e desportivos, além de disponibilizar os principais benefícios aos trabalhadores.

Nenhum comentário: