MEC muda regras de financiamento estudantil
Agora, quem tiver terminado o Ensino Médio a partir de 2010 deverá obrigatoriamente ter feito o Enem para solicitar o Fies
Portaria publicada no Diário Oficial da União altera as regras para concessão de financiamento estudantil (Fies) a alunos do Ensino Superior. Agora, quem tiver terminado o Ensino Médio a partir de 2010 deverá obrigatoriamente ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para solicitar o Fies.
O regulamento anterior era genérico quanto à necessidade de prestar o Enem. Ele dizia apenas que todo estudante ingressante no ensino superior a partir do primeiro semestre de 2011 precisava ter participado do exame para pedir o Fies. Pelos novos dispositivos, a exigência vale somente para quem concluiu o ensino médio a partir de 2010.
Também podem pedir o financiamento estudantes matriculados em cursos de licenciatura (normal, superior ou pedagogia) que sejam professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrante do quadro de pessoal permanente da instituição pública.
Segundo a portaria, os estudantes interessados no Fies que concluíram o ensino médio antes de 2010 deverão comprovar essa condição à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento, na sua instituição de ensino. Essa regra não vale para quem já possui contrato com o Fies.
Um comentário:
A melhor coisa que fizeram, foi reformular as regras do Fies, hoje só fica sem curso superior quem quer.
Facilitou a minha vida
Otimo blog :)
Postar um comentário